sábado, 13 de junho de 2009

Bell P-39 Airacobra


O radical Bell P-39 foi projetado para utilizar o canhão de 37mm T-9 e seu motor V-12 localizava-se atrás do cockpit. Voou pela primeira vez em Abril de 1939. Os primeiros a entrarem na USAAF foram os P-39D e viram combate pela primeira vez em 1942, no Pacífico. Os P-39 também serviram na Europa com a USAAF e a RAF mas sofreram grandes baixas. O P-39 saiu-se muito melhor no norte da África, no fim de 1942. O P-39D foi seguido pelo P-39F que tinha uma nova hélice. Havia o P-39J com um motor V-1710-59, o P-39K e o P-39L que tinham um motor -63. O P-39M introduziu o motor -83 e tinha maiores hélices. Suas últimas versões foram o P-39N e o P-39Q que tinham um motor -85. Cerca de 9.558 foram produzidos e destes, 4.773 foram enviados para a União Soviética.

Especificações do Bell P-39N Airacobra

Tipo: caça/bombardeiro de assento único
Motor: um motor Allison V-1710-85 V-12 desenvolvendo 1.200hp
Performance: velocidade máxima: 642km/h a 2.955m de altura; sobe até 4.570m em 3,8 minutos; teto operacional: 11.735m; alcance: 1207km
Pesos: vazio: 2.566kg; máximo na decolagem: 3.720kg
Dimensões: envergadura: 10,36m; comprimento: 9,19m; altura: 3,78m; área da asa: 19,79m²
Armamento: uma arma de 37mm, duas armas de 12,7mm localizadas no nariz, quatro armas de 7,62mm nas asas mais provisão para uma bomba de 227kg

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