quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Flammpanzer

Flammpanzer III.

Durante a Segunda Guerra, em 1941, apareceu um tanque alemão que era utilizada como um tanque lança-chamas, o PzKpfw I, após um período de testes ele foi convertido para utilizar o lança-chamas Flammpanzer 40 no lugar das metralhadoras da torre. Este era o Flammpanzer 1, que foi utilizado primeiramente com os Afrika Korps no Norte da África. Esta versão foi logo seguida por outra, o Flammpanzer II, que era uma versão convertida do tanque PzKpfw II. Nesta versão, eram utilizados dois lança-chamas, um em cada lado da frente da torre. Cada projetor tinha um alcance de 36,5 metros. Estes tanques não foram muito produzidos, e a maioria foi utilizado no front Oriental.

A maioria das conversões foram feitas com os tanques PzKpfw III. Ao menos 100 destes tanques foram alterados para portarem um lança-chamas no lugar da arma principal. Sua capacidade era de 1.000 litros de combustível para alimentar o lança-chamas. Os Flammpanzer III eram bastantes eficazes, mas não foram muito utilizados, principalmente porque não podiam se defender de tanques inimigos.

Flammpanzer III.

Haviam planos de converter tanques Panther e Tiger II em tanques lança-chamas, mas nenhum foi concluído. Apesar disso, o Flammpanzer 38 foi colocado em produção em 1944 como o principal tanque lança-chamas das forças terrestres alemãs. O lança-chamas localizava-se no lugar das metralhadoras e certo espaço interno era utilizado para o combustível da arma.

Um comentário:

Leonardo disse...

Imagino como era terrivel para alguns soldados aliados verem de longe um tanque como esse de longe...