terça-feira, 2 de junho de 2009

Reggiane Re.2000

Re. 2000 na força aérea da Hungria

A Officine Meccaniche Reggiane SA começou a desenvolver o caça de assento único, RE.2000, baseado no avião americano P-35 projetado por Alexander Kartveli. Avaliações competitivas foram feitas contra o Macchi C.200 mas a Regia Aeronautica decidiu por emitir uma ordem de produção para o C.200.. O Reggiane Re.2000 demonstrou ter mais manobrabilidade que o Messerschmitt Bf 109E. A Hungria obteve uma licensa de produção do Re.2000 que foi também fornecido a Suécia. Apesar de rejeitado pela Regia Aeronautica, a marinha Italiana adquiriu 12 Re.2000 Série II e 24 Re.2000 Série III que tinham maior capacidade de combustível.

A instalação de um motor Daimler-Benz BD 601A-1 resultou no Re.2001 Falco II que foi utilizado primeiramente pela Regia Aeronautica em 1942 sobre Malta. As prioridades da Luftwaffe requeriam que o Re.2001 tinha que utilizar um motor Alfa Romeo RA.2001 RC 41-la sob licensa da Daimler-Benz. Como o Macchi C.202 tinha prioridade na produção, apenas 252 foram fabricados. Cerca de 50 Re.2002 Ariete (caça-bombardeiro) serviram na Regia Aeronautica utilizando um motor radial Piaggio P. XIX RC 45 de 1.175hp. Este modelo foi utilizado pela primeira vez em 1942 na invasão dos Aliados na Sicília.

Reggiane Re. 2001

A última variação, o Re. 2005 Sagittario, foi um dos melhores caças ja produzidos na Itália durante a Segunda Guerra e tinha as mesmas configurações dos seus antecessores. Mas sua estrutura foi redesenhada e utilizava um motor em "v" invertido. Voou pela primeira vez em Setembro de 1942. Apenas 48 haviam sido entregues quando ocorreu o armistício Italiano. Estes aviões lutaram na Sicília, Nápoles, Roma e os que sobreviveram, em Berlim.

Especificações do Reggiane Re.2005 Sagittario

Tipo: caça bombardeiro de assento único
Motor: um motor Fiat RA. 1050 RC 58 Tifone de 12 cilindros em "v" invertidos desenvolvendo 1.475hp
Performance: velocidade máxima: 630km/h a 6.950m; sob até 2.000m em 1,58 minutos; alcance: 1.265km; teto operacional: 12,190m
Pesos: vazio: 2.600kg; máximo na decolagem: 3560kg
Dimensões: envergadura: 11,00m; comprimento: 8,73m; altura: 3,15m; área da asa: 20,40m²
Armamento: três canhões de 20mm, duas metralhadoras de 12,7mm mais provisão para 630kg de bombas quando operado como bombardeiro

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