sábado, 7 de novembro de 2009

Blohm & Voss BV 141


Em 1937 o Ministério Alemão do Ar emitiu uma especificação para um avião monomotor de reconhecimento. As empresas favorecidas foram a Arado, a Focke-Wulf com seu Fw 189 e Blohm & Voss com seu projetista Richard Vogt e seu radical projeto assimétrico do BV 141. A gôndola onde se situava a tripulação e lembrava a do Fw 189, era abrigo para o piloto, para o observador e para o atirador. A fuselagem ao lado levava o motor radial Bramo 123 de 1.000hp. O avião provou ser estável e os cálculos de Vogt demonstraram que o peso maior de uma lado da aeronave podia ser compensado com um maior torque na hélice.


O Ministério Alemão do Ar se decidiu pelo Fw 189 e como a demanda por motores BMW 801 era urgente, parecia que o BV 141 não seria produzido. Três protótipos foram construídos e mais cinco BV 141A para testes foram terminados, mas os resultados demonstraram que seu motor era muito fraco. Pela época, cerca de doze BV 141B foram fabricados com o motor mais forte BMW 801 mas foram produzidos tarde demais para causaram alguma impressão, pois o Fw 189 já se saia bem. O BV 141B teve um dos lados do seu estabilizador horizontal retirado para permitir uma melhor visão ao atirador. Vários foram encontrados pelos Aliados que avançavam e alguns foram levados para a Inglaterra. Nenhum destes aviões sobreviveu até os dias de hoje.

Especificações do Blohm & Voss BV 141

Tipo: avião monoplano de reconhecimento de três assentos
Motor: um BMW 801 desenvolvendo 1.560hp
Performance: velocidade máxima: 438km/h a 3.500 metros de altura; alcance: 1.200km; teto operacional: 10.000 metros; razão de subida: 570 metros por minuto
Pesos: vazio: 4.700kg; carregado: 5.700kg
Dimensões: envergadura: 14m; comprimento: 14m; altura: 3,6m; área da asa: 53m²
Armamento: duas metralhadoras de 7,92mm MG 15 ou duas metralhadoras de 7,92mm MG 17

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