segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Cruiser Tank Mk VI Crusader


O Cruiser Tank MK VI, que veio a ser conhecido como Crusader, tem suas origens no tanque Covenanter. Apesar de serem parecidos haviam diversas diferenças como as cincos rodas do Crusader contra as quatro rodas que o Covenanter tinha.

O protótipo chamado de A15 possuía duas pequenas torres: uma localizada na frente da cobertura do motorista e outra para um artilheiro sentado na parte frontal do tanque. Cada uma dessas torres era equipada com uma metralhadora de 7,92mm. Logo após alguns testes a torre do motorista foi retirada. Esses primeiros testes também denunciaram problemas no resfriamento do motor e na caixa de marcha. Esses problemas foram difíceis de serem resolvidos e foram encontrados até mesmo em Crusaders que estavam sendo retirados de combate.


O primeiro modelo de produção foi o Crusader I que tinha uma blidagem de 40mm e um canhão de 40mm. Quando o Crusader I entrou em combate em 1941 ele já era inadequado para o combate. As armas de 57mm, que podiam resolver o problema, ainda eram escassas e sua blindagem foi aumentada em torno de uma base de 50mm. Este era o Crusader II mas somente no Crusader III que arma de 57mm foi utilizada. A versão III acabou sendo a versão padrão para os combates no Norte da África antes de ser substituído pelo tanque Sherman M4.

No combate o Crusader era rápido mas sua blindagem não era espessa o suficiente e aqueles equipados com o canhão de 40mm não faziam frente aos seus equivalentes alemães. Após perderem sua função como tanque de combate os Crusaders foram utilizados em diversos propósitos especiais. Alguns foram convertidos para tanques antiaéreos com uma Bofor de 40mm ou dois ou três canhões de 20mm montados sobre eles. Outros Crusaders, sem suas torres, eram utilizados como rebocadores de veículos e de artilharia. Essas versões rebocadoras foram muito utilizadas na Europa em 1944 e 1945.

O Crusader foi um clássico armamento britânico da Segunda Guerra apesar da sua falta de eficiência de combate. Mesmo com uma baixa agressividade foi um tanque que se superou e viu ação em diversos lugares e em diversas versões.


Especificações do Crusader III

Tripulação: 3
Peso: 20.067kg
Motor: um Nuffield Liberty Mk III desenvolvendo 340bhp
Dimensões: comprimento: 5,99m; largura: 2,64m; altura: 2,23m
Performance: velocidade máxima na estrada: 43,4km; velocidade máxima off-road: 24km/h; alcance com tanque de combustível extra: 204km

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Renault R 35


O tanque Renault R 35, originalmente conhecido como Renault ZM, foi produzido em 1934 em resposta ao requerimento de um novo tanque de suporte para a infantaria do Exército Francês. Esse tanque deveria substituir os antigos Renault 17 que datavam da Primeira Guerra Mundial. Os testes se iniciaram em 1935 e antes que mais testes fossem efetuados o R 35 foi posto em produção já que a Alemanha se mostrava disposta a uma guerra. Antes do início da produção foi efetuada uma pequena mudança: a blindagem do tanque deveria passar de 30mm para 40mm.

O R 35 nunca substituiu totalmente o R 17 mas em torno de 1940 cerca de 1.600 já haviam sido produzidos. Era o tanque mais numeroso no Exército Francês. O R 35 era um tanque pequeno para dois tripulantes. Sua blindagem utilizava muito de fundição. O motorista ficava posicionado a frente enquanto que o comandante tinha de trabalhador como carregador da arma principal, além de mirá-la e dispará-la. A torre do tanque não dispunha de dispositivos de observação eficazes mas até então o tanque era suficiente.


Uma nova versão introduzida em 1940, que dispunha de um novo sistema de suspensão, foi chamada de AMX R 40. Poucas destas versões haviam sido produzidas quando a Invasão da França começou. O R 35 não era oponente para os Panzers. Seu canhão não era capaz de perfurar nem a blindagem dos menores tanques alemães e o modo como ele era empregado em combate, utilizados em poucos números em apoio a infantaria, fazia com que fosse presa fácil para o grande número de Panzers utilizados pelos Alemães. A blindagem de 40mm do R 35 era capaz de suportar a maioria das armas antitanques alemãs mas pouco o tanque podia fazer para mudar o curso da campanha. A maioria dos R 35 era destruída ou abandonada pelas suas tripulações frente ao desastre que varria o Exército Francês.

Muitos R 35 caíram intactos em mãos alemãs. Esses foram utilizados em missões na França ou em escolas de treinamento alemãs. Com o início da Operação Barbarossa, a invasão da União Soviética, muitos R 35 foram privados de suas torres e eram utilizados como tratores para artilharia ou utilizados para carregar munição. Mais tarde, o restante dos R 35 que ainda se encontravam na França tiveram suas torres retiradas para serviram como artilharia auto-propulsada ou armas anti-tanque. As torres retiradas foram colocadas como defesa na Muralha do Atlântico.

O R35 mostrou ser de maior utilidade aos Alemães do que aos Franceses. Foi um tanque de tradição de combate da Primeira Guerra construído sob o pensamento de que a guerra com tanques havia mudado pouco desde 1918.

Especificações do R 35

Tripulação: 2
Peso: 10.000kg
Motor: um Renault de 4 cilindros desenvolvendo 82bhp
Dimensões: comprimento: 4,20m; largura: 1,85m; altura: 2,37m
Performance: velocidade máxima: 20km/h; alcance: 140km
Armamento: um canhão de 37mm e uma metralhadora de 7,5mm

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Bell XP-77


O desenvolvimento do Bell XP-77 começou em Outubro de 1941 quando o Corpo Aéreo do Exército dos Estados Unidos procurava produzir um caça leve que utilizasse os materiais então chamados de "não-estratégicos". O XP-77 deveria ser um pequeno caça nos moldes dos aviões de corrida de década de 30. O avião era um monomotor, monoplano de asa baixa, equipado com um trem de pouso tipo triciclo e era feito quase todo de madeira. O canopy permitia uma grande visão para quase todos os lados menos para trás (um requerimento chave para um caça).

Originalmente concebido com o motor resfriado a ar de 500hp Ranger XV-770-9 de 12 cilindros com um compressor, os protótipos foram entregues com o motor sem compressor XV-770-7 devido a atrasos no desenvolvimento. O avião deveria portar um canhão de 20mm Hispano e duas metralhadoras Browning de 12,7mm, com a opção de poder carregar uma bomba de 136kg ou uma carga de profundidade 147kg quando sem as metralhadoras Browning.

O projeto sofreu diversos atrasos, a maioria deles por correções de excessos de pesos. O primeiro XP-77 voou pela primeira vez em Abril de 1944 em Wright Field. Os primeiros testes mostraram problemas de vibração por o motor ser montado direto na estrutura da aeronave. O XP-77 também demonstrou ser de difícil pilotagem e mesmo voando sem armamentos não atingiu uma performance aceitável. Mais testes foram feitos com uma segunda aeronave em Eglin Field mas a aeronave caiu quando tentava uma manobra de Immelmann. O projeto foi cancelado em Dezembro de 1944.

Especificações do Bell XP-77

Tripulação: 1
Dimensões: comprimento: 6,96m; envergadura: 8,38m; altura: 2,49m; área da asa: 9,3m²
Pesos: vazio: 1.295kg; máximo na decolagem: 1.827kg
Motor: um Ranger V-770-7 12 cilindros invertidos desenvolvendo 520hp
Performance: velocidade máxima: 530km/h; alcance: 890km; teto operacional: 9.180m; razão de subida: 1.097m/min
Armamento: um canhão de 20mm Hispano-Suiza HS.404, duas metralhadoras Browning M2 de 12,7mm com 200 cartuchos de munição cada uma; uma bomba de 136kg ou uma carga de profundidade de 147kg

sábado, 11 de setembro de 2010

38cm Siegfried Kanone


O canhão 38cm Siegfried Kanone Eisenbahnlafette foi originalmente concebida como um canhão naval para o navio Bismarck mas foi transferido para o Exército como arma de defesa costal. Quatro foram construídas pela Krupp.

O Siegfried Kanone só podia mirar transversalmente quando no Vögele Drehscheibe. A arma só podia ser recarregada da posicão de elevação 0º, sendo assim, ela tinha que ser mirada de novo a cada tiro.


O Siegfried Kanone utilizava a munição padrão da marinha onde a carga principal era colocada dentro de um cartucho metálico que era suplementada por mais uma carga dentro de uma bolsa de seda que detonava primeiro. Um dos cartuchos utilizados era o Siegfried-Granate que era um cartucho especial desenvolvido pelo exército. Esse cartucho era disparado com uma velocidade inicial de 920m/s e alcançava até 40km.

O Siegfried destruído por uma aeronave americana em 1944.

Especificações do 38cm Siegfried Kanone

Peso: 286 toneladas
Comprimento: 31,32 metros
Comprimento do cano: 18,40 metros
Calibre: 380mm
Elevação: 0º até 52,3º
Transversal: 360º no Vögele Drehscheibe
Velocidade inicial do projétil: 820-1.050m/s
Alcance máximo: 55.7km

domingo, 22 de agosto de 2010

28cm schwere Bruno Kanone (E)


O 28cm schwere Bruno Kanone (Eisenbahnlafette), também conhecido como Br.K., era uma arma de artilharia de linha férrea que foi utilizada pela Alemanha na invasão da França e na defesa costal da Noruega.

Também parte do programa de rearmamento que deu origem ao 24cm Theodor Bruno, o Br.K foi construído na década de 30 e utilizava canhões da Primeira Guerra Mundial. Dois canhões belgas, 28cm Küsten Kanone L/42, pegos pelos alemães e sobreviventes da Primeira Guerra foram os escolhidos. Ajustes transversáis tinham de ser feitos no Vögele Drehscheibe. O canhão só podia ser recarregado na posição de elevação 0º. Os dois canhões foram entregues em 1938.

Durante a Batalha da França suas únicas atividades registradas foram entre 14 e 17 de Junho de 1940 disparando da cidade de Lörrach contra alvos localizados em Alsace. Mais tarde as armas foram tranferidas para Nærbø, na Noruega, na missão de defesa costal sob o comando da Artilleriegruppe Stavanger-Süd. Depois os Br.K. foram para Fredrikstad quando 24 armas francesas de linha férrea foram enviadas para a Noruega. O canhão disparava cartuchos de 284kg recheados com 22,9kg de TNT.

Especificações do 28cm schwere Bruno Kanone (E)

Peso: 118 toneladas
Comprimento: 22,8m
Comprimento do cano: 11,8m
Calibre: 283mm
Elevação: +10º até +45º
Transversal: 360º no Vögele Drehscheibe
Velocidade inicial do projétil: 860m/s
Alcance máximo: 35,7km

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

24 cm Theodor Bruno Kanone (E)


O canhão 24cm Theodor Bruno Kanone (Einsenbahnlafette) era utilizado pela Alemanha durante a Segunda Guerra na Batalha da França e como arma de defesa costal na França ocupada até o fim da guerra. Seis foram construídos na década de 30 usando-se canhões navais com 50 anos de idade.

Como parte do programa da rearmamento o Oberkommando des Heeres designou a Krupp uma nova arma de artilharia. A Krupp optou por utilizar projetos já existentes de armas da Primeira Guerra modernizadas, assim poderiam entregar mais armas em menos tempo. Em 1936 a Krupp começou a projetar diversas armas entre 15 e 28cm para serem entregues em 1939. Seis armas de 24cm da antiga classe de navio Odin foram escolhidas. Todas as armas foram entregues em 1939.

Ajustes tranversáis na arma tinham de ser feitos no Vögele Drehscheibe. O Vögele consistia em uma linha férrea circular com um pivô no centro onde a arma era presa. A arma era erguida até o nível da plataforma. A plataforma tinha rodas em suas extremidades que permitiam um ajuste transversal de 360º. O Vögele era capaz de erguer até 300 toneladas. A arma só podia ser recarregada na posição 0º de elevação.


Especificações do 24cm Theodor Bruno Kanone (E)

Peso: 95 toneladas
Comprimento: 20,7 metros
Comprimento do cano: 7,8 metros
Calibre: 238mm
Elevação: +10º até +45º
Razão de fogo: 1 tiro a cada três minutos
Velocidade inicial do projétil: 670m/s
Alcance máximo: 20,2km

sábado, 31 de julho de 2010

Fox Armored Car


O veículo blindado Fox foi produzido pela General Motors no Canadá durante a Segunda Guerra. O Fox foi baseado no veículo britânico Humber. A tripulação consistia de um comandante, um operador de rádio, um motorista e um atirador. 1.506 veículos foram produzidos.


O veículo não foi bem recebido devido a um problema no sistema de direção traseiro. O Fox viu serviço na Itália, no Reino Unido e na Índia. Após a Segunda Guerra muitos foram para o Exército Português e foram utilizados em Angola, Moçambique e Guiné.


Especificações do Fox

Tripulação: 4
Peso: 8 toneladas
Dimensões: comprimento: 4,6m; altura: 2,4m; largura: 2,3m
Motor: GMC 6 cilindros
Performance: velocidade máxima: 71km/h; alcance: 250km
Blindagem: até 15mm
Armamento: uma matralhadora MG de 12,7mm e uma metralhadora MG de 7,62mm

segunda-feira, 19 de julho de 2010

M8 Greyhound


O carro combate M8 Greyhound foi um veículo 6x6 blindado produzido pela Ford Motor Company e foi utilizado pelos americanos e britânicos na Europa e no Extremo Oriente até o fim da guerra. O M8 foi extensamente exportado e no Reino Unido ele era conhecido como Greyhound.

Em Julho de 1941 uma ordem foi emitida para desenvolver um novo veículo antitanque para substituir o M6. O requerimento pedia um veículo 6x4 armado com uma arma de 37mm, uma metralhadora montada na torre e outra montada na frente. A sua blindagem deveria resistir a tiros de uma metralhadora .50 e resistir a tiros de uma metralhadora calibre .30 nas laterais.

Protótipos foram feitos pela Studebaker (T21), Ford (T22) e Chrysler (T23), todos eram semelhantes no projeto e na aparência. Em Abril de 1942 o T22 foi escolhido. Logo, ficou claro que a arma de 37mm não seria efetiva contra os tanques alemães, assim o M8 foi designado para missões de reconhecimento.


Emissões de contratos e aprimoramentos do projeto atrasaram a produção em série até Março de 1943. A produção foi encerrada em Junho de 1945 e um total de 8.523 unidades foram produzidos. Cerca de 1.000 unidades foram fornecidas para a França, a Inglaterra e o Brasil.

A tripulação era composta por quatro homens sendo eles um comandante que também atuava como recarregador da arma principal, um atirador, um motorista e um operador de rádio. O motorista e o operador de rádio ficavam na frente do veículo enquanto que o comandante e o atirador ficavam na torre.

O veículo carregava 80 cartuchos de 37mm quando equipado com apenas um rádio. Veículos equipados com dois rádios carregavam apenas 16 cartuchos de 37mm mas algumas modificações podiam aumentar esse número para 40. A munição da metralhadora ficava em torno de 1.500 cartuchos de .30 e 400 cartuchos de .50. Eram também carregados rifles M1 para a tripulação, granadas de mão e minas antitanque.


O primeiro uso do M8 foi na Itália em 1943. Mais tarde o veículo foi utilizado contra tanques japoneses, já que estes eram vulneráveis contra sua arma de 37mm. O veículo foi considerado rápido, bem armado e blindado para missões de reconhecimento. Mas as unidades de cavalaria reclamavam de sua performance off-road que era pior do que M3A1, carro que o M8 substituiu. Nos terrenos montanhosos da Itália e nas nevascas do norte europeu o M8 ficava restrito ás estradas,o que prejudivaca sua função de reconhecimento.

O veículo era muito vulnerável a minas e um kit de blindagem extra foi produzido para ele. Outro problema é que as vezes ele era utilizado para missões de suporte de fogo e ficavam muito vulneráveis aos armamentos alemães. Em 1943 o Estados Unidos começou a procurar um substituto para o M8.



Especificações do M8 Greyhound

Tripulação: 4
Peso: 7,8 toneladas
Dimensões: comprimento: 5m; altura: 2,25; largura: 2,54;
Blindagem: até 19mm
Motor: Hercules JXD 6 cilindros desenvolvendo 110hp
Performance: velocidade máxima: 90km/h; alcance: 563km
Armamento: uma arma de 37mm, uma metralhadora .30 e outra .50

terça-feira, 13 de julho de 2010

Metralhadora Hotchkiss M1922


A metralhadora Hotchkiss M1922 era produzida pela empresa francesa Hotchkiss et Cie. Essa metralhadora foi utilizada pela Tchecoslováquia, França, Grécia, República da China, Espanha e Reino Unido. Sua razão de fogo podia ser ajustada e era projetada para utilizar diversas medidas de calibres.


Especificações da Hotchkiss M1922

Comprimento: 1216mm
Comprimento do cano: 600mm
Ação: operada a gás
Razão de fogo: 450 tiros por minuto
Alimentação: pente de 20 cartuchos ou fita 15, 24 ou 30 cartuchos
Peso: 8,4kg (9,6kg na versão alimentada por fita)
Calibres: 8x50R Lebel, .303 British, 7x57 Mauser e 7.92x57

segunda-feira, 12 de julho de 2010

BL 7,2 inch Howitzer MkI


O BL 7,2 inch Howitzer MKI foi o primeiro de uma série de peças de artilharia que foi inicialmente desenvolvido na Inglaterra no início da Segunda Guerra. O 7,2 não era um modelo novo mas um novo projeto feito em cima do modelo de 8 polegadas da Primeira Guerra Mundial. Essa arma foi uma medida tapa buracos adotada na emergência de se conseguir peças de artilharia pesadas no início da guerra.

Apesar delas terem sido concebidas emergencialmente, elas se sairam tão bem que foram utilizadas pelos Britânicos até o fim da guerra fornecendo fogo pesado para as tropas britânicas e para as tropas da Commonwealth. Cerca de dez homens eram empregados para utilizar a arma.


Especificações do BL 7,2 inch Howitzer MKI

Peso: 10,1 toneladas
Dimensões: comprimento: 7,7m; largura: 2,7m; altura: 1,3m
Calibre: 182,9mm (7,2 polegadas)
Velocidade inicial do projétil: 517m/s
Alcance máximo: 15,500m
Cartucho: 92kg

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Metralhadora Degtyaryov


A Ruchnoy Pulemyot Degtyaryov Pekhotny ou DP era uma metralhadora leve de fácil fabricação (as primeiras não tinham mais que 80 peças) e podia ser produzida até por trabalhadores amadores. Era uma metralhadora muito resistente a sujeira. Em seus testes ela era enterrada na lama e na areia e mesmo assim ela era capaz de continuar funcionando. A desvantagem da DP era seu bipé que não era forte e quebrava facilmente. Outro problema era recarregar a arma, o que levava muito tempo. Por outro lado, a baixa razão de fogo da DP reduzia o risco do superaquecimento do cano da arma.


Apelidada de "Record Player", a DP tinha fama de ser uma efetiva arma leve de suporte. A DP foi substituída na década de 50 pela RDP e na década de 60 ela ja havia perdido todo seu espaço na União Soviética para a PK.

Na Guerra de Inverno e na Guerra da Continuação ele foi capturada e utilizada pelos finlandeses que a apelidaram de Emma. No verão de 1944 o Exército Finlandês tinha cerca de 9.000 DP capturadas em uso nas suas linhas de frente. Cerca de 795.000 DP foram produzidas.


Especificações da DP

Calibre: 7,62x54mm
Peso
: 9,12kg

Comprimento
: 1.270mm

Comprimento do cano: 604mm
Razão de fogo
: entre 500 e 600 tiros por minuto

Velocidade inicial do projétil: 840m/s
Alcance efetivo: 800m
Ação: operada a gás
Alimentação: tambor de 47 cartuchos

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Dodge WC54

Veículo do Signal Corps dos E.U.A..

O Dodge WC54 3/4 Ton 4x4 foi desenvolvido durante a Segunda Guerra e foi utilizado como a principal ambulância do Exército Americano entre 1942 e 1945. O WC54 foi desenvolvido para substituir o WC9, o WC18 e o WC 27.

Baseado no chassi do Dodge "Beep" 3/4 Ton, ele tinha um distância entre eixos maior e a suspensão foi ajustada para deixá-lo mais macio. O corpo era produzido pela Wayne Body. Havia espaço para o motorista, o médico e mais quatro ou sete pacientes. Até quatro pacientes podiam ser carregados quando macas eram utilizadas. O WC54 tinha um sistema de aquecimento para o conforto dos pacientes. Havia uma escada dobrável na traseira do veículo para facilitar o acesso dos pacientes e médicos.


Entre 1942 e 1945 a produção total da série T214 foi de 255.173 unidades. Desses, 22.857 foram utilizados como ambulâncias. A Força Expedicionária Brasileira utilizou cerca de 30 WC54 junto do seu Batalhão de Saúde.


Especificações do Dodge WC54 Model T214

Motor: Dodge T214, 6 cilindros, 92bhp
Transmissão: 5 marchas
Dimensões: comprimento: 4,93m; largura: 1,90m; altura: 2,29m; entre eixos: 3,07m
Performance: velocidade máxima: 86km/h
Peso: 2.680kg

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Austin K2


O Austin K2 era um ambulância militar britânica produzida pela Austin Motor Company. A parte traseira era produzida pela Mann Egerton e podia comportar 10 pessoas sentadas ou 4 pessoas deitadas em macas. 13 mil ambulâncias Austin K2 foram produzidas e calcula-se que 50 existam hoje em dia. O chassi produzido pela Austin era tambem utilizado em veículos da Morris e da Bedford. O Austin k2 é muito lembrado por ter uma caixa de marchas que precisava ser "entendida". Uma vez que ela fosse controlada ela mostrava um bom serviço. O Austin K2 era popular não só nos países da Commonwealth mas também entre as tropas americanas.

Especificações do Austin K2

Tripulação: 2
Peso: 7,75 toneladas
Dimensões: comprimento: 5,49m; largura: 2,21m; altura: 2,79m
Motor: Austin 6 cilindros, 3462cc, desenvolvendo 60hp
Performance: velocidade máxima: 80km/h

domingo, 16 de maio de 2010

Humber


O carro leve de reconhecimento Humber, também chamado de Ironside, era um veículo blindado construído pelos Ingleses durante a Segunda Guerra. Era produzido pela Rootes Group e foi desenvolvido a partir do chassi do 4x4 Humber Heavy Utility. Entre 1940 e 1943 cerca de 3.600 foram produzidos.

O veículo foi utilizado por batalhões de reconhecimento na Tunísia e na Europa. Três Humbers foram modificados para a Família Real Britânica e para os Ministros. Após a guerra alguns continuaram a ser utilizados pelos Britânicos no Extremo Oriente e na Índia.

As variações do Mk I, que tinha o teto aberto, foram o Mk II que recebeu um teto blindado e uma torre com uma metralhadora , o Mk III que era 4x4 e semelhante ao Mk II e o Mk IIIA que tinha pontos de observação adicionais.

Especificações do Humber

Tripulação: 3
Blindagem: até 12mm
Peso: Mk I: 2,8 toneladas; Mk II 3 toneladas
Dimensões: comprimento: 4,37m; largura: 1,88m; altura: 2,08m
Motor: movido a gasolina/ 80-87hp
Alcance: 180km
Velocidade: 72km/h
Armamento: um rifle antitanque Boys e uma metralhadora de 7,7mm Bren

sábado, 8 de maio de 2010

MAB Model D


A pistola Model D era produzida pela Manufacture d'Armes de Bayonne entre 1933 e 1963 e era baseada na pistola belga Browning FN. A MAB D foi projetada em cima da MAB C, que tem muitas partes em comum mas era uma pequena pistola direcionada para o uso de civis enquanto que a MAB D era maior e direcionada para o uso policial e militar.

Após a ocupação alemã a pistola passou a ser utilzada pela Wehrmacht e muitas eram marcadas com símbolos alemães. Após a guerra a pistola foi utilizada na Indochina e na França foi utilizada por diversas agências do governo.

Especificações da MAB Model D

Tipo: pistola semiautomática
Peso: 0,76kg
Comprimento: 178mm
Comprimento do cano: 101mm
Calibre: 7,65x17mm
Velocidade inicial do projétil: 213m/s
Alimentação: pente de 9 cartuchos

sábado, 1 de maio de 2010

Pistolet Modèle 1935


A Pistolet Automatique Modèle 1935A era uma pistola semiautomática desenvolvida por Charles Petter, um antigo capitão do Exército Frânces e engenheiro da Sociéte Alsacienne e Constructions Mécaniques de Cholet. A Modèle 35 foi utilizada pelos franceses em diversas guerras. Sua produção se iniciou em 1937 mas em 1938 ela foi redesenhada para simplificar sua fabricação e em 1939 ela foi entregue ao Exército Frânces.

A MAS (Manufacture d'armes de Saint-Étiene), que era responsável pela maior parte de sua produção, redesenhou o projeto para facilitar a produção e sua versão foi chamada de Modèle 1935S. A companhia Switzerland's Schweizerische Industrie Gesellschaft comprou o direito de produzr a arma em 1937 e a partir dela desenvolveu a SIG P210. A Modèle 1935A foi utilizada pela polícia e pelo exército até 1950 quando foi substituída pela MAC Mle 1950.

Especificações da Modèle 1935A

Tipo: pistola semiautomática
Calibre: 7,65mm
Comprimento: 188mm
Peso: 730 gramas
Velocidade inicial do projétil: 304m/s
Alimentação: pente de 8 cartuchos

domingo, 25 de abril de 2010

Breda 30


O Fucile Mitragliatore Breda 30 foi a metralhadora padrão do Exército Italiano durante a Segunda Guerra. A Breda 30 é lembrada como uma arma ruim pois tinha uma baixa razão de fogo e usava o fraco cartucho 6,5x52mm. A arma era alimentada por um pente que se encaixava ao lado dela.

A arma tinha um mecanismo de lubrificação que molhava em óleo cada cartucho que entrava na câmara e isso causava o aquecimento do cano rapidamente, fazendo com que a munição disparasse antes de estar totalmente na câmara.

Algumas Bredas foram convertidas em M37, que utilizava o cartucho de 7-35mm, mas as conversões nunca chegaram a um grande número devido a problemas industriais. A Breda 30 ficou em serviço entre 1930 e 1945.


Especificações da Breda 30

Tipo: metralhadora leve
Comprimento: 1.230mm
Comprimento do cano: 450mm
Peso: 10,6kg
Cartucho: 6,5x52mm Mannlicher-Carcano
Razão de fogo: 500 tiros por minuto
Velocidade inicial do projétil: 630m/s
Alcance efetivo: 800m
Alcance máximo: 3.000m
Alimentação: Pente de 20 cartuchos

domingo, 11 de abril de 2010

21cm K 12 (E)


Utilizado na Segunda Guerra Mundial e projetado pela Krupp para substituir a Paris Gun que foi utilizada na Primeira Guerra Mundial, o 21cm Kanone 12 Eisenbahnlafette foi desenvolvido entre 1935 e 1938. A arma era montada entre duas carretas e tinha um sistema de recuo hidropneumático. Para ser transportada a arma era desconectada de seu sistema de recuo e como o cano do canhão era muito comprido ele necessitava de um apoio externo para não se dobrar com seu peso. A primeira arma ficou pronta em 1938 e foi entregue ao Exército Alemão em Março. Dois canhões destes modelos foram construídos, o K 12 N (E) e o K 12 V (E). As armas passaram a guerra junto da Artillerie-Batterie 701 ao longo da costa francesa no Canal da Mancha.

Especificações 21cm K 12 V (E)

Peso: 302 toneladas
Comprimento: 41,3 metros
Comprimento do cano: 33,3 metros
Calibre: 21 centímetros
Elevação: 25º - 55º
Velocidade inicial do projétil: 1.500 metros por segundo
Alcance efetivo: 45.000 metros
Alcance máximo: 115.000 metros

quinta-feira, 8 de abril de 2010

ZiS-30


O ZiS-30 era uma arma antitanque autopropulsada construída para o Exército Soviético em 1941. Eles eram ótimos veículos, eram conversões do T-20 Komsomolets, mas sua produção foi limitada devido ao número de Komsomolets que ainda estavam em uso. O ZiS-30 foi um dos poucos projetos desenvolvidos na União Soviética logo após a Operação Barbarossa, em 1941. Cerca de cem foram produzidos pois faltavam chassis e canhões ZiS-2. O canhão ZiS-2 era montado no chassi de um T-20.

Especificações do ZiS-30

Dimensões: comprimento: 3,45m; largura: 1,86m
Blindagem: entre 7mm e 10mm
Motor: GAZ-M de 4 cilindros desenvolvendo 50hp
Performance: velocidade máxima: 40km/h; alcance: 250km
Armamento: uma arma de 57mm ZiS-2 e uma metralhadora DT de 7,62mm

quinta-feira, 25 de março de 2010

Blohm & Voss BV 238

BV 238 V1 em Junho de 1944.

O hidroavião Blohm & Voss BV 238 foi o avião mais pesado a voar quando decolou pela primeira vez em Abril de 1944 e fisicamente, foi a maior aeronave produzida por um dos países que constituíam o Eixo. O seu protótipo, BV 238 V1, voou em 11 de Março de 1944 e era equipado com seis motores Daimler-Benz 603 V12 com cilindros invertidos.


O único BV 238 completado afundou após um ataque de três Mustangs P-51 do 361º Grupo de Caças dos Estados Unidos quando estava ancorado em Schaal Lake, em Setembro de 1944. A construção de mais duas aeronaves deste modelo foi iniciada mas elas nunca foram completadas.


Chamado de Detroit Miss, o Mustang que liderou o ataque que destruiu o BV 238 era pilotado pelo ás americano Ben Drew. Drew, até ser contactado pela BBC em 1974, acreditou que havia afundado um BV 222 Wiking.

Um protótipo construído na escala de ¼ do BV 238, chamado de FGP 227, foi utilizado para testes durante o desenvolvimento do avião mas no seu primeiro voo ele fez um aterrisagem forçada e acabou fornecendo nada de novo ao programa.


Especificações do Blohm & Voss BV 238

Tipo
: hidroavião
de transporte
Tripulação: 12
Motor: 6 motores Daimler-Benz DB 603G de 12 cilindros em linha desenvolvendo 1.900hp cada
Dimensões: envergadura:60,17m (57,75m no protótipo V1); comprimento: 43,36m; altura: 12,8m; área da asa: 363m²
Performance: velocidade máxima: 425km/h; velocidade de cruzeiro: 355km/h; alcance: 7.200km; teto operacional: 7.200 metros; razão de subida: 220 metros por minuto
Pesos
: vazio: 54.700kg; máximo na decolagem: 100.000kg

terça-feira, 16 de março de 2010

Handley Page 75 Manx


Projetada por Handley Page, o H.P. 75 Manx voou pela primeira vez em 11 de Junho de 1943. A aeronave chamava atenção devido a falta de uma cauda e de ser propulsada ao invés de tracionada, como é o mais comum nos aviões. Outro diferente detalhe eram os trens de pouso, enquanto o trem de pouso do nariz era fixo, os outros eram retráteis.

O Manx foi construído para participar em programas de pesquisas que investigavam problemas associados a aeronaves que não tinham cauda. O estabilizador vertical e os elevons, que controlam os movimentos de rolagem e arfagem, localizavam-se nas asas.


O Manx foi construído pela Dart Aircraft. Diversos problemas atrasaram o desenvolvimento da aeronave e após ter sido entregue, em 1939, ele teve de ser reprojetado por que era muito pesado e tinha problemas estruturais. Os testes começaram em 1940 mas inspeções descobriram diversos problemas de deterioração na estrutura das asas. Estes e futuros problemas atrasaram o seu voo de estréia até 1943. Algumas fontes citam o dia 11 de Junho como o primeiro voo enquanto que outras citam o dia 25 do mesmo mês. O primeiro teste foi cancelado cedo por que a capota foi perdida mas o piloto conseguiu aterrisar o avião em segurança. O Manx acumulou apenas 17 horas de voo em cerca de 30 voos de teste até o fim de seus testes em Abril de 1946. O único exemplar construído foi desmanchado em 1952.


Especificações do Handley Page H.P. 75 Manx

Tipo: experimental
Tripulação: 2 (piloto e observador)
Motor: 2 motores em linha de Havilland Gipsy Major, 140hp cada
Dimensões: envergadura: 12,2m; comprimento: 5,5m; área da asa: 22,8m²
Performance: teto: 4.575 metros; velocidade de cruzeiro: 240km/h
Pesos
: vazio: 1.361kg; carregado: 1.814kg

Armamento: nenhum

segunda-feira, 15 de março de 2010

Blohm & Voss BV 138


O Blohm & Voss BV 138 Seedrache (Dragão Marinho, mas apelidado de Holzschuh, Tamanco Voador) foi construído entre 1938 e 1943. Era um trimotor que voou pela primeira vez em 15 de Julho de 1937. Os primeiros protótipos, do BV 138 A-01 até o BV 138 A-06, utilizaram vários motores que variavam entre 650hp e 1.000hp. A primeira versão padrão, BV 138 B-1, utilizava motores Junkers Jumo movidos a diesel, que apesar de eficientes, tornavam o avião lento.

A aeronave tinha uma estranha aparência com sua cauda dupla e seus três motores, além das torres de combate localizadas na proa, popa e mais uma atrás do motor central. O primeiro das 227 variantes BV 138 C-1, entrou em serviço em Março de 1941. Alguns dos BV 138 eram equipados com o radar Fug 200 para missões contra navios ou submarinos e outros eram convertidos para desativarem minas, como o BV 138 MS (Minensuch), que carregava um dispositivo de neutralização de campos magnéticos ao invés de armamentos. Nenhum BV 138 sobreviveu a guerra em completo estado.


25 BV 138 A-1 foram construídos, 27 BV 138 B-1 com flutuadores e fuselagem reforçada foram construídos além de 227 BV 138 C-1 com estrutura reforçada e mais armamento foram produzidos. Dos 227 C-1, 164 foram produzidos com maior espaço para bombas, sendo capazes de carregar o dobro delas. Essas versões foram mais tarde chamadas de BV 138C-1/U1. Alguns B-1 também foram convertidos para U1. Os tripulantes dividiam-se entre piloto, navegador, operador de rádio e três artilheiros.

Tipo: avião de reconhacimento de longo alcance
Tripulação: 6
Motor: 3 motores Junkers Jumo 205D desenvolvendo 880hp cada
Dimensões: envergadura: 26,93m; comprimento: 19,85m; altura: 5,9m; área da asa: 111,9m²
Performance: velocidade máxima: 280km/h; alcance: 4.000km; teto: 5.000 metros; razão de subida: 220 metros por minuto
Pesos
: vazio: 8.100kg; carregado: 14.700kg

Armamento: 2 canhões MG 151 de 20mm, uma metralhadora MG 131 de 13mm e 3 metralhadoras MG 15 de 7,92mm, 3 bombas de 50kg ou duas cargas de profundidade de 150kg, e na versão U-1, 6 bombas de 50kg ou 4 cargas de profundidade de 150kg

domingo, 14 de março de 2010

Bloch MB.162




O Bloch MB.162 era um avião Francês quadrimotor desenvolvido pela Société des Avions Marcel Bloch na década de 30 que foi desenvolvido a partir do avião de transporte civil de longo alcance MB.160. O MB.162 foi originalmente desenvolvido como um avião para serviços postais. O primeiro protótipo, MB.162 01, voou pela primeira vez em primeiro de Julho de 1940 mas foi capturado pelos Alemães após o Armistício e foi incorporado a Luftwaffe e utilizado com a Kampfgeschwader 200 em missões especiais e clandestinas. Se tivesse entrado em produção, o MB.162 seria como o B-17, porém mais rápido e menos armado. Apenas uma aeronave foi produzida.

Especificações do Bloch MB.162

Tipo: bombardeiro pesado
Tripulação: 5
Motor: 4 motores radias Gnome-Rhône 14N-48/49 de 14 cilindros resfriado a ar, desenvolvendo 1.100hp cada
Dimensões: envergadura: 28,10m; comprimento: 21,91m; altura: 3,76m; área da asa: 109m²
Performance: velocidade máxima: 480km/h a 5.500 metros de altura; alcance: 2.400km; teto operacional: 9.000 metros
Pesos
: vazio: 11.890kg; carregado: 19.040kg

Armamento: 2 metralhadoras MAC 1934 de 7,5mm localizadas no nariz e em posições ventrais, 2 canhões Hispano-Suiza HS.404 de 20mm na posição ventral e dorsal mais provisão para 3.600kg de bombas

sábado, 13 de março de 2010

Junkers Ju 322 Mammut


Desenvolvido em 1940 pela Junkers, o Junkers Ju 322 Mammut (Mamute) era um planador de transporte construído todo de madeira. O Mammut deveria cumprir o mesmo papel do Messerschmitt Me 321 na possível Invasão da Inglaterra. Originalmente foi estimado que o Mammut carregaria 20.000kg de carga. No seu requerimento era necessário transportar um Panzer IV, um Flak 88, um half-track ou uma arma autopropulsadas, além de soldados, munição e combustível. O Ju 322 carregava quase toda a carga dentro de sua asa. No centro da aeronave localizava-se a cabine do piloto. O avião deveria ter três torres armadas com uma metralhadora de 7,92x57mm.

Durante a construção do primeiro protótipo, Ju 322 V1, problemas foram encontrados com a construção feita toda de madeira. Consequentemente a carga útil do Ju 322 foi diminuída para 16.000kg e mais tarde para 11.000kg. O Ju 322 V1 fez seu primeiro voo em Abril de 1941 rebocado por um Junkers Ju 90. O voo foi um sucesso e projetos de melhoramentos estavam previstos para o Ju 322 V1 mas o Ministério Alemão do Ar considerou o projeto pobre e o cancelou em Maio de 1941. Seguindo o cancelamento do projeto, o Junkers Ju 322 V1 e V2 foram desmanchados junto com mais 98 que estavam parcialmente completos.

Especificações do Junkers Ju 322 Mammut

Tipo: planador de transporte
Pesos: carga útil: 11.000kg
Dimensões: envergadura: 62m; comprimento: 30,25m

quarta-feira, 10 de março de 2010

Blackburn Botha


Em Setembro de 1935 o Ministério Britânico do Ar emitiu uma especificação para uma aeronave de reconhecimento e de bombardeio para três tripulantes e que fosse bimotor. Dois projetos foram aceitos, o Blackburn Botha e o Type 152 (mais tarde chamado de Beaufort) da Bristol. Ambos deveriam utilizar o motor Perseus. Mais tarde o Ministério do Ar revisou a especificação e mudou o número de tripulantes para quatro. O aumento de peso requeria um motor mais forte e enquanto a Blackburn recebeu o motor Perseus de 880hp, a Bristol utilizou o motor Taurus de 1.130hp.

Enquanto pedidos eram emitidos para 442 Bothas em 1936, Beauforts também foram ordenados. O primeiro voo do Botha ocorreu no dia 28 de Dezembro de 1938. A RAF recebeu os Bothas em 12 de Dezembro de 1939 e entraram em serviço com o Esquadrão Nº608 em junho 1940. O Blackburn Botha era utilizado em patrulhas costeiras carregando cargas de profundidade de 50kg ou bombas de 110kg.


O Botha, em serviço, provou ser muito fraco e instável o que causou muitas quedas em 1940. Mais tarde a estrutura e o motor foram alvos de mais desenvolvimento mas foi decidido remover o avião de serviço nas linhas de frente. Nessa altura, o Air Staff tomou a errônea decisão de mandar as unidades sobreviventes para unidades de treino o que resultou em mais acidentes. Em 1944 todos Bothas foram retirados de serviço. 580 Bothas foram produzidos.

Especificações do Blackburn B-26 Botha

Tipo: bombardeiro naval
Tripulação: 4
Motor: 2 motores radiais Bristol Perseus de 940hp cada
Dimensões: envergadura: 17,98m; comprimento: 15,58m; altura: 4,46m; área da asa: 48,12m²
Performance: velocidade máxima:401km/h; alcance: 2.044km; teto operacional: 5.335 metros; velocicade de cruzeiro: 341km/h; velocidade de estol: 120km/h
Pesos
: vazio: 5.366kg; máximo na decolagem: 8.369kg

Armamento: 3 metralhadoras de 7,7mm (uma na frente e duas na torre dorsal) e torpedo interno, carga de profundidade ou bombas até 907 kg

sexta-feira, 5 de março de 2010

Blackburn Roc


Desenvolvido pela Blackburn Aircraft Ltd., o Blackburn B-25 Roc foi originalmente construído com flutuadores. O primeiro protótipo caiu mas modificações fizeram os outros três capazes de voar. O primeiro voo ocorreu em 23 de Dezembro de 1938 mas a vida do Roc foi curta pois seu projeto foi logo considerado obsoleto.

O Roc foi desenvolvido a partir do bombardeiro de mergulho Skua e utilizava o mesmo conceito de torre do Boulton Paul Defiant e assim, todas suas 4 metralhadoras Browing de 7,7mm localizavam-se na torre. O baixo poder de fogo (comparado ao Hawker Hurricane) era compensado pela habilidade de atirar para quase todas as direções. Na prática, o peso da torre deixou o avião muito lento e antes mesmo da produção começar o Ministério do Ar decidiu que ele seria melhor utilizado como um avião de treinamento. Apesar da Blackburn ter projetado o Roc, quem produziu os 136 aviões foi a Boulton Paul e o Roc, apesar de ser diferente e precisar de uma linha de montagem diferente, utilizava a mesma torre do Defiant.

Projetado para ser utilizado em porta-aviões, o Roc acabou servindo em aeródromos da Fleet Air Arm entre Fevereiro de 1940 e Agosto de 1941. Durante a Campanha Aliada na Noruega um pequeno contingente de Blackburn Rocs serviu no porta-aviões HMS Ark Royal junto dos esquadrões 800 e 803. O Roc também serviu em missões sobre o Canal da Mancha durante a evacuação de Dunquerque.

O Roc serviu como avião de treinamento até 1943 quando foi retirado de serviço. Mas em 1944 quatro Rocs serviram no HMS Daedalous e suas torres foram utilizadas para defesa antiaérea. A única vitória do Roc foi confirmada no dia 28 de Maio de 1940 quando um Roc acompanhado de dois Skuas derrubou um dos Junkers Ju 88 que atacavam um comboio.

Especificações do Blackburn B-25 Roc

Tipo: caça/bombardeiro de mergulho
Tripulação: 2
Motor: um motor radial Bristol Perseus XII desenvolvendo 890hp
Dimensões: envergadura: 14,02m; comprimento: 10,85m; altura: 3,68m; área da asa: 28,8m²
Performance: velocidade máxima: 359km/h a 10.000 metros de altura; alcance: 1.304km; razão de subida: 7,6m/s
Pesos
: vazio: 2.782kg; carregado: 3.614kg

Armamento: 4 metralhadoras Browing de 7,7mm e 8 bombas de 14kg