terça-feira, 6 de outubro de 2009

Automaticky Pistole vz.38 (CZ 38)


Pela época em que as forças alemãs marcharam sobre a Thecoslováquia, a nação Tcheca tinha uma indústria armamentista das mais inovadoras da Europa. Pistolas eram um dos armamentos produzidos, principalmente na Ceska Zbrojovka em Praga, e delas vieram toda uma linha de excelentes pistolas que incluíam a vz.22, 24, 27 e 30. Todas essas pistolas disparavam cartuchos 9mm e muitas de suas características eram parecidas com pistolas Walther do período. Mas em 1938 apareceu uma pistola que tinha relação com nada produzido até então.

A nova pistola CZ 38 era uma grande arma automática com um simples sistema de recuo que disparava cartuchos de 9mm, mas diferente de todas as outras pistolas, podia acomodar outros tipos de cartuchos mais fortes. O cão da arma não podia ser inclinado com a mão, como na maioria das pistolas da época, somente o gatilho podia inclinar e soltar o cão. Isto requeria uma maior força na hora de puxar o gatilho e mirá-la com maior precisão era difícil. A arma, por ser facilmente desmontável, podia ser facilmente limpa.

Poucas destas pistolas foram produzidas para o Exército Tcheco até a entrada dos Alemães, mas ela continuou em produção por mais algum tempo. Era conhecido pelos alemães como Pistole P 39(t) e a maioria serviu com forças policiais e unidades de segunda linha. Poucas sobreviveram após 1945. É um dos poucos projetos de pistolas que não contribuiu em novos projetos.

Especificações da CZ 38

Cartucho: 9mm
Comprimento: 198mm
Comprimento do cano: 119mm
Peso: 0,909kg
Velocidade inicial do projétil: 296m/s
Pente: 8 cartuchos

Nenhum comentário: