quarta-feira, 1 de julho de 2009

Fallschirmjägergewehr 42


A Rheinmetall, a pedido da Luftwaffe, projetou uma arma de 7,92mm para os paraquedistas que se tornaria uma das mais memoráveis da Segunda Guerra Mundial. A Fallschirmjägergewher 42, ou FG42, tinha um mecanismo operado a gás, provisão para baioneta e apesar de ser uma arma complexa ela não era inovadora pois era uma combinação de diversos sistemas já existentes.


A produção era complexa, demorada e necessitava de uma grande quantidade de instalações para produzí-la. Como a entrega de suprimentos para a produção da arma era lenta, algumas simplificações foram adicionadas. Ao fim da guerra, apenas 7.000 haviam sido produzidas. O primeiro uso operacional da FG 42 ocorreu na Operação Carvalho em que Skorzeny resgatou Mussolini.

Foi depois da guerra que a arma deixou sua marca, pois seu projeto e diversas de suas peculiaridades foram incorporadas em outras armas, como seu mecanismo de operação a gás. Uma coisa que não foi copiada foi seu pente instalado ao lado, pois além de esbarrar e atrapalhar o operador, ele desbalanceava a arma quando essa era disparada.


O FG 42 era de um projeto bastante avançado para a sua época e incorporava muitos mecanismos utilizados nos rifles de assalto de hoje em dia. Mas o FG 42 era uma arma de difícil produção e até 1945 ainda havia problemas a serem resolvidos para que ela se tornasse uma arma livre de defeitos.

Especificações do FG 42

Calibre
: 7,92mm

Comprimento
: 940mm

Comprimento do cano
: 502mm

Peso
: 4,53kg

Velocidade inicla do projétil
: 761m/s

Pente
: 20 cartuchos

Um comentário:

Anônimo disse...

Esta é para mim a arma mais invocada da segunda guerra. Queria uma dessas pra mim.