domingo, 23 de novembro de 2008

Tokarev TT-33

A primeira pistola automática Tokarev que viu extensivo serviço foi a Tokarev TT-30, mas poucas destas pistolas haviam sido produzidas antes que um projeto modificado conhecido como TT-33 fosse introduzido em 1933. Esta pistola foi então adotada como a pistola padrão do Exército Vermelho para substituir os revólveres Nagant que serviram tão bem durante muitos anos. A pistola TT-33 nunca substituiu totalmente os revólveres Nagant até 1945 porque o revólver provou ser muito confiável e resistente sob as brutas condições de serviço em todos os fronts.

A TT-33 era basicamente uma versão soviética da pistola americana Colt-Browning e tinha o mesmo sistema de operação empregado na pistola M1911. De qualquer forma, os projetistas soviéticos fizeram diversas alterações que fizeram o mecanismo mais fácil de se produzir e mais fácil de se manter sob as condições de campo. O resultado foi uma arma resistente e prática capaz de suportar um extensivo uso.


Em 1945, a TT-33 já havia substituído todos os revólveres Nagant em serviço e a influência Soviética se espalhou pelo Europa e o mundo, assim como a produção da TT-33. Dessa forma, a TT-33 é encontrada em variadas formas similares, como a chinesa Type 51. A Polônia também produzia a TT-33 para seu próprio uso e para exportar para a Alemanha Oriental e a Tchecoslováquia. A Coréia do Norte tem sua própria variante na forma da M68. A maior fabricante da TT-33 é a Hungria, que a redesenhou em diversas formas e a recalibrou para 9mm. O resultado é conhecido como Tikagypt e foi exportada para o Egito, onde ainda é utilizada pela polícia local.

A Tokarev TT-33 hoje já não se encontra mais em uso nas Forças Armadas Soviéticas, que passaram a utilizar a Markarov. Apesar da introdução da Markarov, muitas unidades de segunda linha e milícias dos países do Pacto de Varsóvia ainda utilizavam a TT-33.

Especificações da Tokarev TT-33

Cartucho: 7,62mm
Comprimento: 196mm
Comprimento do cano: 116mm
Peso: 0,830kg
Velocidade: 420 m/s
Pente da arma: 8 projéteis

Nenhum comentário: