domingo, 29 de novembro de 2009

Heinkel He 177 Greif


Após os planos de uma força de bombardeio estratégico terem sido abandonados em 1936, a Luftwaffe, em 1938, emitiu um requerimento de um bombardeiro pesado para a Heinkel que resultou no Heinkel He 177 Greif (Grifo). Era uma aeronave de asa média com quatro motores DB 601. A primeira aeronave, He 177 VI voou em 19 de Novembro de 1939. Problemas com o aquecimento do motor e falhas estruturais atrasaram a produção. O primeiro He 177A-1 alcançou os testes operacionais apenas em Julho de 1942 participando de incursões sobre o Reino Unido mas geralmente eles eram ruins em serviço.


Várias versões foram produzidas como o He 177A-3/R3 que podia carregar três mísseis Hs 293, o He 177A-3/R5 com uma arma de 75mm na gôndola ventral e o He 177A-3/R7 que era um bombardeiro-torpedeiro. Alguns He 177A-3 foram utilizados para abastecer as tropas alemãs cercadas em Stalingrado. O He 177A-5 tinha asas mais fortes que o permitiam carregar maior peso nelas. O He 177A-5 foi o último a servir com a Luftwaffe mas muitos projetos continuaram aparecendo como uma versão do He 177 que deveria carregar a bomba atômica alemã. Cerca de 1.160 foram produzidos.


Especificações do Heinkel He 177A-5/R2 Greif

Tipo: bombardeiro pesado de seis tripulantes
Motor: dois motores Daimler-Benz DB610A-1/B V-12 desenvolvendo 2.950hp
Dimensões: envergadura: 31,44m; comprimento: 20,40m; altura: 6,40; área da asa: 102m²
Pesos: vazio: 16.900kg; máximo na decolagem: 31.000kg
Performance: velocidade máxima: 488km/h a 6.000 metros; sobe 190 metros por minuto; teto operacional: 8.000 metros; alcance: 5.500km
Armamento: uma metralhadora MG 81 de 7,92mm no nariz, uma MG 131 de 13mm na torre dorsal, uma MG 131 na traseira da gôndola ventral, um canhão MG FF de 20mm na frente da gôndola ventral, uma MG FF na torre traseira mais uma carga para 6.000kg de bombas ou dois mísseis Hs 293

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