sexta-feira, 13 de agosto de 2010

24 cm Theodor Bruno Kanone (E)


O canhão 24cm Theodor Bruno Kanone (Einsenbahnlafette) era utilizado pela Alemanha durante a Segunda Guerra na Batalha da França e como arma de defesa costal na França ocupada até o fim da guerra. Seis foram construídos na década de 30 usando-se canhões navais com 50 anos de idade.

Como parte do programa da rearmamento o Oberkommando des Heeres designou a Krupp uma nova arma de artilharia. A Krupp optou por utilizar projetos já existentes de armas da Primeira Guerra modernizadas, assim poderiam entregar mais armas em menos tempo. Em 1936 a Krupp começou a projetar diversas armas entre 15 e 28cm para serem entregues em 1939. Seis armas de 24cm da antiga classe de navio Odin foram escolhidas. Todas as armas foram entregues em 1939.

Ajustes tranversáis na arma tinham de ser feitos no Vögele Drehscheibe. O Vögele consistia em uma linha férrea circular com um pivô no centro onde a arma era presa. A arma era erguida até o nível da plataforma. A plataforma tinha rodas em suas extremidades que permitiam um ajuste transversal de 360º. O Vögele era capaz de erguer até 300 toneladas. A arma só podia ser recarregada na posição 0º de elevação.


Especificações do 24cm Theodor Bruno Kanone (E)

Peso: 95 toneladas
Comprimento: 20,7 metros
Comprimento do cano: 7,8 metros
Calibre: 238mm
Elevação: +10º até +45º
Razão de fogo: 1 tiro a cada três minutos
Velocidade inicial do projétil: 670m/s
Alcance máximo: 20,2km

Um comentário:

CaféPaFilmes disse...

siga meu blog www.cafepafilmes.blogspot.com