sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

USS Enterprise


O USS Enterprise foi o segundo porta-aviões da classe Yorktown a ser produzido. Em 1938, ele se juntou a Armada do Pacífico. Por sorte, o Enterprise e os outros dois porta-aviões da Armada do Pacífico estavam fora de Peral Harbor quando os Japoneses atacaram no dia 7 de Dezembro de 1941. Após o ataque, eles foram imediatamente colocados na linha de frente, três dias mais tarde, as aeronaves do Enterprise afundaram o submarino 1-170, o primeiro submarino japonês a ser afundado.

Em Abril de 1942, o USS Enterprise escoltou seu irmão, o USS Hornet, no ataque aéreo á Tóquio. O Enterprise não tinha nem um bombardeiro B-25 a bordo, pois suas aeronaves deveriam ser utilizadas para afundar pequenos navios japoneses. Estes dois portas-aviões estavam presente na Batalha de Midway, que ocorreu em Julho. As aeronaves do Enterprise afundaram os porta-aviões Kaga e Akagi. Dois dias mais tarde, os bombardeiros do Enterprise afundaram o cruzador pesado Mogani e dois destróieres.


O Enterprise cobriu os desembarques de Guadalcanal em Agosto de 1942 e suas aeronaves derrubaram 17 aeronaves japonesas. Durante a Batalha de Eastern Salomons, o Enterprise foi atingido por três bombas e retornou á Pearl Harbor para dois meses de reparos. Na Batalha de Santa Cruz no dia 26 de Outubro, ele novamente foi atingido três vezes, mas sem grandes danos, e continuou a operar com suas aeronaves normalmente. No dia 13 de Novembro, um de seus aviões Grumman acabou com o danificado navio de batalha Hiei. No outro dia, o Enterprise foi responsável pela destruição de 11 navios de comboios de tropas.

O Enterprise retornou aos Estados Unidos para reparos e só voltou a ação no Pacífico na metade de 1943. Também participou no massivo ataque a Truk em Fevereiro de 1944 e na Batalha no Mar das Filipinas. O Enterprise continuou em ação até 1945, sobrevivendo a dois ataques kamikazes. O terceiro ataque kamikaze no dia 14 de Maio o tirou de ação para sempre e teve de retornar aos Estados Unidos para reparos. Em 1958, acabou vendido para sucateamento.

Especificações do USS Enterprise

Peso: padrão: 19.800 toneladas; carregado ao máximo: 25.500 toneladas
Dimensões: comprimento: 246,74m; calado: 8,84m
Velocidade: 33 nós
Armamento: 8 armas antiaéreas de 127mm, 4 armas quádruplas de 27,94mm e 16 metralhadoras de 12,7mm
Aeronaves: 27 caças, 37 bombardeiros de mergulho e 15 torpedeiros
Tripulação: 2.919 tripulantes

Nenhum comentário: