segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

AVS-36


O rifle Avitomaticheskaya Vintovka Simonova 1936, ou AVS-36, estava estre os primeiros rifles com seleção de fogo formalmente adotado por uma força militar. O projetista Sergei Simonov começou seu serviço com rifles auto recarregáveis operados a gás em 1930. O primeiro protótipo ficou pronto em 1931 e demonstrou ser uma arma promissora. Três anos depois testes para melhorar a arma foram feitos. No ano seguinte uma competição entre o rifle de Simonov e um de Fedor Tokarev foi realizado. O rifle de Simonov foi o ganhador e foi aceito para o serviço sob o nome de AVS-36.

O AVS-36 era um rifle operado a gás que tinha seleção de fogo entre automático e semi automático. O cano era equipado com um grande freio de boca para diminuir o recuo. O pente era carregado com 15 cartuchos e uma baioneta era emitida com o rifle. Poucas versões para franco-atiradores foram produzidas. O AVS-36 foi primeiramente visto em público em 1938 na parada de Moscou.


Assim que entrou em serviço, a arma mostrou ter um projeto desagradável; o mecanisno de operação era complicado, problema que piorou com a construção do rifle que deixava mais sujeira entrar na arma. O freio de boca se mostrou um fracasso por que o rifle era praticamente incontrolável quando em fogo automático. A produção do AVS-36 cessou em 1938.

Uma nova competição foi feita, onde Simonov e Tokarev enviaram seus projetos. Desta vez o projeto da Tokarev foi aceito. Apesar do rifle de Simonov conter menos peças e ser mais leve o projeto da Tokarev foi aceito por causa da interferência de Stalin em favor da Tokarev. Este rifle virou o SVT-38.

Cerca de 65.000 AVS-36 foram fabricados e por volta de 1941 foram marginalizados e aparentemente retirados de serviço e por isso viram pouca ação na Segunda Guerra. Muitos foram capturados pelos finlandeses durante a Guerra de Inverno e é na Finlândia onde hoje em dia se encontram muitos AVS-36.

Especificações do AVS-36

Cartucho: 7,62x54mmR
Peso: 4,3kg
Comprimento: 1,23m
Comprimento do cano: 612mm
Razão de fogo: 800 tiros por minuto
Velocidade inicial do projétil: 840m/s
Alimentação: pente de 15 cartuchos
Ação: operado a gás

Nenhum comentário: