segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Type II


Em 1935 a Alemanha repudiou o Tratado de Versalhes em que eles não podiam operar submarinos, levando a um acordo Anglo-Germânico em que era permitido a construção de um total de toneladas equivalente a 45% do operado pelos Britânicos. Uma importante tarefa para o supremo dos submarinos, Karl Dönitz, que tinha de resolver os números e tipos de submarinos para comprir com uma estratégia de guerra. Um dos requerimentos era sobre um submarino costal parecido com o antigo UB que operou muito bem em águas Britânicas na Primeira Guerra Mundial. O Type II é um submarino que veio do submarino Vesikko da Marinha Finlandesa, este mesmo submarino serviu de protótipo para o Type II.

O Type II foi rapidamente posto em produção e provou ser de bom governo e de boa manobrabilidade, sendo capaz de efetuar uma submersão rápido em 25 segundos. Suas características foram responsáveis pelo seu apelido, "canoa". Havia outros modelos como o Type IIB, Type IIC e Type IID. O Type IIB tinha uma maior capacidade de transporte de combustível, o Type IIC era modelado no Type IIB mas com motores mais potentes e o Type IID com pequenas modificações.

Com apenas três tubos para disparos de torpedos e pouca munição, levar um carregamento de minas era uma opção. Com a guerra no mar indo cada vez mais para o oceano, a construção do Type II cessou em 1941. Os Type II restantes foram usados como submarinos de treino. Cerca de 6 Type IIA, 20 Type IIB, 8 Type IIC e 16 Type IID foram produzidos.

Especificações do Type IID

Tipo: submarino costal
Peso: 314 toneladas na superfície e 364 toneladas submergido
Dimensões: comprimento: 43,95m; largura: 4,87m; calado: 3,90m
Propulsão: motores a diesel entregando 700hp na superfície e motores elétricos entregando 410hp quando submergido
Velocidade: na superfície: 13 nós; submergido: 7,5 nós
Alcance: 6.500km na superfície a 12 nós; 105km submergido a 4 nós
Armamento: um (mais tarde quatro) armas de 20mm antiaéreas, três tubos (todos frontais) para torpedos de 533mm mais seis torpedos
Tripulação: 25

Nenhum comentário: