domingo, 16 de agosto de 2009

Maschinenpistole 43 e Sturmgewehr 44

MP 43.

Apesar das ordens de Hitler, o Exército Alemão estava tão decidido a desenvolver o rifle projetado por Louis Schmeisser que mudou o nome Maschinenkarabiner 42 (Haenel) para Maschinenpistole 43, ou MP 43. O Exército seguiu adiante, passando do desenvolvimento para a produção e os primeiros exemplares foram entregues ao front oriental onde logo provou ser uma ótima arma.

O MP43 foi o primeiro dos rifles de assalto. Ele podia atirar disparos únicos para fogo seletivo em defesa e era capaz de produzir fogo automático quando em ataque. Taticamente, este rifle tinha um grande efeito no modo em que a infantaria podia lutar já que não precisavam mais de metralhadoras dando suporte. Isso permitiu que o Exército Alemão se tornasse mais forte devido ao poder de fogo que podia criar em comparação com outras unidades equipadas com rifles convencionais.


Uma vez que a importância desta arma foi percebida, o MP 43 tornou-se prioridade nas linhas de produção e cada vez mais chegavam requerimentos das tropas nas linhas de combate. As primeiras produzidas foram entregues as unidades de elite mas a maioria foi para o front oriental.

Nos tempos de guerra, na Alemanha, a prioridade era mais para a produção do que para o desenvolvimento e a maior mudança foi o MP 43/1 que era equipado com um lançador de granadas. Hitler rendeu-se ao MP 43 e renomeou o último projeto dele de Sturmgewehr 44 (StG44).


Alguns acessórios foram produzidos para o MP 43 como a mira infravermelha para visão no escuro conhecida como Vampir e o cano curvado conhecido como Krummlauf que podia ser utilizado para disparar de cantos sem expor o soldado. Este último item nunca funcionou direito e era projetado para disparar de ângulos entre 30º e 45º.

Após a guerra, muitos MP 43 viram serviço na Tchecoslováquia (hoje República Tcheca) e nos conflitos entre Árabes e Israelenses

Especificações do StG 44

Calibre: 7,92mm
Comprimento: 940mm
Comprimento do cano: 419mm
Peso: 5,22kg
Velocidade inicial do projétil: 650m/s
Pente: 30 cartuchos

2 comentários:

wiliam disse...

muito bom esse site,conta toda historia das armas de forma construtiva,gostei.

Arghus Belial disse...

É verdade , o blog é muito bom !!!