quarta-feira, 10 de março de 2010

Blackburn Botha


Em Setembro de 1935 o Ministério Britânico do Ar emitiu uma especificação para uma aeronave de reconhecimento e de bombardeio para três tripulantes e que fosse bimotor. Dois projetos foram aceitos, o Blackburn Botha e o Type 152 (mais tarde chamado de Beaufort) da Bristol. Ambos deveriam utilizar o motor Perseus. Mais tarde o Ministério do Ar revisou a especificação e mudou o número de tripulantes para quatro. O aumento de peso requeria um motor mais forte e enquanto a Blackburn recebeu o motor Perseus de 880hp, a Bristol utilizou o motor Taurus de 1.130hp.

Enquanto pedidos eram emitidos para 442 Bothas em 1936, Beauforts também foram ordenados. O primeiro voo do Botha ocorreu no dia 28 de Dezembro de 1938. A RAF recebeu os Bothas em 12 de Dezembro de 1939 e entraram em serviço com o Esquadrão Nº608 em junho 1940. O Blackburn Botha era utilizado em patrulhas costeiras carregando cargas de profundidade de 50kg ou bombas de 110kg.


O Botha, em serviço, provou ser muito fraco e instável o que causou muitas quedas em 1940. Mais tarde a estrutura e o motor foram alvos de mais desenvolvimento mas foi decidido remover o avião de serviço nas linhas de frente. Nessa altura, o Air Staff tomou a errônea decisão de mandar as unidades sobreviventes para unidades de treino o que resultou em mais acidentes. Em 1944 todos Bothas foram retirados de serviço. 580 Bothas foram produzidos.

Especificações do Blackburn B-26 Botha

Tipo: bombardeiro naval
Tripulação: 4
Motor: 2 motores radiais Bristol Perseus de 940hp cada
Dimensões: envergadura: 17,98m; comprimento: 15,58m; altura: 4,46m; área da asa: 48,12m²
Performance: velocidade máxima:401km/h; alcance: 2.044km; teto operacional: 5.335 metros; velocicade de cruzeiro: 341km/h; velocidade de estol: 120km/h
Pesos
: vazio: 5.366kg; máximo na decolagem: 8.369kg

Armamento: 3 metralhadoras de 7,7mm (uma na frente e duas na torre dorsal) e torpedo interno, carga de profundidade ou bombas até 907 kg

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