domingo, 8 de fevereiro de 2009

Heinkel He 280


O primeiro avião turbojato do mundo, o Heinkel He 280 voou pela primeira vez em 2 de Agosto de 1941 (19 meses antes do Gloster Meteor). O projeto do He 280, que começou no fim de 1939, incluía uma asa baixa com turbinas sob as asas, trem de pouso triciclo, dois lemes de direção e dois estabilizadores verticais. Apesar da necessidade de motores de pequeno diâmetro, o Dr, von Ohain resolveu o problema com o HeS 8 que produzia 700kg de empuxo. Um par destes motores propulsavam o 280 VI no seu primeiro voo.


Um total de nove 280 foram produzidos, incluindo o He 280 V2 e He 280 V3 com motores HeS 8, o He 280 V4 com dois motores BMW 190-003 e mais tarde com seis Argus 109-014, o He 280 V5 com motores HeS 8, o He 280 V6 (também como o V5) com três canhões de 20mm MG 151, o He 280 V7 quef oi testado como um planador de alta velocidade para pesquisas aerodinâmicas, o He 280 V8 com motores 109-004 e o He 280 V9 propulsado por motores 109-003.


Apesar da produção do He 280 ter sido planejada, queixas sobre sua fraqueza estrutural na cauda,tremulação também na cauda e armamentos e combustível inadequados, fizeram com que o projeto do 280 fosse abandonado em favor do Messerschmitt Me 262. Foi no 280 que houve o primeiro uso de um assento ejetor, quando o piloto de teste abandonou a aeronave após os comandos travarem.

Especificações do Heinkel He 280 V5

Tipo: protótipo interceptador/caça de assento único
Propulsão: dois turbojatos HeS 8A de 750kg de empuxo
Performance: velocidade máxima: 900km/h a 6.000m de altura; razão de subida inicial de 1.145 metros por minuto; teto de serviço estimado: 11.500m; alcance: 650km
Pesos: vazio: 3.215kg; máximo na decolagem: 4.310kg
Dimensões: envergadura: 12,20m; comprimento: 10,40m; altura: 3,06m; área da asa: 21,50m²
Armamento: três canhões de 20mm MG 151 montadas no nariz

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