quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Autoblinda 40 e 41


Os carros blindados Autoblinda 40 e 41 tiveram sua origem no requerimento de um carro de alta performance para uso da polícia colonial italiana nas novas colônias na África. A Cavalaria Italiana também tinha um requerimento de um veículo novo na mesma época e os dois projetos foram então fundidos para produzir um novo veículo. Este novo veículo tinha o motor atrás e a torre (que tinha um metralhadora) na parte da frente. Havia outra metralhadora na parte traseira e o veículo podia ser dirigido pela posição normal, na frente, ou por outra posição na área traseira. Este era o Autoblinda 40, cuja produção iniciou-se na metade de 1940.

Quando a ordem de produção foi emitida, foi especificado que um pequeno número de Autoblindas 40 deveriam ser produzidos com canhões de 20mm ao invés de duas metralhadoras de 8mm na torre. O canhão utilizado era o do tanque leve L 6/40, esta versão com a torre do tanque no lugar da torre convencional ficou conhecido como Autoblinda 41, logo perceberam que esta combinação arma-veículo era muita mais eficaz do que a versão com metralhadoras, portanto, a produção foi focada nos Autoblinda 41. Poucos Autoblinda 40 foram fabricados, e muitos desses foram convertidos em modelo 41.


Para sua época, o Autoblinda 41 tinha um projeto avançado e uma ótima performance que era estragada apenas por um problema de direção constante que nunca foi inteiramente eliminado. O armamento principal era composto por um canhão antiaéreo Breda de 20mm modelo 35 convertido, esta arma era montada coaxialmente com uma metralhadora Breda 8mm modelo 38 resfriada a ar especialmente produzida para o uso em veículos blindados. Outra desta metralhadora encontrava-se na parte traseira. Um em cada quatro veículos tinha a guarnição de uma metralhadora antiaérea montada no topo da torre. Pneus especiais para areia ou estrada podiam ser adaptados, e havia um kit disponível para converter o veículo para uso em linhas férreas. Neste kit estava incluso rodas para linhas férreas, iluminação extra, mecanismos de sinalização e refletores para serem montados na torre. Autoblindas 41 com estes kits eram extensivamente utilizados por patrulhas contra revoltosos nos Bálcãs.


O Autoblinda 40 e 41 eram muito utilizados por unidades de reconhecimentos do exército italiano na Tunísia e no deserto ocidental. No final de Setembro de 1942, havia 298 Autoblindas 41 em uso, a maioria era utilizada pela polícia colonial. Mais tarde, algum trabalho de desenvolvimento foi feito no projeto básico do veículo, que resultou no uso de uma arma de 47mm na torre, enquanto que uma variante alemã que era uma versão aberta, tinha uma arma de tanque de 50mm mas nenhum destes veículos foi posto em produção. Havia também uma variante aberta que foi produzida em pequena escala como veículo de comando ou como posto de observação móvel para unidades de artilharia.

Especificações do Autoblinda 41

Tripulação: 4
Peso: 7,5 toneladas (em ação)
Dimensões: comprimento 5,20m; largura 1,92m; altura 2,48m
Motor: um motor SAP Abm 1; 6 cilindros; resfriado a água; 80hp
Performance: velocidade máxima na estrada 78km/h; velocidade máxima fora da estrada 38km/h; alcance máximo em estrada 400km

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