segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Fairey Fulmar


O primeiro avião monoplano de porta-aviões para a Fleet Air Arm, o Fairey Fulmar era equipado com oito armas e serviu nos primeiros três anos da guerra até ser substituído por variações de Hurricane, Spitfire e Martlet. Desenvolvido do protótipo de bombardeiro leve P.4/34 que voou em 1937, o Fulmar voou pela primeira vez em 4 de Janeiro de 1940 e teve sua produção iniciada logo em seguida. Testes iniciais demonstraram uma performance desapontável. O Fulmar tinha o mesmo motor do Hurricane.


Em 1942, após 127 Fulmars MK I terem sido completados, apareceu o Fulmar MK II com um motor Merlin XXX de 1.260hp e uma velocidade máxima de 438km/h. Os Fulmar MK I foram integrados ao Esquadrão 808 da RAF durante a Batalha da Inglaterra apesar de não terem sido utilizados em combate. Em Novembro de 1940 os Fulmars estavam em serviço com o HMS Illustrious na Batalha de Taranto e depois com o Ark Royal, na defesa de comboios que iam até Malta. Na Batalha de Cape Matapan os Fulmars do Formidable escoltaram os Swordfish e Albacores que torpediaram o navio de batalha italiano Vittorio Veneto.


Em 1942, quando os navios Japoneses se aproximavam do Oceano Índico, dois esquadrões de Fulmars foram baseados lá como parte da Colombo's Air Defense. Quando confrontados pelos superiores caças Mitsubishi A6M, os Fulmars foram quase todos derrubados ou danificados. Um total de 450 Fulmars Us foram construídos e alguns serviram como caças noturnos.

Especificações do Fulmar Mk II

Tipo: caça de dois assentos de porta-aviões
Motor: um Rolls-Royce Merlin XXXV de 12 pistões desenvolvendo 1.260hp
Performance: velocidade máxima: 438km/h; sobe 402 metros por minuto; teto operacional: 8.291m; alcance: 1.255km
Pesos: vazio: 3.349kg; máximo na decolagem: 4.627kg
Dimensões: envergadura: 14,14m; comprimento: 12,24m; altura: 3,25m; área da asa: 31,77m²
Armamento: oito metralhadoras de de 7,7mm nas asas

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