sábado, 20 de dezembro de 2008

Mikoyan-Gurevich Mig-3


Mesmo que o Mikoyn-Gurevich Mig-3 estivesse entre os caças mais rápidos da União Soviética, ele era de difícil manuseio, tinha pouco armamento e não era páreo para os caças BF 109G e Fw 190 alemães. Seu protótipo, 1-61, voou pela primeira vez na primavera de 1940. O projeto inicial incluia um motor V-12 Mikulin AM-35 de 1.200hp, que era o mesmo motor utilizado no Mig-1. Limitada pelo tamanho do motor, a aeronave tinha problemas de estabilidade e equipada com apenas três metralhadoras, o Mig-1 sofreu pesadas baixas nos primeiros meses da Operação Barbarossa.



O Mig-3 foi entregue durante a segunda metade de 1941, e provou ser um pouco melhor com um motor AM-35A de 1.350hp, que dava ao caça um velocida de máxima de 640km/h. Foi introduzido uma hélica de velocidade constante, um diedro aumentado nas asas e um canopy (canopla) deslizante. O manuseio estava não muito melhor, por isso, o Mig-3 foi transferido á aeronave de escolta de bombardeiros. Em 1942, duas metralhadoras de 12,7mm foram introduzidas sob as asas. Gradualmente, o Mig-3 foi sendo substitído por caças de motor radial como o La-5. A produção atingiu o número de 3,442 Mig-3, cujo pelo menos cem aeronaves eram do modelo Mig-1.

Especificações do Mikoyan-Gurevich Mig-3

Tipo: caça de assento único
Motor: um motor V-12 Mikulin AM-35A desenvolvendo 1.350hp
Performance: velocidade máxima: 640km/h á 7.000m de altura; taxa de subida inicial: 1.200 metros por minuto; teto de serviço: 12.000m; alcance: 1.250km
Peso: vazio: 2.595kg; máximo na decolagem: 3.350kg
Dimensões: envergadura: 10,30m; comprimento: 8,15m; altura: 2,67m; área da asa: 17,44m²
Armamento: uma metralhadora Beresin BS de 12,7mm e duas metralhadoras ShKAS de 7,62mm montadas no nariz (mais tarde, com duas metralhadoras de 12,7mm montadas sob as asas), 8 foguetes de 8,2cm ou duas bombas de 100kg

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