sábado, 21 de novembro de 2009

Fairey Barracuda


Lançado para substituir o Albacore, que deveria substituir o Swordfish, o Fairey Barracuda era uma aeronave avançada projetada como um monoplano de alta-performance de acordo com requerimentos de 1937. O motor do projeto inicial foi o Rolls-Royce Exe, mas assim que esse motor foi abandonado a estrutura teve de ser modificada para acomodar o motor Merlin.

O protótipo do Barracuda não voou antes de 7 de Dezembro de 1940 e logo foi verificado que esse pesado avião seria prejudicado pelos motores fracos até então disponíveis. O motor Merlin XXX de 1.260hp foi utilizado no Barracuda MK I e o Merlin 32 de 1.640hp utilizado no Barracuda MK II e Barracuda MK III.


Quando a prioridade de entrega era para a RAF, poucos Barracudas foram entregues para a Fleet Air Arm e somente em 1943 que os primeiros Barracudas MK I começaram a ser utilizados com as forças navais. Estes primeiros Barracudas estavam mais para testes do que serviço pois somente 23 foram entregues.

Os modelos principais utilizados em combate foram o Barracuda MK II equipado com o radar ASV Mk UN e o torpedeiro de reconhecimento Barracuda MK III, equipado com o radar ASV Mk X. O Barracuda viu serviço limitado na marinha e seu grande ponto de sucesso foi o ataque ao navio de batalha alemão Tirpitz, em Abril de 1944.

Especificações do Fairey Barracuda Mk II

Tipo: torpedeiro e bombardeiro de mergulho de três tripulantes
Motor: um Rolls-Royce Merlin 32 V-12 de 1.640hp
Performance: velocidade máxima: 367km/h a 533 metros de altura; sobe até 1.524 metros em 6 minutos; teto operacional: 5.060 metros; alcance: 1.851km
Pesos: vazio: 4.241kg; máximo na decolagem: 6.396kg
Dimensões: envergadura: 14,99m; comprimento: 12,12; altura: 4,60
Armamento: duas metralhadoras Vickers de 7,7mm, um torpedo de 735kg ou quatro cargas de profundidade de 204kg ou seis bombas de 113kg

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