quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Faca Fairbairn-Sykes


Desenvolvida por William Ewart Fairbarn e Eric Anthony Sykes em Shanghai, antes da Segunda Guerra Mundial, a faca de combate Fairbairn-Sykes ficou famosa durante a guerra ao ser utilizada por comandos britânicos. As primeiras foram produzidas em 1941 na fábrica Wilkinson Sword Ltd. após Fairbairn e Sykes retornarem de um campo de treinamento em Novembro de 1940 para discutirem sobre sua idéia de uma nova faca.

A F-S foi desenvolvida exclusivamente para ataques surpresas e lutas, com uma lâmina que pode facilmente penetrar as costelas. A faca de Shangai, da qual ela foi baseada, tinha 13,97 centímetros enquanto que as primeiras F-S tinham 16,5 centímetros. As outras produzidas eram um pouco mais longas (cerca de 17,78 centímetros). Como ela foi produzida em diversos modelos ela pode ser encontrada sob o nome de England, William Rodgers Sheffield England ou Broad Arrow. O comprimento da faca era escolhido para dar diversos centímetros de lâmina para penetrar no corpo já descontando os centímetros dos uniformes utilizados.


Por causa do sucesso da faca na Segunda Guerra, Guerra da Coréia e Vietnã, ela foi copiada pelo E.U.A. e o resultado foi a Gerber Mark II, uma faca que ficou famosa entre os marines americanos. O Office of Strategic Resources (Escritório de Recursos Estratégicos) dos Estados Unidos criou uma faca baseada na F-S com materiais inferiores e mais adiante os marines foram mal treinados no uso dessa faca. A versão do OSS chegou a 20.000 exemplares enquanto que o número da F-S chega a dois milhões de facas produzidas.

Um comentário:

Ricardo disse...

boa noite...
Amigo entre em contato comigo pelo msn lavecchia28@hotmail.com ou pelo e-mail rlartes@gmail.com...
Gostaria de falar sobre Segunda Guerra em particular...
Fico no aguardo.

Ricardo