quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

T-40


Apesar da falta de sucesso dos tanques T-37 e T-38, as autoridades do Exército Vermelho ainda consideravam a necessidade de um tanque leve e anfíbio para missões de reconhecimento. Em 1938, um grupo de projetistas em Moscou receberam a ordem de crair um tanque para substituir o T-38. Deveria haver duas versões, uma anfíbia, denominada de T-30A e outra versão não anfíbia denominada de T-30B. Em 1939, ficou pronto o T-30, e ao fim do mesmo ano ele foi aceito no Exército Vermelho sob o nome de T-40.

Para acelerar a produção, o T-40 foi projetado para utilizar diversos componentes de caminhões e automóveis, mas a produção foi extremamente lenta, já que na época não havia grande prioridade em produzir tanques leves. Comparado ao T-37 e ao T-38, o T-40 era um tanque completamente novo. Tinha uma metralhadora pesada de 12,7mm (originalmente, foi sugerido um canhão de 20mm). A traseira era um pouco maior para poder suportar as câmaras de flutuação. A propulsão dentro da água era fornecida por uma hélica localizada na traseira e havia apenas um leme.


A principal desvantagem do T-40 era sua pouca blindagem, que no máximo chegava a 14mm, o normal eram 7mm. Em 1940, a blindagem foi considerada muito leve, principalmente após a experiência operacional na Guerra de Inverno. Foi decidido que as propriedades anfíbias do T-40 eram dispensáveis, assim, mais blindagem poderia ser adcionada. O veículo resultante poderia servir junto de unidades mecanizadas.

Um veículo chamado T-40S foi produzido, mas logo viram que este modelo iria precisar de muito mais instalações de produção do que o modelo original, e a linha de desenvolvimento foi cessada. Ao contrário, foi decidido utilizar o T-30B. Este modelo foi aceito para serviço sob o nome de T-60, e logo substituiu o T-40 como o novo tanque leve de reconhecimento.
O T-40 não foi fabricado em grandes números e a produção cessou após 225 terem sido construídos (um número pequeno para os padrões soviéticos.), e o tanque leve soviético veio a um rápido fim.

Especificações do T-40


Tripulação
: 2

Peso
: 5.900kg

Dimensões
: comprimento: 4,11m; largura: 2,33m; altura: 1,95m

Performance
: velocidade máxima: 44km/h; alcande máximo: 360km

Armamento
: uma metralhadora DShK de 12,7mm

Nenhum comentário: