sábado, 3 de outubro de 2009

Heinkel He 115


Usado extensivamente pelos pilotos da Kriegsmarine durante a guerra, o bimotor Heinkel He 115 foi desenvolvido em competição com o Blohm & Voss Ha 140. Seu primeiro voo ocorreu em 1936 e dois anos depois ja havia estabelecido oito recordes de velocidade na sua classe de avião. A versão He 115A-1 entrou para a Luftwaffe em 1938. A versão seguinte He 115A-2 foi também importada para a Noruega e Suécia.

Em 1939, cerca de sessenta He 1 ISA e He 115B serviam com a Kustenfliegergruppen. Além de missões de reconhecimento sobre o Mar Báltico durante a campanha na Polônia, também foram responsáveis por colocar minas navais próximo a costa das Ilhas Britânicas. A primeira missão deste tipo foi efetuada por três He 115 nos dias 20 e 21 de Novembro de 1939. Essas atividades continuaram por dois anos. As unidades responsáveis por estas missões perderam 33 aeronaves, a maioria durante a Batalha da Grã-Bretanha sob fogo das armas antiaéreas inglesas.


Antes do fim da Batalha da Grã-Bretanha o modelo He 115C ja estava em serviço com mais armamento para a sua defesa. O He 115C-2 tinha flutuadores mais fortes que o possibilitavam operar na neve e no gelo. O He 115C-3 e He 115C-4 eram especialistas em colocação de minas e em ataques com torpedos. Em 1941, com a campanha na União Soviética, a produção deste avião foi parada para favorecer outras aeronaves. Em 1943, com a volta de sua produção, 141 He 115E foram entregues para a Luftwaffe. Alguns eram equipados com canhões de 20mm sob o nariz.

No fim da campanha na Noruega, dois He 115A e um He 115B fugiram para aInglaterra e foram testados pela RAF antes de serem utilizados em missões entre o Reino Unido e a Noruega e no Mediterrâneo. A produção chegou a 500 exemplares.

Especificações do Heinkel 115C-1

Tipo: hidroavião de três assentos, torpedeiro, para reconhecimento e colocação de minas navais
Motor: dois motores radiais BME 132K de 960hp
Performance: velocidade máxima: 300km/h a 1.000 metros de altura; sobe até 1.000 metros em 6 minutos; alcance: 2800km
Pesos: vazio: 6.870kg; máximo na decolagem: 10.680kg
Dimensões: envergadura: 22,28m; comprimento: 17,3m; altura: 6,59m; área da asa: 86,7m²
Armamento: uma metralhadora de 7,92mm e um canhão de 15mm no nariz, uma metralhadora de 7,92mm fixadas nas naceles de cada motor e viradas para trás, uma metralhadora no cockpit traseiro, provisão para 1.250kg de bombas, minas ou um torpedo de 500kg

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