sábado, 29 de agosto de 2009

Brummbär


Apesar do sucesso das armas de assalto StuG III, elas tiveram suas blindagens consideradas muito leves para missões de assalto e um novo tipo de veículo de assalto era necessário. Os equipamentos autopropulsados sIG 33 tinham uma leve blindagem e os tanques PzKpfw IV estavam sendo gradualmente substituídos pelos tanques Tiger e Panther, aí estava a chance de se produzir um novo veículo utilizando o PzKpfw IV como base.

Os primeiros modelos deste veículo apareceram em 1943 sob o nome Sturmpanzer N Brummbär (urso pardo). O Brummbär tinha uma estrutura formada por placas inclinadas montadas na frente de um PzKpfw IV. Este obus era conhecido como Sturmhaubtize 43 e era uma versão mais curta do sIG 33 de 15cm. Era blindado por todos os lados e na frente a blindagem chegava a 100mm, assim os tripulantes ficavam bem protegidos. Mais tarde, mais blindagem foi acrescentada e uma cobertura de zimmerit, que impedia que cargas explosivas fossem presas na estrutura, foi adicionada. Em modelos produzidos mais tarde havia uma metralhadora montada na frente.


Um dos compartimentos do Brummbär podia armazenar até 38 cartuchos de 15cm. O comandante sentava-se atrás do obus utilizando um telescópio para selecionar alvos. Dois homens eram responsáveis pela arma e pelo recarregamento dela e outro era responsável pela mira e disparo. O motorista sentava-se na esquerda. A maioria dos alvos eram alvejados por fogo direto mas também havia provisão para fogo indireto.

Cerca de 313 Brummbär foram produzidos e a maioria foi usada em suporte direto de Panzergrenadiers e unidades de infantaria. O veículo movia-se adiante com as primeiras ondas de ataque e fornecia fogo para destruir fortificações. A infantaria tinha de permanecer por perto para prevenir inimigos destruidores de tanques de chegarem muito perto do Brummbär, que era muito vulnerável à armamentos antitanque de curto alcance, especialmente porque algumas partes de sua blindagem lateral tinham somente 30mm de espessura.

O Brummbär era um ótimo armamento, que fornecia o suporte necessário para as formações de infantaria. Por outro lado, ele era pesado demais e os primeiros modelos careciam de blindagem adequada mas tinham um poderoso obus.

Especificações do Brummbär

Tipo: obus pesado autopropulsado de assalto
Tripulação: 5 homens
Peso: 28.200kg
Motor: um Maybach V-12 desenvolvendo 265hp
Dimensões: comprimento: 5,93m; largura: 2,88m; altura: 2,52m
Performance: velocidade máxima na estrada: 40km/h; alcance máximo: 210km
Armamento: um obus de 15cm e uma ou duas metralhadoras de 7,92mm

Nenhum comentário: