O primeiro (ainda um planador) e o terceiro protótipo, respectivamente.
Sob a direção de Viktor Bolkhovitinov e projetado por Aleksandr Bereznyak e Aleksei Isayev, o Berez-Isa BI foi o primeiro caça de foguete de combustível líquido da União Soviética. Um monoplano de asa baixa, o Berez-Isa BI era movido por um foquete Dushkin D-1 A localizado na cauda, que era bastante sensível. Seu combustível era uma mistura de querosene e ácido nítrico, que além de ser perigoso de ser manuseado, também causava corrosão no tanque de combustível e em suas linhas de abastecimento. O BI voou inicialmente como um planador no dia 10 de Setembro de 1941. O primeiro voo propulsado, que ocorreu no dia 15 de Maio de 1942, foi feito somento com o terceiro protótipo e durou 3 minutos e 9 segundos.
A produção de 50 aeronaves BI foi iniciada, mas quando uma dessas aeronaves caiu no dia 27 de Março de 1943, a produção foi parada. A resistência do Berez-Isa BI era inadequada para uso operacional. Mas um projeto de duas câmaras no foguete, proposto por Dushkin, resolveu o problema de durabilidade. Testes realizados em um tunel de vento demonstraram que o avião tinha um problema de estabilidade que não pode ser resolvido, e o projeto foi abandonado. O sétimo protótipo construído, que foi equipado com um foguete mais forte, demonstrou uma taxa de subida de 4.980 metros por minuto.
Especificações do Berez-Isa BI
Propulsão: um foguete Dushkin D-1 A de 1.000kg de propulsão
Performance: (estimada) velocidade máxima: 1.000km/h á 5.000 metros de altura; sobe até 10.000 metros em 59 segundos; duração: de 8 á 15 minutos
Dimensões: envergadura: 6,48m; comprimento: 6,40m; área da asa: 7m²
Armamento: dois canhões ShVAK de 20mm montados no nariz
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