sábado, 5 de setembro de 2009

Panzerfaust


A Panzerfaust apareceu em 1942, produzida pela HASAG em Leipzig, fornecia aos soldados uma arma antitanque pessoal que não causava recuo e incorporava alguns princípios de foguete. A Panzerfaust era simples e barata, era nada mais do que um tubo que propulsionava uma granada de carga oca de simples despositivos de mira e disparo. A parte traseira do projétil ficava contida dentro do tubo e quando disparada, quatro estabilizadores de metal abriam para fornecer estabilidade.

As primeiras Panzerfausts entrarem em serviço em larga escala em 1943, essa primeira versão era conhecida como Panzerfaust 30 (klein). 30 referia-se ao seu alcance de 30 metros e klein (pequeno) porque era ainda curta até outro projétil maior ser introduzido. Este novo projétil tinha uma maior capacidade de penetração em blindagens e conhecido como Panzerfaust 30. O pouco alcance destas primeiras armas eram uma desvantagem para o operador que tinha que chegar perigosamente perto do tanque para destruí-lo. A Panzerfaust era letal para qualquer tanque mesmo que mirar fosse um tanto difícil e o operador ainda tinha de tomar cuidado para não se machucar com a exaustão.

Após a Panzerfaust 30 veio a Panzerfaust 60 e a Panzerfaust 100 que tinham um maior alcance mas o projétil continuava o mesmo. Havia planos de introduzir a Panzerfaust 150 e a Panzerfaust 250 mas o fim da guerra acabou com a chance dessas armas entrarem em combate.


O projétil da Panzerfaust podia penetrar até 200mm enquanto que o projétil da Panzerfaust 30 (klein) podia penetrar 140mm. Assim, qualquer tanque aliado era vulnerável e as tripulações destes tanques adicionavam proteção extra que variava desde sacos de areia até placas de metal. Milhões de Panzerfausts foram produzidas até o fim da guerra em 1945. Como estas Panzerfausts podiam ser utilizadas apenas uma vez e conforme os recursos Alemães tornavam-se escassos, as Panzerfausts modelo 150 e 250 podiam ser recarregadas e assim conservavam os estoques de metais.

A Panzerfaust encaixou-se perfeitamente nas táticas defensivas Alemãs de 1943 até 1945 e as tripulações de tanques inimigos vieram a temer a arma. Disponível em grandes números, era encontrada em quase todo carro alemão e muitos membros da Volkssturm foram para o combate equipados com apenas a Panzerfaust. Sendo mirada corretamente e a uma distância apropriada, cada soldado Alemão podia ter um tanque destruído no seu crédito.

Especificações da Panzerfaust 30 (klein)

Alcance: 30 metros
Peso: total: 1,47kg; peso do projétil: 0,68kg
Diâmetro do projétil: 100mm
Velocidade inicial do projétil: 30m/s
Capacidade de penetração: 140mm

Especificações da Panzerfaust 30

Alcance: 30 metros
Peso: total: 5,22kg; peso do projétil: 3kg
Diâmetro do projétil: 150mm
Velocidade inicial do projétil: 30m/s
Capacidade de penetração: 200mm

Especificações da Panzerfaust 60

Alcance: 60 metros
Peso: total: 6,8kg; peso do projétil: 3kg
Diâmetro do projétil: 150mm
Velocidade inicial do projétil: 45m/s
Capacidade de penetração: 200mm

Nenhum comentário: