sábado, 21 de novembro de 2009

Fairey Albacore


Eclipsado pelo Swordfish, avião que ele deveria substituir, o Fairey Albacore era uma versão melhorada do Swordfish. Tinha a cabine fechada e um motor mais forte para uma melhor performance. Voou pela primeira vez em Dezembro de 1938 e entrou para o serviço com a Royal Navy's Fleet Air Arm em 1940. Era conhecido como Applecore e sua primeira missão foram ataques em Boulogne em Setembro de 1940.

A maioria dos Albacores ficavam em terra mas tiveram seu momento de glória quando partiram do porta-aviões HMS Formidable e severamente danificaram o navio de batalha italiano Vittorio Veneto em Março de 1941. Após isso, o Albacore foi bastante utilizado em missões de bombardeio no deserto, normalmente durante a noite para prevenir ataques de caças do eixo. Eles foram importantes nas operações que levaram a Batalha de Alamein em Outubro de 1942.


Em operações com porta-aviões o Albacore viu missões no Mediterrâneo, Atlântico Norte, Ártico e no Oceano Índico. Ele também foi utilizado com sucesso como aeronave de apoio em invasões e desembarques como na Sicília, na Itália, e no norte da França. Cerca de 798 Albacores foram produzidos.

Especificações do Fairey Albacore

Tipo: torpedeiro e bombardeiro naval de três tripulantes
Motor: um motor radial Bristol Taurus II de 1.065hp
Performance: velocidade máxima: 259km/h a 2.134 metros de altura; sobe até 1.829 metros em 8 minutos; teto operacional: 6.309 metros; alcance: 1.320km
Pesos: vazio: 3.266kg; máximo na decolagem: 5.715kg
Dimensões: envergadura: 15,24m; comprimento: 12,13m; altura: 4,65m; área da asa: 57,88m²
Armamento: uma metralhadora Vickers de 7,7mm na frente e duas metralhadoras Vickers no cockpit traseiro mais um torpedo de 457mm ou 907kg de bombas

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