terça-feira, 16 de março de 2010
Handley Page 75 Manx
Projetada por Handley Page, o H.P. 75 Manx voou pela primeira vez em 11 de Junho de 1943. A aeronave chamava atenção devido a falta de uma cauda e de ser propulsada ao invés de tracionada, como é o mais comum nos aviões. Outro diferente detalhe eram os trens de pouso, enquanto o trem de pouso do nariz era fixo, os outros eram retráteis.
O Manx foi construído para participar em programas de pesquisas que investigavam problemas associados a aeronaves que não tinham cauda. O estabilizador vertical e os elevons, que controlam os movimentos de rolagem e arfagem, localizavam-se nas asas.
O Manx foi construído pela Dart Aircraft. Diversos problemas atrasaram o desenvolvimento da aeronave e após ter sido entregue, em 1939, ele teve de ser reprojetado por que era muito pesado e tinha problemas estruturais. Os testes começaram em 1940 mas inspeções descobriram diversos problemas de deterioração na estrutura das asas. Estes e futuros problemas atrasaram o seu voo de estréia até 1943. Algumas fontes citam o dia 11 de Junho como o primeiro voo enquanto que outras citam o dia 25 do mesmo mês. O primeiro teste foi cancelado cedo por que a capota foi perdida mas o piloto conseguiu aterrisar o avião em segurança. O Manx acumulou apenas 17 horas de voo em cerca de 30 voos de teste até o fim de seus testes em Abril de 1946. O único exemplar construído foi desmanchado em 1952.
Especificações do Handley Page H.P. 75 Manx
Tipo: experimental
Tripulação: 2 (piloto e observador)
Motor: 2 motores em linha de Havilland Gipsy Major, 140hp cada
Dimensões: envergadura: 12,2m; comprimento: 5,5m; área da asa: 22,8m²
Performance: teto: 4.575 metros; velocidade de cruzeiro: 240km/h
Pesos: vazio: 1.361kg; carregado: 1.814kg
Armamento: nenhum
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