domingo, 27 de setembro de 2009

Henschel Hs 132


Durante 1943, experiências mostraram que ataques convencionais com bombardeiros de mergulho, como o Junkers Ju 87, eram muito vulneráveis sem apoio de caças. A companhia Henschel, em 1944, apresentou propostas para um bombardeiro de assento único propulsionado por um motor a jato BMW 109-003E-2 montado sobre a fuselagem. Ele lembrava o Heinkel He 162 Salamander, mas suas asas eram montadas no meio da fuselagem e o piloto ficava deitado e posicionado de barriga para baixo. Muita madeira foi utlizada na sua construção e três protótipos foram encomendados.

A construção dos protótipos iniciou-se em Março de 1945 mas apenas o Henschel Hs 132 VI ficou completo e não chegou a ser testado em voo. Ao fim da guerra, os três protótipos foram capturados pelos Soviéticos. A primeira versão deveria carregar uma bomba de 500kg carregada sob a fuselagem; o segundo, equipado com um motor de 900kg de empuxo, deveria ter dois canhões MG 151 de 20mm montados no nariz; o terceiro, com um motor turbojato Hemkel-Hirth 109-011A de 1.300kg de empuxo, carregaria uma bomba de 1.000kg e deveria ter duas armas MK 103 de 30mm e duas armas MG 151 de 20mm.

Especificações do Henschel He 132 VI

Tipo: bombardeiro de mergulho de assento único
Motor: um BMW 109-003E-2 desenvolvendo 800kg de empuxo
Performance: velocidade máxima: 780km/h a 6.000 metros de altura; teto operacional: 10.250 metros; alcance: 680km
Peso: máximo na decolagem: 3.400kg
Dimensões: envergadura: 7,20m; comprimento: 8,90m; área da asa: 14,82m²
Armamento: uma bomba de 500kg

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Heinkel He 178


A primeira aeronave do mundo a voar propulsionada apenas por motor a jato, o Heinkel He 178 voou pela primeira vez em 27 de Agosto de 1939 sob o comando de Erich Warsitz. Os primeiros passos para este avião foram tomados em 1936 quando Ernst Heinkel engajou os serviços do pioneiro da turbina a gás na alemanha, Dr. Hans Pabst von Ohain e seu assistente Max Hahn. O primeiro modelo de turbina, HeS 1 foi testado em Setembro de 1937 e a versão HeS 3 foi cancelada com o avião Heinkel He 118.

A nova versão HeS b3 foi testada em 1939 com a aeronave Heinkel He 178. Essa aeronave tinha a estrutura das asas feita de madeira e metal. Os trens de pouso eram retráteis. A entrada do ar para o motor ficava no nariz. No seu primeiro voo, a turbina do 178 ingeriu um passáro que causou um incêncio, mas a aeronave conseguiu aterrisar em segurança. Foi mais tarde testado com um motor HeS 6 de 590kg de empuxo, mas problemas estruturais limitavam sua velocidade a 600km/h. O 178 foi depois movido ao Museu Aéreo de Berlim mas acabou destruído em um bombardeio aliado em 1943.

Especificações do Heinkel He 178

Tipo: avião de assento único para pesquisas
Motor: uma turbina centrífuga Heinkel HeS b3 desenvolvendo 500kg de empuxo
Performance: velocidade máxima (estimada): 580km/h ao nível do mar; velocidade de pouso: 165km/h
Pesos: vazio: 1.590kg; máximo: 1.990kg
Armamento: nenhum

domingo, 20 de setembro de 2009

Aerosan

NKL-26.

Os aerosans são tipos de snowmobiles ou motos de neve propulsionados por uma hélice que foram produzidos na União Soviética primeiramente por Igor Sikorsky entre 1909 e 1910. Eram utilizados em comunicações, auxílio médico, patrulhamento de fronteiras e serviram na Guerra de Inverno e na Segunda Guerra Mundial. Os variados modelos podiam levar desde dois até cinco homens e alguns eram equipados com uma metralhadora.

RF-8.

Durante a Segunda Guerra foram muito utilizados em missões de reconhecimento graças a sua alta mobilidade em neve profunda. Sua velocidade ficava entre 25km/h e 35km/h na neve profunda, onde a maioria dos veículos não conseguia nem ao menos se mover. Eram também utilizados em combate em cooperação com unidades equipadas com esquis. Feitos de madeira compensada e revestidos por uma fina blindagem de metal eles não eram utilizados em missões de assalto por serem muito vulneráveis.


Especificações do RF-8

Tripulação: 2
Peso: 0,82 toneladas
Dimensões: largura: 2,5m; comprimento: 5,1m; altura: 2,7m
Performance: velocidade máxima: 50km/h
Motor: GAZ-M-1 desenvolvendo 50hp
Armamento: uma metralhadora de 7,62mm

Tanque SMK


O SMK (Sergius Mironovitch Kirov) foi desenvolvido pela União Soviética antes da Segunda Guerra Mundial e era conhecido pela inteligência alemã como T-35C. Era produzido na fábrica de Kirov localizada em Leningrado. O SMK estava entre os projetos que competiam para substituir o caro e não confiável T-35. Os testes do SMK e seus concorrentes, entre eles o KV-1, ocorreram na Guerra de Inverno. O KV-1 acabou sendo escolhido por causa de sua maior resistência contra os armamentos antitanque finlandeses. A blindagem do SMK variava entre 20mm e 60mm. Cerca de 150 projéteis eram carregados para a arma da torre superior e 300 projéteis para a arma da torre inferior.

Especificações do SMK

Tripulação: 7
Peso: 55 toneladas
Dimensões: comprimento: 8,75m; largura: 3,36m; altura: 3,35m
Performance: velocidade máxima: 35km/h; alcance: 220km
Motor: um motor GAM-34BT desenvolvendo 850hp
Transmissão: 6 marchas
Armamento: primário: uma arma de 76,6mm L-11 localizada na torre superior e outra arma de 45mm M1935 localizada na torre inferior; secundário: 3 metralhadoras de 7,62mm

sábado, 19 de setembro de 2009

Hawker Hurricane


O primeiro caça monoplano e o primeiro com uma velocidade máxima de 483km/h a entrar em serviço na RAF, o Hawker Hurricane foi projetado por Sydney Camm e voou pela primeira vez em 6 de Novembro de 1937. O Hawker Hurricane Mk I, equipado com o motor Rolls-Royce Merlin II de 1.030hp e com oito metralhadoras de 7,7mm, foi o principal caça britânico na Batalha da Grã-Bretanha em 1940, e destruiu mais aeronaves inimigas do que qualquer outra.


Depois vieram o MK IIA que tinha uma motor Merlin XX de 1.280hp introduzido em 1940, o MK IIB, introduzido em 1941, que tinha doze metralhadoras e o Hurricane MK IIC, também introduzido em 1941, equipado com quatro canhões de 20mm. Essas versões eram capazes de carregar até 227kg de bombas sob as asas. Esses aviões serviram como caças, caças-bombardeiros, caças noturnos e serviram também em missões de reconhecimento até 1943. O MK II era extensivamente usado como um caça noturno em missões de defesa sobre a Inglaterra e em incursões noturnas sobre os campos de bombardeiros alemães na França.


O Hurricane MK IID tinha um canhão antitanque de 40mm. Duas dessas armas eram carregadas sob as asas e essa versão foi particularmente um sucesso no Norte da África. O MK IV era capaz de carregar até oito foguetes de até 27,2kg. Cerca de 14.000 Hurricanes foram produzidos, incluindo 1.451 produzidos no Canadá. Neste total também está incluso os modelos Sea Hurricane que serviam em porta-aviões. Sempre lembrado como lento entro os caças Ingleses, ele tinha uma ótima manobrabilidade e aguentava considerável dano em batalha.


Especifiações do Hawker Hurricane MK IIC

Tipo: caça-bombardeiro de assento único
Motor: um Rolls-Royce Merlin XXV de 12 pistões desenvolvendo 1.280hp
Performance: velocidade máxima: 541km/h; sobe até 6.095m em 9,1 minutos; teto operacional: 10.850m
Pesos: vazio: 2.605kg; máximo na decolagem: 3.950kg
Dimensões: envergadura: 12,9m; comprimento: 9,84m; altura: 4m; área da asa: 23,92m²
Armamento: quatro canhões de 20mm mais provisão para duas bombas de 110kg ou uma bomba de 230kg

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

T-34


O tanque médio T-34 tornou-se uma lenda e foi uma das armas que ganhou a Segunda Guerra Mundial. Ele teve sua origem no tanque BT-7 e seus antepassados. Os primeiros resultados das séries BT conhecidos como A-20 e A-30, produzidos em 1938 como desenvolvimentos do BT-IS, acabaram para favorecer um tanque pesado mais blindado com uma arma mais forte conhecido como T-32. No T-32 podem ser observadas muitas características que iriam fazer parte do T-34.

Com o requerimento de mais blindagem nos tanques nasceu o T-34. A produção iniciou em 1940 e o modelo T-34/76A logo encontrava-se nas linhas de produção em massa. Quando os Alemães invadiram a União Soviética em 1941, tiveram uma surpresa, pois a blindagem do T-34 (mínima de 18mm e máxima de 60mm) aguentava quase todas as armas antitanques alemãs e seu poderosos canhão IV30 de 76,2mm, que logo seria substituído pelo ainda mais poderoso IV40, era efetivo contra a maioria dos Panzers. Seu armamento secundário consistia de duas metralhadoras de 7,62mm.

De 1941 em diante, o T-34 foi produzido em inúmeros modelos, a maioria deles com poucas diferenças externas. As demandas de produção requeriam bastante atividade e mesmo com muitas linhas industriais desativadas após 1941, o T-34 era entregue aos milhares. Métodos para salvar tempo, como deixar superfícies sem pintura, eram utilizados na sua produção. O próximo modelo foi o T-34/76B.


Em serviço, o T-34 era utilizado em todas as missões como combates, reconhecimento, engenharia e veículos de recuperação. Ele podia ser transformado em um blindado de trasnporte ao simplesmente carregar soldados em sua carenagem por longas distâncias. Estas tropas transportadas pelos T-34 tornaram-se o flagelo das tropas Alemãs quando estes ja encontravam-se na defensiva.

Sucessivos desenvolvimentos acarretaram no T-34/76C que tinha uma maior torre, T-34/76D que tinha uma torre hexagonal e provisão para tanques de combustível ejetáveis, T-34/76E com uma cúpula na torre que era feita toda de construção soldada, T-34/76F que era igual ao modelo 76E mas o método empregado na construção de sua torre era diferente. A arma de 76,2mm foi substituída pela arma de 85mm do tanque pesado KV-85 e essa versão passou a ser denominada de T-34/85. Versões com armas de 85mm, 100mm e 122mm também foram produzidas. Havia até versões equipados com lança-chamas.

Foi como tanque de batalha que o T-34 teve seu maior êxito. Disponível em grandes números ele teve a supremacia nos campos de batalha forçando os Alemães para a defensiva e ganhando para a União Soviética a Grande Guerra Patriótica.


Especificações do T-34/76A

Tripulação
: 4

Peso
: 26 toneladas

Motor
: um V-2-34 V12 movido a diesel desenvolvendo 500hp

Dimensões
: comprimento: 5,92m; largura: 3m; altura: 2,44m

Performance
: velocidade máxima na estrada: 55km/h; alcance máximo: 186km

Armamento: uma arma de 76,2mm e duas metrlhadoras de 7,62mm

T-34 Modelo 1941/42, Front de Leningrado, 1942.

T-34 Modelo 1943, Guards Tank Brigade, Front de Leningrado, 1943.

T-34 Modelo 1943, Regimento de Tanque da Engenharia, 1944. Equipado com o destruidor de minas.

T-34 Modelo 1943, Guards Tank Brigade, Front de Leningrado, 1943.

T-34 modelo 1943, SS Panzer Division "Das Reich", Kursk.

T-34-85, Front Ucraniano, 1944.

T-34

sábado, 5 de setembro de 2009

Panzerfaust


A Panzerfaust apareceu em 1942, produzida pela HASAG em Leipzig, fornecia aos soldados uma arma antitanque pessoal que não causava recuo e incorporava alguns princípios de foguete. A Panzerfaust era simples e barata, era nada mais do que um tubo que propulsionava uma granada de carga oca de simples despositivos de mira e disparo. A parte traseira do projétil ficava contida dentro do tubo e quando disparada, quatro estabilizadores de metal abriam para fornecer estabilidade.

As primeiras Panzerfausts entrarem em serviço em larga escala em 1943, essa primeira versão era conhecida como Panzerfaust 30 (klein). 30 referia-se ao seu alcance de 30 metros e klein (pequeno) porque era ainda curta até outro projétil maior ser introduzido. Este novo projétil tinha uma maior capacidade de penetração em blindagens e conhecido como Panzerfaust 30. O pouco alcance destas primeiras armas eram uma desvantagem para o operador que tinha que chegar perigosamente perto do tanque para destruí-lo. A Panzerfaust era letal para qualquer tanque mesmo que mirar fosse um tanto difícil e o operador ainda tinha de tomar cuidado para não se machucar com a exaustão.

Após a Panzerfaust 30 veio a Panzerfaust 60 e a Panzerfaust 100 que tinham um maior alcance mas o projétil continuava o mesmo. Havia planos de introduzir a Panzerfaust 150 e a Panzerfaust 250 mas o fim da guerra acabou com a chance dessas armas entrarem em combate.


O projétil da Panzerfaust podia penetrar até 200mm enquanto que o projétil da Panzerfaust 30 (klein) podia penetrar 140mm. Assim, qualquer tanque aliado era vulnerável e as tripulações destes tanques adicionavam proteção extra que variava desde sacos de areia até placas de metal. Milhões de Panzerfausts foram produzidas até o fim da guerra em 1945. Como estas Panzerfausts podiam ser utilizadas apenas uma vez e conforme os recursos Alemães tornavam-se escassos, as Panzerfausts modelo 150 e 250 podiam ser recarregadas e assim conservavam os estoques de metais.

A Panzerfaust encaixou-se perfeitamente nas táticas defensivas Alemãs de 1943 até 1945 e as tripulações de tanques inimigos vieram a temer a arma. Disponível em grandes números, era encontrada em quase todo carro alemão e muitos membros da Volkssturm foram para o combate equipados com apenas a Panzerfaust. Sendo mirada corretamente e a uma distância apropriada, cada soldado Alemão podia ter um tanque destruído no seu crédito.

Especificações da Panzerfaust 30 (klein)

Alcance: 30 metros
Peso: total: 1,47kg; peso do projétil: 0,68kg
Diâmetro do projétil: 100mm
Velocidade inicial do projétil: 30m/s
Capacidade de penetração: 140mm

Especificações da Panzerfaust 30

Alcance: 30 metros
Peso: total: 5,22kg; peso do projétil: 3kg
Diâmetro do projétil: 150mm
Velocidade inicial do projétil: 30m/s
Capacidade de penetração: 200mm

Especificações da Panzerfaust 60

Alcance: 60 metros
Peso: total: 6,8kg; peso do projétil: 3kg
Diâmetro do projétil: 150mm
Velocidade inicial do projétil: 45m/s
Capacidade de penetração: 200mm

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

PPD 1934/38 e PPD 1940


A União Soviética teve problemas suficientes na década de 20 para se preocupar com projetos de novos armamentos. Quando as coisas se ajeitaram para que o Exército Vermelho pudesse ser reequipado, as submetralhadoras não eram uma prioridade e ao invés de alguma inovação, a primeira submetralhadora soviética era uma combinação de projetos antigos. Essa era a PPD-1934.

Em 1934, quando foi produzida pela primeira vez, essa arma era uma combinação da finlandesa Suomi m/1931 e das alemãs MP18 e MP38. Esse modelo foi produzido até 1940 quando algumas modificações foram introduzidas para justificar o nome PPD 1934/38. Não havia nada de novo na PPD 1934/38. O mecanismo de operação era quase o mesmo usado em submetralhadoras alemãs e após tentativas de projetar componentes soviéticos, o pente acabou sendo copiado da Suomi. Este pente comportava 71 cartuchos mas havia outro modelo de pente, curvado, que carregava até 25 cartuchos.

Havia uma variação da PPD 1934/38 que foi posta em produção em 1940 sob o nome de PPD 1940. Tinha uma peculiaridade pouco comum em outras submetralhadoras que era o modo em que seu pente encaixava-se na arma.

Quando os Alemães invadiram a União Soviética em 1941, a PPD 1934/38 e a PPD 1940 encontravam-se em poucos números no Exército Vermelho e tiveram pouco impacto nos eventos seguintes. As armas deste modelo que eram capturadas pelos Alemães eram entregues as suas unidades de segunda linha. Ao fim de 1941 a PPD 1940 ja estava fora de produção simplesmente porque os Alemães ja haviam tomado as indústrias envolvidas em sua produção e o Exército Vermelho necessitava de uma nova submetralhadora de fabricação mais fácil.

Especificações da PPD 1934/38

Calibre: 7,62mm
Comprimento: 780mm
Comprimento do cano: 269mm
Peso: carregada: 5,69kg
Pente: 71 cartuchos no tambor e 25 cartuchos no pente curvo
Razão de fogo: 800 tpm
Velocidade inicial do projétil: 488m/s