
O VS-316 foi desenvolvido a partir do VS-300, que foi desenvolvido por Igor Sikorsky e demonstrado publicamente em 1940. O VS-316 foi chamado pela Força Aérea Americana de XR-4, realizou seu primeiro voo em 13 de Janeiro de 1942 e foi aceito pelo exército em 30 de Maio de 1942. O XR-4 superou todos os outros helicópteros em todos os recordes até então estabelecidos. O XR-4 completou um voo de 1.225km com uma altura de 3.700 metros com uma velocidade média de 140km/h e 100 horas de voo sem um incidente.
Em 5 de Janeiro de 1943, 29 protótipos foram encomendados pelo governo. Os três primeiros, designados de YR-4A, foram utilizados em testes. Os testes demonstraram que o helicóptero precisava de aprimoramentos. Estas mudanças levaram ao modelo YR-4B que era utilizado para treinos. Foi utlizado pela primeira vez em combate nos dias 22 e 23 de Abril de 1944 em missões de resgates na China, Myanmar e Índia. Foi também utilizado para trasnaportar peças de aviões no Oceano Pacífico. Na RAF ele era conhecido como Hoverfly.
Especificações do Sikorsky R-4B
Tripulação: 1
Dimensões: comprimento: 10,2m; altura: 3,8m; comprimento do rotor: 11,5m
Pesos: vazio: 952kg; máximo: 1.170kg
Motor: um Warner R-550 desenvolvendo 200hp
Performance: velocidade máxima: 120km/h; velocidade de cruzeiro: 105km/h; teto operacional: 2.400m
Um comentário:
Estudando a aviação civil no estado do Amazonas, conheci informação de que em 1932, a Panair do Brasil inaugurou o trecho utilizando aviões Sikorsky S38, para 7 passageiros. Peço que voce amplie estas informações sobre o avião.
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