quarta-feira, 29 de julho de 2009

SU-76


Durante os dias de desespero de 1941 o Exército Ve
rmelho perdeu tanto material que os projetistas soviéticos foram forçados em ter como prioridade a produção em massa e tiveram de acabar com diversas linhas de produção de certos equipamentos e selecionar apenas alguns tipos para seguirem em produção. Um desses que continuou em produção foi o ZIS-3 de 76,2mm que além de uma excelente peça de artilharia era um ótimo destruidor de tanques.


Os eventos de 1941 mostraram aos Soviéticos
que seus tanques leves eram inúteis e foram retirados de serviço e de produção. No momento havia em andamento a produção do tanque leve T-70 mas foi decidido convertê-lo na arma ZIS-76 e utiliza-lo como uma arma antitanque. Assim nasceu o SU-76 (Samokhodnaya Ustanovka). A conversão para receber a arma de 76,2mm e os 62 cartuchos de munição era bastante simples mas o chassi do T-70 teve de ser aumentado e rodas extras foram adicionadas para sustentar o peso. Os primeiros modelos tinham a arma montada no centro do veículo mas os modelos seguintes tinham a arma localizada na esquerda. A blindagem chegava a 25mm.


Foi em 1942 que os primeiros SU-76 ficaram prontos mas só em 1943 eles encontravam-se no Exército Vermelho em grandes números. Por volta dessa época o ZIS-3 ja era inútil contra as blindagens cada vez mais espessas dos Alemães e o SU-76 foi gradualmente direcionado ás formações de infantaria do Exército Vermelho. Um novo tipo de munição o transformou em uma excelente arma antitanque mas ao fim da guerra sua produção estava chegando ao fim em favor de armas com maiores calibres. Muitos SU-76 tinham as armas removidas e eram utilizados como rebocadores de artilharia, em transportes de munição e em recuperação de veículos. Alguns eram equipados com armas anti-aéreas.


Após 1945 os SU-76 foram utilizados por nações como a China e Coréia do Norte e viu serviço na Guerra da Coréia. Outros foram parar nas forças armadas dos países do Pacto de Varsóvia. No Exército Soviético o SU-76 era conhecido como Sukami (vagabunda).

Especificaçõ0es do SU-76

Tipo
: arma autopropulsada

Tripulação
: 4

Peso
: 10.800kg

Motor
: dois motores GAZ de seis cilindros cada um e desenvolvendo 70hp por motor

Dimensões
: comprimento: 4,88m; largura: 2,73m; altura: 2,17m

Performance
: velocidade máxima na estrada: 45km/h; alcance: 450km

Armamento
: uma arma de 76,2mm e uma metralhadora de 7,62mm

Nenhum comentário: