domingo, 8 de fevereiro de 2009

Nakajima B5N


Projetado após um requerimento de 1935, e já em serviço durante quatro anos quando o Japão entrou na guerra, o Nakajima B5N era, sem dúvida, o melhor bombardeiro torpedeiro no mundo. Equipado com um motor radial Nakajima Hikan, o monoplano de asa baixa e de três tripulantes voou pela primeira vez em Janeiro de 1937. Entrou em produção no ano seguinte, já ocupando espaço nos porta-aviões japoneses e em unidades localizadas na China. Em 1939, o melhorado B5N2 apareceu com um motor Sakae 11 mais forte e com a capota do motor reduzida, apesar que o armamento e a carga total de bombas manteve-se. O B5N2 foi mantido em produção até 1943.


Quando o Japão atacou os Estados Unidos, o B5N2 havia substituído todos os B5N1. 144 B5N2 participaram do ataque em Pearl Harbor. Nos doze meses seguintes, este modelo de avião afundou o USS Hornet, Lexington e Yorktown. Conhecido entre os Aliados como "Kate", o B5N participou em todas as grandes batalhas envolvendo porta-aviões, e recebia uma atenção especial dos caças aliados responsáveis pela defesa. Com seu armamento defensivo de apenas uma metralhadora, o B5N começou a sofrer grandes baixas. Apesar da maioria ter sido destruída nas Ilhas Salomão, os sobreviventes foram retirados do combate e utilizados em missões contra submarinos e missões de reconhecimento marítimo por conta de seu excelente alcance. Cerca de 1.149 foram produzidos.

Especificações do B5N2

Tipo: bombardeiro torpedeiro de três tripulantes
Motor: um motor radial Nakajima NK1B Sakae 11 desenvolvendo 1.000hp
Performance: velocidade máxima: 378km/h a 3.600 metros de altitude; sobe até 3.000 metros em 7,7 minutos; teto de serviço: 8,260 metros; alcance: 1.990km
Pesos: vazio: 2.279; peso máximo na decolagem: 4.100kg
Dimensões: envergadura: 15,52m; comprimento: 10,30m; altura: 3,70m, área da asa: 37,70m²
Armamento: uma metralhadora Type 92 de 7,7mm localizada na parte traseira do cockpit e um torpedo de 800kg ou o equivalente em bombas

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