domingo, 23 de novembro de 2008

BA-10


O primeiro carro blindado com seis rodas BA-10 apareceu em 1932. O BA-10 era produzido pela fábrica de automóveis Gorki e era o resultado lógico de uma linha de carros de seis rodas que vinha desde a Primeira Guerra Mundial. O BA-10 era construído sobre o chassi do caminhão comercial de seis rodas AAA, apesar que sua suspensão foi modificada para suportar os pesos envolvidos e suportar alguns reforços no chassi. A estrutra do BA-10 era bastante comum, com o motor sob uma cobertura reforçada na frente e a torre na parte de trás montada sobre os dois eixos traseiros. Havia muitas variações nos tipos de armamentos levados, mas o armamento padrão era ou uma arma de tanque de 37mm ou uma metralhadora pesada DShK de 12,7mm. Outras versões utilizavam metralhadoras de 45mm.

Como outros veículos de combate soviéticos o BA-10 era um pesado e funcional equipamento. Ele tinha muitas características tipicamentes soviéticas como a habilidade de se colocar correntes nas rodas traseiras para auxiliar a tração na neve ou no barro, o estepe era colocado de modo que pudesse girar quando algum obstáculo fosse encontrado, e assim tirar um pouco do peso. Havia quatro tripulantes, um deles era responsável pela metralhadora de 72,6mm montada na frente á direita do motorista.

Outras versões do BA-10 são conhecidas como BA-32 mas havia outra variante chamada BA-10M. Esta versão utilizava a torre do tanque leve T-26B com sua arma de 45mm. Essa não foi a única torre de tanque utilizada, outras torres foram utilizadas como a do tanque leve T-30 e do tanque BT-3. Uma estranha variante do BT-10 que apareceu em 1932 foi o veículo anfíbio BAZ, que utilizava a carcaça do BA-10 junto de um corpo de flutuação derivado de antigos veículos experimentais alemães. Poucos destes foram produzidos.

Quando a Alemanha invadiu a União Soviética em 1941 o BA-10 estava em serviço em grande número com o Exército Vermelho, em torno de 1.200 BA-10. Entre 1941 e 1942 muitos destes veículos ficaram em posse dos alemães. Os alemães o acharam um veículo prestativo, mas não o consideraram moderno para utilizá-los com suas unidades de Panzers, e eles acabaram junto de unidades contra revoltosos na União Soviética e nos Bálcãs. Os alemães conheciam o BA-10 como Panzerspähwagen BAF 203.

Depois de 1942, os soviéticos começaram a deixar de utilizar veículos blindados pesados como o BA-10. Aqueles que ficaram foram transferidos para a função de veículo blindado de transporte pessoal, tendo suas torres e todos seus equipamentos interiores removidos com a exceção do banco do motorista e seus controles.

Especificações do BA-10

Tripulação: 4
Dimensões: comprimento 4,70m; largura 2,09m; altura 2,42m
Motor: um motor GAZ-M-1, 4 cilindros resfriado á agua desenvolvendo 85hp
Performance: velocidade máxima 85km/h; alcance máximo de 320km

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