sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

SdKfz 9 Schwerer Zugkraftwagen


De longe, o maior halftrack da Segunda Guerra Mundial, o grande SdKfz 9 Schwerer Zugkraftwagen 18T teve sua origem num requerimento de 1936 para um veículo pesado de recuperação que apoiasse as formações dos tanques Panzers e rebocasse os tanques com problemas. O contrato para o desenvolvimento do veículo foi ganho á empresa Famo Fahrzeugwerke und Motorwerke AG, localizada em Breslau, e tornou-se a única empresa a produzí-lo. O primeiro deles apareceu em 1936, o FM gr 1, logo, mais dois ficaram prontos, o FM gr 2 e o FM gr 3, que utilizavam motores maiores e mais fortes.

No fim, a versão rebocadora e a versão de apoio foram produzidas. A versão rebocadora era o SdKfz básico, que era utilizado para rebocar peças de artilharia extremamente pesadas e peças para construção de pontes. Entre as armas rebocadas pelo SdKfz 9 estavam o K3 de 24cm, o K38 de 21cm da Krupp e muitos outros Skoda. A Luftwaffe utilizava alguns destes veículos para rebocar o Flak 40 de 12,8cm. Havia uma única versão que carregava um Flak 37 de 8,8cm, este veículo tinha a cabine reforçada. As laterais da plataforma traseira podiam ser dobradas para servirem de plataforma para a equipe trabalhar.


As versões de recuperação apareceram em duas formas, o SdKfz 9/1 e oSdKfz 9/2. O SdKfz 9/1 tinha um guindaste capaz de erguer até 6.000kg, mas algumas vezes essa capacidade era insuficiente para algumas tarefas. O SdKfz 9/2 foi produzido com a capacidade de erguer 10.000kg. Apesar destes veículos serem capazes de lidar até com PzKpfw IV eles não podiam lidar com os tanques mais pesados como o Panther e o Tiger. Ao menos dois SdKfz destes eram necessários para recuperar um tanque Tiger em algumas situações. A única saída era desenvolver um novo veículo para estas tarefas. O Bergerpanther foi a resposta.

A produção do SdKfz cessou em 1944, que, em suas últimas versões utilizava o mesmo motor Maybach utilizados nos tanques PzKpfw IV. Um SdKfz 9 custava 60.000 Reichsmarks, enquanto que um tanque Panther custava 117.000 Reichsmarks.

Especificações do SdKfz 9

Peso: 18.000kg
Motor: um motor Maybach HL V-12 desenvolvendo 250hp
Dimensões: comprimento: 8,25m; largura: 1,60m; altura: 2,76m
Performance: velocidade máxima na estrada: 50km/h
Armamento: nenhum

Um vídeo sobre o SdKfz 9 em inglês.

Nenhum comentário: