terça-feira, 30 de setembro de 2008

GAZ-67B


O GAZ-67B (Gorkiy Avtomobil Zavod, Fábrica de Carros de Gorky) foi primeiramente fabricado na União Soviética em 1943 como um veículo cross-country para transporte de pessoas e equipamentos leves. Ele foi muito influenciado pelo projeto do Jeep Bantam americano (a União Soviética recebeu ao redor de 20,000 Jeeps durante a segunda guerra mundial sob o programa americano Lend-Lease). Em particular o arranjo da lâmpada frontal e o chassi eram muito similares ao Bantam. O veículo era equipado com um motor Modelo A Ford Soviético de 4 cilindros e as rodas, suspenções e outros componentes automotivos eram similares a componentes utilizados em outros veículos GAZ. O veículo era equipado com quatro assentos e era capaz de atingir velocidades de até 90Km/h. Comparado com o Jeep americano ele tinha a aceleração bastante fraca. O GAZ-67B diferencia-se do GAZ-67 por ter um entre eixo mais longo (1,85m contra 1,27m do GAZ-67). Esse modelo serviu extensamente na Indo-China e Coréia. A produção cessou em 1953 e foi substituído pelo GAZ-69A. Esta classe de veículo leve foi sempre utilizada como o cavalo de trabalho das divisões paraquedistas.

Especificações do GAZ-67B

Dimensões: comprimento 3,34m; largura 1,68; altura 1,70; entre eixo 1,85
Peso: 1220kg
Motor: GAZ-A 4 cilindros/54 Hp
Transmissão: 5 marchas
Pneus: 6,50x16 ou 7,00x16 (métrico)

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Kraftfahrzeug 2 (Slower 40)


Em 1934 os alemães fizeram a primeira tentativa de criar veículos padronizados para a Wehrmacht. Até então os veículos empregados para trabalhos através dos campos eram baseados em versões comerciais ou eram conversões delas. O novo programa de mecanização do exército colocou grande ênfase não só nos projetos técnicos mas também nas considerações operacionais. Um novo sistema Kfz (Kraftfahrzeug, veículo a motor) de números foi introduzido, onde números eram designados para os veículos (independente do modelo ou fabricação) para marcar a sua função tática ou militar. Esses números Kfz eram divididos nas seguintes classes:

I.Pkw (leichter Personenkraftwagen, transportador pessoal leve)
Veículos abrangidos de 1 á 10.

m.Pkw (mittlerer Personenkraftwagen, transportador pessoal médio)
Veículos abrangidos de 11 á 20.

s.Pkw (schwerer Personenkraftwagen, transportador pessoal pesado)
Veículos abrangidos de 21 á 30.

O Pkw.1 era um veículo padronizado independente do seu modelo ou fabricante, com exceção do motor. O motor era fabricado pela BMW, Stöwer e Hanomag desde 1936 e progressivamente.


Especificações do Slower 40


Dimensões: comprimento 3,58m; largura 1,57m; altura 1,78m; Peso: 1815kg
Motor: um AW2 Slower ou um RISOW 4-cilindros OHV á gasolina desenvolvendo 50Hp
Transmissão: 6 marchas
Pneus: 5,50x18 (métrico)

sábado, 27 de setembro de 2008

Moto Guzzi Alce/Super Alce


A motocicleta Alce foi introduzida ao serviço militar em 1938 para atuar na áreas de reconhecimento e de escolta de comboios. A Alce foi substituída em 1943 pela Super Alce, que obteve maior sucesso com novas características. A introdução da metralhadora leve Breda 30 equipada na barra de direção foi uma dessas novas características.

Ela foi adotada pelos batedores Bersaglieri em 1940. Obviamente, a metralhadora só poderia ser operada quando a motocicleta estava parada. Ela continuou em serviço até 1955, e depois foi substituída pela Moto Guzzi Falcone.


A Super Alce era também utilizada para transportar minas terrestres e pequenos armamentos. Foram feitas tentativas de instalar uma sub-metralhadora Beretta M38A de 9mm na barra de direção que pudesse ser disparada em movimento.


Especificações

Motor:
6 cilindros 500cc
Marchas: 4
Velocidade:
90km/h

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

KV-VI Behemoth


"Ele não precisa fazer curvas, ele irá direto á Berlim"
Disse Stalin quando questionado sobre o projeto do KV-VI Behemoth.

Desde o colapso da União Soviética, muitas infoormações sobre armamentos secretos desenvolvidos pelo Exército Vermelho começaram a aparecer, e um dos mais fascinantes é o tanque KV-VI Behemoth.

Em Julho de 1941, Stalin soube de um tanque KV-II que sozinho segurou a 6º Divisão de Panzers por um dia inteiro. Com o incrível sucesso deste tanque, Stalin ordenou um projeto de um super tanque baseado no KV-II. Ele deveria ter três torres, ser pesadamente armado e blindado e capaz de se defender de qualquer tipo de ataque.

O projeto foi entregue para o grupo Kotin/Barkov. Quando os projetistas reclamaram para o Secretário-Geral do Partido Comunista da União Soviética que a insistência em ter três torres deixaria o tanque muito longo para ter um raio de curvatura aceitável. Ele respondeu: "Ele não precisa fazer curvas, ele irá direto á Berlim."

O KV-VI Behemoth era um tanque de múltiplas torres que utilizava componentes dos tanques KV-I, KV-II, BT-5, T-60 e T-38. O uso de projetos de tanques já existentes foi necessário devido a pressão do Secretário-Geral e as tensões impostas na indústria soviética pelos invasores alemães. Por causa do seu massivo peso, o tanque foi equipado com mecanismos de enchimento que o permitiam atravessar rios de até 2,7 metros de profundidade. O tanque também era equipado com uma torre de observação removível que poderia ser utilizada para direcionar os obuses e os foguetes.

Histórico Operacional

O primeiro KV-VI Behemoth ficou pronto em Dezembro de 1941 e foi enviado para a defesa de Moscou. Na sua primeira ação, durante uma densa neblina de inverno, a torre traseira acidentalmente atirou contra a torre do meio, a explosão resultante destruiu o tanque completamente.

O segundo tanque ficou pronto em Janeiro de 1942 e foi enviado a Leningrado. Este tanque tinha um indicador instalado que mostrava quando outra torre estava na linha de tiro. No seu ataque inicial contra os alemães, o tanque quebrou ao meio quando atravessava uma ravina e uma faísca atingiu o combustível do lança-chamas, que resultou na total destruição do tanque.

O terceiro KV-VI Behemoth (mostrado na foto) era reforçado e também foi enviado a Leningrado, em 1942. Ele derrubou três aviões alemães, mas em seu primeiro ataque contra posições alemãs, o KV-VI Behemoth estava atirando contra os inimigos, quando coincidentemente, todas as torres atiraram na posição 3 horas ao mesmo tempo. O grande recuo causado pela força dos canhões inclinou o tanque para dentro de um trincheira. As munições de 152mm armazenadas dentro do tanque bateram-se fortemente, o que eu causou uma explosão que destruiu o tanque.

Depois de todas estas falhas, Stalin cancelou o projeto, e muitos dos projetistas do KV-VI Behemoth passaram o resto de suas vidas na Sibéria. Entre os poucos alemães que encontraram o KV-VI, eles o apelidaram de "Orquestra de Stalin", devido a variedade de armas encontradas.

Especificações do KV-VI Behemoth

Tripulaçõs: 15 homens e um comissário
Comprimento:
15 metros
Largura: 3 metros
Altura: 4,5 metros
Altura/torre levantada:
11 metros
Peso:
138 toneladas
Motor:
3 motores X V-2 at 600 Hp cada
Velocidade Máxima:
20,9 km/h
Alcance máximo:
157 km na estrada; 69 km off-road
Blindagem:
máxima: 160mm; mínima: 7mm
Armamento:
2 X 152mm; 2 X 76.2mm; 1 X 45mm; 2 X 12.7mm DShK; 2 X 7.62mm Maxim; 14 X 7.62mm DT; 16 Foguetes BM-13 ; 2 Lança-chamas Modelo 1933