quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Arado Ar 234


O primeiro bombardeiro movido por um motor turbojato no mundo, o Arado Ar 234 Blitz (Relâmpago) foi originalmente concebido em 1940 como uma aeronave de dois motores a reação (jato bimotor) de alta velocidade para reconhecimento. Atrasado pela lenta entrega dos Junkers 004B, o protótipo do Ar 234 VI só ficou pronto no dia 15 de junho de 1943; essa aeronave tinha um carro auxiliar que era lançado fora durante a decolagem no lugar de um trem de pouso convencional. Também foram produzidos outros protótipos como Ar 236 V6 e o Arado 236 V8 que eram equipados com 4 motores a reação BMW 003A-1 que produziam 800kg força de propulsão cada um.


Quando a produção finalmente começou, o Ar 234B jato bimotor apresentava um trem de pouso do nariz convencional e o trem principal que podiam ser recolhidos. O Ar 234B-1 era uma aeronave de reconhecimento sem defesa que serviu primeiramente com a Versuchsverband Oberbefehlshaber der Luftwaffe em 1944 e depois com o Sonderkommando Hecht e Sperling. Essas unidades foram substituídas em 1945. Muitas incursões militares foram feitas sobre o Reino Unido. A versão bombardeiro Ar 234B-2 podia carregar até 2.000Kg de bombas e outras variações incluiam o Ar 234B-2/b aeronave de reconhecimento, Ar 234B-2/1 pathfinder (avião orientador) e o Ar 234B-2/r bombardeiro de longo alcance.


Os bombardeiros Ar 234B-2 juntaram-se ao Kampfgeschwader 76 em 1945 e realizaram inúmeras missões arriscadas e ousadas antes do fim da guerra. Um pequeno número de Ar 234 foram empregadas junto ao Kommando Bonow como aviões de caça noturnos. O Ar 234C, que tinha 4 motores a reação, embora estivesse apenas começando a aparecer no final da guerra, não chegou a entrar em serviço. Muitos outros projetos avançados estavam em mãos quando as hosilidades cessaram.

Especificações do Ar 234B-2

Tipo: Bombardeiro tático leve de assento único
Motor: Dois BMW 003-A turbo jato
Performance: Velocidade máxima 742 km/h a 6.000m (19.185 pés) de altitude; sobe até 6.000m em 12,8 minutos; teto de serviço 10.000m (32.810 pés); alcance 1630 km
Pesos: 5200kg vazio; peso máximo na decolagem 9.800kg
Dimensões: envergadura 14,44m; comprimento 12,64m; altura 4,29m; área da asa 27,3m quadrados
Armamentos: até 2.000kg de bombas; algumas aeronaves portavam duas armas de 20mm traseiras

Um comentário:

Anônimo disse...

você faz um bom trabalho quando escreve aqui, o material desse tipo está dificil em português!