domingo, 1 de novembro de 2009
Junkers Ju 290
Desenvolvido diretamente do transportador civil e militar Ju 90, o quadrimotor Junkers Ju 290 deveria substituir o Fockw-Wulf Fw 200 que, por volta de 1942, já se mostrava vulnerável e lento quando confrontado por aeronaves da RAF. Foi só em 1943 que o Ju 290, que nunca foi muito utilizado em transportes, recebeu extensivas modificações para se tornar uma aeronave de reconhecimento marítimo com a instalações de radares e mais armamentos.
Junkers Ju A-7.
Quando o grupo de reconhecimento Fernaufklärungsgruppe 5 foi formado no verão de 1943, três dos novos Ju 290A-2S foram entregues e serviram em Mont de Marsan na França. Mais tarde cinco Ju 290 A-3 com motores BMW mais potentes e cinco Ju 290 A-4 com torres dorsais melhoradas foram entregues. Em Novembro, novos Ju 290 com capacidade de 6.100km de alcance foram postos em serviço no Atlântico para denunciar as posições de comboios para U-boats.
Onze aeronaves Ju 290 A-5 com maior blindagem e canhões de 20mm foram entregues ao FGRr 5 em 1944. Uma dúzia das variações Ju 290 A-7 eram verdadeiros aviões anti-navios, capazes de carregar até três Henschel Hs 293 ou armas Fritz X sob a fuselagem ou a asa. Também havia uma nova seção no nariz com uma arma de 20mm e um equipamento de rádio FuG 200. Apenas três Junkers Ju 290 A-9, com menor blindagem, menos armamento e alcance de 8.000km, foram produzidos.
Junkers Ju 290 A-3.
Assim que a Batalha do Atlântico tornava-se irreversivelmente a favor dos Aliados com a perda das bases Alemãs na França em 1944, A FAGr 5 foi trsanferida para o leste e utilizada em transportes. Algumas aeronaves voavam sem parar até a Manchúria carregando suprimentos especiais aos Japoneses e trazendo de volta materiais essenciais para a Alemanha.
Especificações do Junkers Ju 290 A-5
Tipo: aeronave de reconhecimento marítimo de nove assentos
Motor: quatro motores radiais BMW 80 ID resfriados ar, desenvolvendo 1.700hp
Performance: velocidade máxima: 440km/h a 6.600 metros; sobe até 1.000 metros em 4,2 minutos; teto operacional: 6.000 metros; alcance máximo: 6.150km
Pesos: vazio: 27.700kg; máximo na decolagem: 45.000kg
Dimensões: envergadura: 42,00m; comprimento: 2864m; altura: 6,83m; área da asa: 204m²
Armamento: 6 metralhadoras MG 151/20 de 20mm, duas torres dorsais, uma metralhadora de 13mm na gôndola ventral; normalmente, bombas não eram carregadas
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