quarta-feira, 3 de junho de 2009

Curtiss P-40 Warhawk


O caça mais importante dos Estados Unidos na época do ataque Japonês a Pearl Harbor, o Curtiss P-40 Warhawk seguiu em serviço até o fim da guerra, apesar de não alcançar o nível de caças como o P-38, P-47 e P-51. Voou pela primeira vez em Outubro de 1938. Uma grande quantia foi encomendada mas a maioria serviu na RAF sob o nome de Tomahawk Mk I. O P-40B foi a versão seguinte, era equipado com um cockpit reforçado e um armamento que consistia de duas metralhadoras de 12,7mm e quatro armas de 7,62mm. O P-40C tinha um diferente sistema de combustível. O P-40D tinha um nariz menor onde o radiador localizava-se mais na parte traseira. A primeira versão a ver grande serviço na USAAF foi o P-40E que era equipado com 6 metralhadoras de 12,7mm localizadas nas asas. Cerca de 2.230 P-40E foram produzidos. O modelo mais produzido foi o P-40N (cerca de 5.219 unidades foram produzidas). A maioria dos P-40 serviram no Pacífico mas alguns também viram serviço no Mediterrâneo.

Especificações do Curtiss P-40N-20 Warhawk

Tipo: caça/bombardeiro de assento único
Motor: um motor Allison V-1710-81V de 12 pistões desenvolvendo 1.360hp
Performance: velocidade máxima: 609km/h a 3.200 metros; sobe até 4.570 metros em 6,7 minutos; teto operacional: 11.580 metros; alcance: 386km
Pesos: vazio: 2.722kg; máximo na decolagem: 5.171kg
Dimensões: envergadura: 11,38m; comprimento: 10,16m; altura:3,76m; área da asa: 21,92m²
Armamento: seis metralhadoras de 12,7mm localizadas nas asas mais provisão para três bombas de 227kg

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