domingo, 18 de outubro de 2009

Pistole P 08 (Luger)


A pistola que hoje em dia é conhecida como Luger teve suas origens em um projeto de Hugo Borchardt de 1893. Mais tarde George Luger desenvolveu e produziu a arma que leva o seu nome até hoje. As primeiras Luger eram fabricadas com calibre 7,65mm e foram adotadas pelo Exército Suiço. O seu projeto foi adotado por inúmeras nações e cerca de dois milhões de unidades foram produzidas por diversos fabricantes em pelo menos 35 versões.

A Pistole P 08 era uma dessas variações. Foi adotada pelo Exército Alemão em 1908 e continuou sendo a principal pistola até a Walther P38 ser introduzida em 1938. O principal calibre encontrado na P 08 era 9mm mas muitas versões de 7,65mm foram produzidas. A P 08 é provavelmente uma das clássicas armas da segunda guerra.


Era facilmente manuseada, fácil de mirar e normalmente muito bem fabricada. Ela devia ser bem feita pois tinha um complexo sistema de ação que era sensível contra poeira e sujeira. Mas mesmo assim ela provou ser uma pistola robusta e resistente. Ela só foi substituída nas linhas de produção por que a demanda por pistolas era alta e sua fabricação era lenta. Foi em 1942 que apareceram as últimas a serem fabricadas.

A Luger mais comum, P 08, tinha um cano de 103mm de comprimento e outro modelo mais antigo como a P 17 Artillerie tinha um cano de 203mm e havia um pente para 32 cartuchos que já não encontravam-se mais em serviço entre 1939 e 1945. Essas pistolas estavam entre os troféus mais procurados da segunda guerra e muitas ainda sobrevivem em coleções.

Especificações da Pistole P 08 (Luger)

Cartucho: Parabellum 9mm
Comprimento: 222mm
Comprimento do cano: 103mm
Peso: 0,877kg
Velocidade inicial do projétil: 381m/s
Pente: 8 cartuchos

4 comentários:

Jimmy Nightwing disse...

Muito bom o seu posto sobre a Luger cara. Essa é minha arma de fogo preferida.

Soratto disse...

Uma Pistola muito eficiente,que até hoje ainda não tem outra que substitui.Por isso é que os alemães sabiam que tinham uma arma certa.

Anônimo disse...

Qual seria o valor hoje de uma arma desse porte para colecionador?

Anônimo disse...

Tenho uma Luger e estou interessado em trocar por uma 1911 .45acp, quem tiver e estiver interessado: gut.im.97@hotmail.com