terça-feira, 30 de setembro de 2008

GAZ-67B


O GAZ-67B (Gorkiy Avtomobil Zavod, Fábrica de Carros de Gorky) foi primeiramente fabricado na União Soviética em 1943 como um veículo cross-country para transporte de pessoas e equipamentos leves. Ele foi muito influenciado pelo projeto do Jeep Bantam americano (a União Soviética recebeu ao redor de 20,000 Jeeps durante a segunda guerra mundial sob o programa americano Lend-Lease). Em particular o arranjo da lâmpada frontal e o chassi eram muito similares ao Bantam. O veículo era equipado com um motor Modelo A Ford Soviético de 4 cilindros e as rodas, suspenções e outros componentes automotivos eram similares a componentes utilizados em outros veículos GAZ. O veículo era equipado com quatro assentos e era capaz de atingir velocidades de até 90Km/h. Comparado com o Jeep americano ele tinha a aceleração bastante fraca. O GAZ-67B diferencia-se do GAZ-67 por ter um entre eixo mais longo (1,85m contra 1,27m do GAZ-67). Esse modelo serviu extensamente na Indo-China e Coréia. A produção cessou em 1953 e foi substituído pelo GAZ-69A. Esta classe de veículo leve foi sempre utilizada como o cavalo de trabalho das divisões paraquedistas.

Especificações do GAZ-67B

Dimensões: comprimento 3,34m; largura 1,68; altura 1,70; entre eixo 1,85
Peso: 1220kg
Motor: GAZ-A 4 cilindros/54 Hp
Transmissão: 5 marchas
Pneus: 6,50x16 ou 7,00x16 (métrico)

Nenhum comentário: