BV 238 V1 em Junho de 1944.
O hidroavião Blohm & Voss BV 238 foi o avião mais pesado a voar quando decolou pela primeira vez em Abril de 1944 e fisicamente, foi a maior aeronave produzida por um dos países que constituíam o Eixo. O seu protótipo, BV 238 V1, voou em 11 de Março de 1944 e era equipado com seis motores Daimler-Benz 603 V12 com cilindros invertidos.
O único BV 238 completado afundou após um ataque de três Mustangs P-51 do 361º Grupo de Caças dos Estados Unidos quando estava ancorado em Schaal Lake, em Setembro de 1944. A construção de mais duas aeronaves deste modelo foi iniciada mas elas nunca foram completadas.
Chamado de Detroit Miss, o Mustang que liderou o ataque que destruiu o BV 238 era pilotado pelo ás americano Ben Drew. Drew, até ser contactado pela BBC em 1974, acreditou que havia afundado um BV 222 Wiking.
Um protótipo construído na escala de ¼ do BV 238, chamado de FGP 227, foi utilizado para testes durante o desenvolvimento do avião mas no seu primeiro voo ele fez um aterrisagem forçada e acabou fornecendo nada de novo ao programa.
Especificações do Blohm & Voss BV 238
Tipo: hidroavião de transporte
Tripulação: 12
Motor: 6 motores Daimler-Benz DB 603G de 12 cilindros em linha desenvolvendo 1.900hp cada
Dimensões: envergadura:60,17m (57,75m no protótipo V1); comprimento: 43,36m; altura: 12,8m; área da asa: 363m²
Performance: velocidade máxima: 425km/h; velocidade de cruzeiro: 355km/h; alcance: 7.200km; teto operacional: 7.200 metros; razão de subida: 220 metros por minuto
Pesos: vazio: 54.700kg; máximo na decolagem: 100.000kg
quinta-feira, 25 de março de 2010
Blohm & Voss BV 238
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terça-feira, 16 de março de 2010
Handley Page 75 Manx
Projetada por Handley Page, o H.P. 75 Manx voou pela primeira vez em 11 de Junho de 1943. A aeronave chamava atenção devido a falta de uma cauda e de ser propulsada ao invés de tracionada, como é o mais comum nos aviões. Outro diferente detalhe eram os trens de pouso, enquanto o trem de pouso do nariz era fixo, os outros eram retráteis.
O Manx foi construído para participar em programas de pesquisas que investigavam problemas associados a aeronaves que não tinham cauda. O estabilizador vertical e os elevons, que controlam os movimentos de rolagem e arfagem, localizavam-se nas asas.
O Manx foi construído pela Dart Aircraft. Diversos problemas atrasaram o desenvolvimento da aeronave e após ter sido entregue, em 1939, ele teve de ser reprojetado por que era muito pesado e tinha problemas estruturais. Os testes começaram em 1940 mas inspeções descobriram diversos problemas de deterioração na estrutura das asas. Estes e futuros problemas atrasaram o seu voo de estréia até 1943. Algumas fontes citam o dia 11 de Junho como o primeiro voo enquanto que outras citam o dia 25 do mesmo mês. O primeiro teste foi cancelado cedo por que a capota foi perdida mas o piloto conseguiu aterrisar o avião em segurança. O Manx acumulou apenas 17 horas de voo em cerca de 30 voos de teste até o fim de seus testes em Abril de 1946. O único exemplar construído foi desmanchado em 1952.
Especificações do Handley Page H.P. 75 Manx
Tipo: experimental
Tripulação: 2 (piloto e observador)
Motor: 2 motores em linha de Havilland Gipsy Major, 140hp cada
Dimensões: envergadura: 12,2m; comprimento: 5,5m; área da asa: 22,8m²
Performance: teto: 4.575 metros; velocidade de cruzeiro: 240km/h
Pesos: vazio: 1.361kg; carregado: 1.814kg
Armamento: nenhum
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segunda-feira, 15 de março de 2010
Blohm & Voss BV 138
O Blohm & Voss BV 138 Seedrache (Dragão Marinho, mas apelidado de Holzschuh, Tamanco Voador) foi construído entre 1938 e 1943. Era um trimotor que voou pela primeira vez em 15 de Julho de 1937. Os primeiros protótipos, do BV 138 A-01 até o BV 138 A-06, utilizaram vários motores que variavam entre 650hp e 1.000hp. A primeira versão padrão, BV 138 B-1, utilizava motores Junkers Jumo movidos a diesel, que apesar de eficientes, tornavam o avião lento.
A aeronave tinha uma estranha aparência com sua cauda dupla e seus três motores, além das torres de combate localizadas na proa, popa e mais uma atrás do motor central. O primeiro das 227 variantes BV 138 C-1, entrou em serviço em Março de 1941. Alguns dos BV 138 eram equipados com o radar Fug 200 para missões contra navios ou submarinos e outros eram convertidos para desativarem minas, como o BV 138 MS (Minensuch), que carregava um dispositivo de neutralização de campos magnéticos ao invés de armamentos. Nenhum BV 138 sobreviveu a guerra em completo estado.
25 BV 138 A-1 foram construídos, 27 BV 138 B-1 com flutuadores e fuselagem reforçada foram construídos além de 227 BV 138 C-1 com estrutura reforçada e mais armamento foram produzidos. Dos 227 C-1, 164 foram produzidos com maior espaço para bombas, sendo capazes de carregar o dobro delas. Essas versões foram mais tarde chamadas de BV 138C-1/U1. Alguns B-1 também foram convertidos para U1. Os tripulantes dividiam-se entre piloto, navegador, operador de rádio e três artilheiros.
Tipo: avião de reconhacimento de longo alcance
Tripulação: 6
Motor: 3 motores Junkers Jumo 205D desenvolvendo 880hp cada
Dimensões: envergadura: 26,93m; comprimento: 19,85m; altura: 5,9m; área da asa: 111,9m²
Performance: velocidade máxima: 280km/h; alcance: 4.000km; teto: 5.000 metros; razão de subida: 220 metros por minuto
Pesos: vazio: 8.100kg; carregado: 14.700kg
Armamento: 2 canhões MG 151 de 20mm, uma metralhadora MG 131 de 13mm e 3 metralhadoras MG 15 de 7,92mm, 3 bombas de 50kg ou duas cargas de profundidade de 150kg, e na versão U-1, 6 bombas de 50kg ou 4 cargas de profundidade de 150kg
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domingo, 14 de março de 2010
Bloch MB.162
O Bloch MB.162 era um avião Francês quadrimotor desenvolvido pela Société des Avions Marcel Bloch na década de 30 que foi desenvolvido a partir do avião de transporte civil de longo alcance MB.160. O MB.162 foi originalmente desenvolvido como um avião para serviços postais. O primeiro protótipo, MB.162 01, voou pela primeira vez em primeiro de Julho de 1940 mas foi capturado pelos Alemães após o Armistício e foi incorporado a Luftwaffe e utilizado com a Kampfgeschwader 200 em missões especiais e clandestinas. Se tivesse entrado em produção, o MB.162 seria como o B-17, porém mais rápido e menos armado. Apenas uma aeronave foi produzida.
Especificações do Bloch MB.162
Tipo: bombardeiro pesado
Tripulação: 5
Motor: 4 motores radias Gnome-Rhône 14N-48/49 de 14 cilindros resfriado a ar, desenvolvendo 1.100hp cada
Dimensões: envergadura: 28,10m; comprimento: 21,91m; altura: 3,76m; área da asa: 109m²
Performance: velocidade máxima: 480km/h a 5.500 metros de altura; alcance: 2.400km; teto operacional: 9.000 metros
Pesos: vazio: 11.890kg; carregado: 19.040kg
Armamento: 2 metralhadoras MAC 1934 de 7,5mm localizadas no nariz e em posições ventrais, 2 canhões Hispano-Suiza HS.404 de 20mm na posição ventral e dorsal mais provisão para 3.600kg de bombas
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sábado, 13 de março de 2010
Junkers Ju 322 Mammut
Desenvolvido em 1940 pela Junkers, o Junkers Ju 322 Mammut (Mamute) era um planador de transporte construído todo de madeira. O Mammut deveria cumprir o mesmo papel do Messerschmitt Me 321 na possível Invasão da Inglaterra. Originalmente foi estimado que o Mammut carregaria 20.000kg de carga. No seu requerimento era necessário transportar um Panzer IV, um Flak 88, um half-track ou uma arma autopropulsadas, além de soldados, munição e combustível. O Ju 322 carregava quase toda a carga dentro de sua asa. No centro da aeronave localizava-se a cabine do piloto. O avião deveria ter três torres armadas com uma metralhadora de 7,92x57mm.
Durante a construção do primeiro protótipo, Ju 322 V1, problemas foram encontrados com a construção feita toda de madeira. Consequentemente a carga útil do Ju 322 foi diminuída para 16.000kg e mais tarde para 11.000kg. O Ju 322 V1 fez seu primeiro voo em Abril de 1941 rebocado por um Junkers Ju 90. O voo foi um sucesso e projetos de melhoramentos estavam previstos para o Ju 322 V1 mas o Ministério Alemão do Ar considerou o projeto pobre e o cancelou em Maio de 1941. Seguindo o cancelamento do projeto, o Junkers Ju 322 V1 e V2 foram desmanchados junto com mais 98 que estavam parcialmente completos.
Especificações do Junkers Ju 322 Mammut
Tipo: planador de transporte
Pesos: carga útil: 11.000kg
Dimensões: envergadura: 62m; comprimento: 30,25m
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quarta-feira, 10 de março de 2010
Blackburn Botha
Em Setembro de 1935 o Ministério Britânico do Ar emitiu uma especificação para uma aeronave de reconhecimento e de bombardeio para três tripulantes e que fosse bimotor. Dois projetos foram aceitos, o Blackburn Botha e o Type 152 (mais tarde chamado de Beaufort) da Bristol. Ambos deveriam utilizar o motor Perseus. Mais tarde o Ministério do Ar revisou a especificação e mudou o número de tripulantes para quatro. O aumento de peso requeria um motor mais forte e enquanto a Blackburn recebeu o motor Perseus de 880hp, a Bristol utilizou o motor Taurus de 1.130hp.
Enquanto pedidos eram emitidos para 442 Bothas em 1936, Beauforts também foram ordenados. O primeiro voo do Botha ocorreu no dia 28 de Dezembro de 1938. A RAF recebeu os Bothas em 12 de Dezembro de 1939 e entraram em serviço com o Esquadrão Nº608 em junho 1940. O Blackburn Botha era utilizado em patrulhas costeiras carregando cargas de profundidade de 50kg ou bombas de 110kg.
O Botha, em serviço, provou ser muito fraco e instável o que causou muitas quedas em 1940. Mais tarde a estrutura e o motor foram alvos de mais desenvolvimento mas foi decidido remover o avião de serviço nas linhas de frente. Nessa altura, o Air Staff tomou a errônea decisão de mandar as unidades sobreviventes para unidades de treino o que resultou em mais acidentes. Em 1944 todos Bothas foram retirados de serviço. 580 Bothas foram produzidos.
Especificações do Blackburn B-26 Botha
Tipo: bombardeiro naval
Tripulação: 4
Motor: 2 motores radiais Bristol Perseus de 940hp cada
Dimensões: envergadura: 17,98m; comprimento: 15,58m; altura: 4,46m; área da asa: 48,12m²
Performance: velocidade máxima:401km/h; alcance: 2.044km; teto operacional: 5.335 metros; velocicade de cruzeiro: 341km/h; velocidade de estol: 120km/h
Pesos: vazio: 5.366kg; máximo na decolagem: 8.369kg
Armamento: 3 metralhadoras de 7,7mm (uma na frente e duas na torre dorsal) e torpedo interno, carga de profundidade ou bombas até 907 kg
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sexta-feira, 5 de março de 2010
Blackburn Roc
Desenvolvido pela Blackburn Aircraft Ltd., o Blackburn B-25 Roc foi originalmente construído com flutuadores. O primeiro protótipo caiu mas modificações fizeram os outros três capazes de voar. O primeiro voo ocorreu em 23 de Dezembro de 1938 mas a vida do Roc foi curta pois seu projeto foi logo considerado obsoleto.
O Roc foi desenvolvido a partir do bombardeiro de mergulho Skua e utilizava o mesmo conceito de torre do Boulton Paul Defiant e assim, todas suas 4 metralhadoras Browing de 7,7mm localizavam-se na torre. O baixo poder de fogo (comparado ao Hawker Hurricane) era compensado pela habilidade de atirar para quase todas as direções. Na prática, o peso da torre deixou o avião muito lento e antes mesmo da produção começar o Ministério do Ar decidiu que ele seria melhor utilizado como um avião de treinamento. Apesar da Blackburn ter projetado o Roc, quem produziu os 136 aviões foi a Boulton Paul e o Roc, apesar de ser diferente e precisar de uma linha de montagem diferente, utilizava a mesma torre do Defiant.
Projetado para ser utilizado em porta-aviões, o Roc acabou servindo em aeródromos da Fleet Air Arm entre Fevereiro de 1940 e Agosto de 1941. Durante a Campanha Aliada na Noruega um pequeno contingente de Blackburn Rocs serviu no porta-aviões HMS Ark Royal junto dos esquadrões 800 e 803. O Roc também serviu em missões sobre o Canal da Mancha durante a evacuação de Dunquerque.
O Roc serviu como avião de treinamento até 1943 quando foi retirado de serviço. Mas em 1944 quatro Rocs serviram no HMS Daedalous e suas torres foram utilizadas para defesa antiaérea. A única vitória do Roc foi confirmada no dia 28 de Maio de 1940 quando um Roc acompanhado de dois Skuas derrubou um dos Junkers Ju 88 que atacavam um comboio.
Especificações do Blackburn B-25 Roc
Tipo: caça/bombardeiro de mergulho
Tripulação: 2
Motor: um motor radial Bristol Perseus XII desenvolvendo 890hp
Dimensões: envergadura: 14,02m; comprimento: 10,85m; altura: 3,68m; área da asa: 28,8m²
Performance: velocidade máxima: 359km/h a 10.000 metros de altura; alcance: 1.304km; razão de subida: 7,6m/s
Pesos: vazio: 2.782kg; carregado: 3.614kg
Armamento: 4 metralhadoras Browing de 7,7mm e 8 bombas de 14kg
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segunda-feira, 1 de março de 2010
Blackburn Skua
Desenvolvido após uma especificação do Ministério do Ar, o Blackburn Skua era um monoplano de asa baixa construído de metal com cockpit fechado e trens de pouso retráteis. Sua performance como avião de caça era comprometida por seu fraco motor, o que resultava numa baixa velocidade. Chegava a 362km/h mas ao ser comparado com outros aviões da época, como o Messerschmitt Bf 109 que chegava a 467km/h, era uma lenta aeronave. Foi desenvolvido na década de 30 e viu serviço nos primeiros estágios da Segunda Guerra.
Os Skuas tem o crédito da primeira morte confirmada por uma aeronave Britânica: um bombardeiro Dornier Do 18 foi derrubado no Mar do Norte no dia 26 de Setembro de 1939 por três Skuas do 803 Naval Air Squadron que decolaram do porta-aviões HMS Ark Royal. Durante a Invasão da Noruega o crusador alemão Königsberg foi afundado por 16 Skuas comandados por William Lucy. Esse foi o primeiro grande navio a ser afundado por bombardeiros de mergulho mas quando os Skuas dos esquadrões 800 e 803 foram enviados numa tentativa de bombardiar o cruzador de batalha alemão Scharnhorst em 13 de Julho de 1940, das 15 aeronaves enviadas, 8 foram derrubadas.
Apesar de se sair bem contra bombardeiros na Noruega e no Mediterrâneo, o Skua sofria grandes baixas quando confrontado por caças modernos e assim acabou retirado dos serviços de linha de frente em 1941. A aeronave foi largamente substituída pelo Fairey Fulmar que tinha mais armamento e era cerca de 80km/h mais rápido.
Especificações do Blackburn Skua MK. II
Tipo: caça/bombardeiro de merguho
Tripulação: 2
Motor: um motor radial Bristol Perseus XII desenvolvendo 905hp
Dimensões: envergadura: 14,1m; comprimento: 10,8m; altura: 4,3m; área da asa: 29m² Performance: velocidade máxima: 360km/h a 2.000 metros; alcance: 1.300km; teto operacional: 6.150 metros
Pesos: vazio: 2.490kg; carregado: 3.730kg
Armamento: 4 metralhadoras Browing de 7,7mm, uma metralhadora Lewis ou Vickers K montada no cockpit traseiro, uma bomba de 227kg ou uma bomba de 113kg mais 4 bombas de 18kg ou 8 bombas de 9kg
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