sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Antonov A-40


O Antonov A-40 Krylya Tanka foi uma tentativa soviética para permitir que um tanque fosse capaz de planar até o campo de batalha após ter sido rebocado por um avião e auxiliar forças aerotransportadas ou partisans. Um protótipo foi construído e testado em 1942 mas provou ser impraticável.

Os Soviéticos já haviam colocado tanques T-27 sob bombardeiros pesados para transportá-los e durante a década de 30 foram feitos testes para lançar tanques de pára-quedas. Durante a ocupação da Bessarabia em 1940, tanques leves foram jogados de bombardeiros TB-3. Mas o problema de se lançar veículos é que suas tripulações são lançadas separadamentes e isso causa atraso ou pode os previnir de entrar em ação. Planadores permitiam que tanto os tanques como a sua tripulação se encontrassem no mesmo local e por isso foi ordenado que Oleg Antonov projetasse um planador para tanques.

Oleg foi mais ambicioso, ao invés de construir um planador para o tanque ele adicionou componentes como asas e uma cauda a um tanque T-60. O tanque poderia planar até o campo de batalha, largar suas asas e em poucos minutos estar pronto para o combate. Um T-60 foi convertido para esse propósito em 1942 e deveria ser rebocado por um Petlyakov Pe-8 ou um Tupolev TB-3. Muitos ítens eram removidos e a quantidade de combustível diminuída para deixar o tanque mais leve. Mesmo com modificações o TB-3 teve de largar o tanque devido ao grande arrasto causado por ele no seu único voo em 2 de Setembro de 1942 para evitar queda. O A-60 planou bem e aterrisou em segurança mas o projeto foi abandonado devido a falta de um avião forte o suficiente para rebocá-lo.

Especificações do A-40

Tripulação: 2
Dimensões: comprimento: 12,06m; envergadura: 18m; área da asa: 85,8m²
Pesos: vazio: 2.004kg; peso bruto: 7.804kg

sábado, 12 de dezembro de 2009

Adolf Gun


O 40,6cm Schnelladekanone C/34 também chamado de Adolfkanone era uma arma naval alemã projetada em 1934 pela Krupp, que inicialmente deveria fazer parte dos navios de batalha da classe H e J. Essas armas foram produzidas em pares mas assim que foram deslocadas para o serviço de defesa costal foram separadas para serem montadas individualmentes. A arma podia ser erguida até 52°, dando-a um alcance de 56km com o projétil especial chamado de Cartucho Adolf, de 600kg. Em termos de construção essas armas eram iguais as SK C/34 de 38cm. Apenas o calibre era diferente. A razão de tiro era cerca de um tiro a cada dois minutos.

Cerca de onze armas foram produzidas. Oito foram instaladas na Noruega, sendo que uma foi afundada em rota, e as outras três foram instaladas na Polônia, perto de Danzig. Logo após os primeiros treinos de tiro as armas da Polônia foram movidas para a França e colocadas em Sangatte, onde foram renomeadas de bateria Lindemann, capitão do Bismarck. De Sangatte, as armas eram utilizadas para atingir Dover na Inglaterra. Algumas ainda podem ser encontradas na Noruega, como parte de um museu, e outras foram vendidas para sucateamento.

Especificações da 40,6cm Schnelladekanone C/34

Tipo: arma naval
Peso: 1,475 toneladas métricas
Comprimento do cano: 21,5m
Calibre: 406mm
Razão de fogo: dois tiros por minuto
Velocidade inicial do projétil: 1.000m/s com o projétil de longo alcance e 810m/s com o cartucho padrão
Alcance: 56km com o projétil de longo alcance e 42km com o projétil padrão