sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

SdKfz 2 kleines Kettenrad


O Sonderkraftwagen (veículo especial) 2 kleines Kettenrad (half-track) foi desenvolvido inicialmente para o Exército Alemão e para unidades aerotransportadas e paraquedistas da Luftwaffe. Foi originalmente designado para ser um veículo rebocador de armas anti-tanque para unidades aerotransportadas. O primeiro destes veículos entrou em serviço em 1941. O modelo inicial de serviço era o NSU-101, um pequeno mas complexo veículo que podia levar até três pessoas, incluindo o motorista. O motor localizava-se embaixo e atrás do motorista. Além de peças de artilharia o veículo também podia rebocar um trailer projetado especialmente para ele que era capaz de levar combustível e munição.

Após a invasão de ilha de Creta por paraquedistas alemães, seu uso para rebocar peças de artilharia ja não era muito necessário e passou a ser utilizado como um veículo de transporte de suprimentos. O Kettenrad podia atravessar terrenos aparentementes instransponíveis, mas levava poucos suprimentos e rebocava até 450kg. Como poucos Kettenrads foram construídos, seu uso era reservado para missões de extrema dificuldade.

Soldados britânicos em um Kettenrad capturado.

A esta altura, havia uma proposta de se construir uma versão maior conhecida por HK102. Esta versão teria um motor maior e seria capaz de levar até cinco pessoas e levar mais carga. Mas em 1944 foi decidido que o Kettenrad era um caro luxo e que Exército Alemão não mais arcaria com as despesas de sua produção, o Kettenred então parou de ser produzido. O Kettenrad serviu até o fim da guerra. Havia duas versões, uma de alta velocidade que levava os cabos de telefones entre postos de comando e as frentes de batalha conhecida como SdKfz 2/1 e o SdKfz 2/2 que levava cabos pesados para quadros de distribuição.

Especificações do SdKfz 2

Tripulação: 3
Peso
: 1.200kg

Dimensões
: comprimento: 2,74m; largura: 1m; altura: 1,01m

Performance
: velocidade máxima em estrada: 80km/h

Armamento
: nenhum

Nenhum comentário: