MP 38.
Quando a MP 38 foi produzida pela primeira vez em 1938 ela revolucionou os projetos de armas conhecidos por causa do método de produção empregado nela. Ela utilizava simples estampagens de metal e plástico ao invés de madeira. A MP 38 era uma arma que preenchia a necessidade de uma arma de produção em massa para o exército. Era simples, barata e funcionava quando o dever chamava. O corpo era produzido com lâminas estampadas de metal, estampas que podiam ser feitas em qualquer oficina exigindo o mínimo de trabalho com máquinas. A maioria das armas eram deixadas apenas na superfície de metal mesmo, enquanto que outras recebiam uma pintura. Após o impacto causado pela MP 38 cada vez mais armas adotaram técnicas similares de produção em massa.
A MP 38 era bastante ortodoxa em seu funcionamento com seu sistema de alimentação, sistema de recuo e pente na vertical. Havia uma abertura do lado esquerdo em que poeira e sujeira podiam entrar, mas apesar disso, a MP 38 podia aguentar uma grande quantidade de detritos até parar de funcionar. Após entrar em ação em 1939, um problema da MP 38 foi descoberto. Caso a arma fosse danificada ela podia disparar sozinha. Esse problema causou diversos acidentes até a arma ser modificada. Essa última versão passou a ser chamada de MP 38/40.
Durante 1940 a produção da MP 38 ficou mais simples utilizando ainda mais folhas de metal e processos mais simples de manufatura. Essa nova versão foi batizada de MP 40. Para o soldado, era pouco diferente da MP 38/40 mas para a economia alemã era uma grande vantagem. A MP 40 foi entregue aos milhares para as tropas em campo e provou ser popular até entre os Aliados que sempre que podiam utilizavam as armas capturadas. A maior mudança que ocorreu na MP 40 foi a introdução de um pente duplo que ficou conhecido como MP 40/2 mas não fez sucesso e foi pouco utilizada. A MP 40 ainda pode ser encontrada em estranhos cantos do mundo, especialmente com guerrilheiros. Essa arma era também conhecida como Schmeisser, mas de onde esse nome veio não se sabe.
Especificações da MP 40
Calibre: 9mm
Comprimento: 833mm
Comprimento do cano: 251mm
Peso: 4,7kg
Pente: 32 cartuchos
Velocidade inicial do projétil: 365m/s
domingo, 30 de agosto de 2009
MP 38, MP 38/40 e MP 40
sábado, 29 de agosto de 2009
Brummbär
Apesar do sucesso das armas de assalto StuG III, elas tiveram suas blindagens consideradas muito leves para missões de assalto e um novo tipo de veículo de assalto era necessário. Os equipamentos autopropulsados sIG 33 tinham uma leve blindagem e os tanques PzKpfw IV estavam sendo gradualmente substituídos pelos tanques Tiger e Panther, aí estava a chance de se produzir um novo veículo utilizando o PzKpfw IV como base.
Os primeiros modelos deste veículo apareceram em 1943 sob o nome Sturmpanzer N Brummbär (urso pardo). O Brummbär tinha uma estrutura formada por placas inclinadas montadas na frente de um PzKpfw IV. Este obus era conhecido como Sturmhaubtize 43 e era uma versão mais curta do sIG 33 de 15cm. Era blindado por todos os lados e na frente a blindagem chegava a 100mm, assim os tripulantes ficavam bem protegidos. Mais tarde, mais blindagem foi acrescentada e uma cobertura de zimmerit, que impedia que cargas explosivas fossem presas na estrutura, foi adicionada. Em modelos produzidos mais tarde havia uma metralhadora montada na frente.
Um dos compartimentos do Brummbär podia armazenar até 38 cartuchos de 15cm. O comandante sentava-se atrás do obus utilizando um telescópio para selecionar alvos. Dois homens eram responsáveis pela arma e pelo recarregamento dela e outro era responsável pela mira e disparo. O motorista sentava-se na esquerda. A maioria dos alvos eram alvejados por fogo direto mas também havia provisão para fogo indireto.
Cerca de 313 Brummbär foram produzidos e a maioria foi usada em suporte direto de Panzergrenadiers e unidades de infantaria. O veículo movia-se adiante com as primeiras ondas de ataque e fornecia fogo para destruir fortificações. A infantaria tinha de permanecer por perto para prevenir inimigos destruidores de tanques de chegarem muito perto do Brummbär, que era muito vulnerável à armamentos antitanque de curto alcance, especialmente porque algumas partes de sua blindagem lateral tinham somente 30mm de espessura.
O Brummbär era um ótimo armamento, que fornecia o suporte necessário para as formações de infantaria. Por outro lado, ele era pesado demais e os primeiros modelos careciam de blindagem adequada mas tinham um poderoso obus.
Especificações do Brummbär
Tipo: obus pesado autopropulsado de assalto
Tripulação: 5 homens
Peso: 28.200kg
Motor: um Maybach V-12 desenvolvendo 265hp
Dimensões: comprimento: 5,93m; largura: 2,88m; altura: 2,52m
Performance: velocidade máxima na estrada: 40km/h; alcance máximo: 210km
Armamento: um obus de 15cm e uma ou duas metralhadoras de 7,92mm
Marcadores:
Alemanha,
Armas Autopropulsadas,
Artilharia,
Artilharia Pesada,
Eixo,
Obuses
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Colt M1911 e M1911A1
M1911.
A Colt M1911 é uma das pistolas de maior sucesso já fabricada pois milhões ja foram produzidas ao redor do mundo e ainda podem ser encontradas em serviço. Foi aceita em serviço pela primeira vez em 1911 e seu projeto era baseada na Colt Browning Model 1900. Essa pistola foi tomada como base para um nova pistola requerida pelo Exército Americano para disparar um cartucho de 11,43mm que parecia necessário, pois o antigo calibre de 9,65mm era considerado muito leve para barrar um inimigo em avanço. Após inúmeros testes a Pistola Automática calibre .45 M1911 foi aceita. No início sua produção foi lenta, mas em 1917 ja encontravasse em bom número entre as crescentes fileiras do Exército Americano e em sua nova missão na França.
Após as experiências de batalhas foi decidido fazer algumas mudanças no projeto básico. As mudanças foram poucas, como no sistema de segurança. O método básico de operação continuou o mesmo. A M1911A1 tornou-se muito segura sob condições de serviço mas requeria um certo treinamento para usa-lá eficazmente pois era de díficil manuseio e de díficil disparo.
Especificações da Colt M1911A1
Cartucho: 45
Comprimento: 219mm
Comprimento do cano: 128mm
Peso: 1,36kg
Velocidade inicial do projétil: 252m/s
Pente: 7 cartuchos
A Colt M1911 é uma das pistolas de maior sucesso já fabricada pois milhões ja foram produzidas ao redor do mundo e ainda podem ser encontradas em serviço. Foi aceita em serviço pela primeira vez em 1911 e seu projeto era baseada na Colt Browning Model 1900. Essa pistola foi tomada como base para um nova pistola requerida pelo Exército Americano para disparar um cartucho de 11,43mm que parecia necessário, pois o antigo calibre de 9,65mm era considerado muito leve para barrar um inimigo em avanço. Após inúmeros testes a Pistola Automática calibre .45 M1911 foi aceita. No início sua produção foi lenta, mas em 1917 ja encontravasse em bom número entre as crescentes fileiras do Exército Americano e em sua nova missão na França.
Após as experiências de batalhas foi decidido fazer algumas mudanças no projeto básico. As mudanças foram poucas, como no sistema de segurança. O método básico de operação continuou o mesmo. A M1911A1 tornou-se muito segura sob condições de serviço mas requeria um certo treinamento para usa-lá eficazmente pois era de díficil manuseio e de díficil disparo.
Especificações da Colt M1911A1
Cartucho: 45
Comprimento: 219mm
Comprimento do cano: 128mm
Peso: 1,36kg
Velocidade inicial do projétil: 252m/s
Pente: 7 cartuchos
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Maschinengewehr 42
Apesar da excelência da MG 34 os projetistas da Mauser estavam procurando algo mais simples. Com o exemplo da MP 40 que era de fácil produção e de baixo custo eles decidiram adotar novos métodos de produção utilizando o menor número possível de máquinas de alto custo aliado com novos mecanismos de operação. Os novos mecânismos vieram de diversas fontes. A experiência com a MG 34 mostrou como a alimentação podia ser refeita e projetos conquistados na Polônia mostraram novos sistemas de travas. Outras idéias vieram da Tchecoslováquia e da própria Mauser. Destas inovações vieram o MG 39/41 e após inúmeras séries de testes veio a Maschinengewehr 42 ou MG 42.
A MG 42 apresentava técnicas de produção em massa. Projetos anteriores utilizavam folhas de metais simples mas não com eficácia, pois os duros ambientes onde uma metralhadora deve operar significavam que poucas tiveram sucesso. Com a MG 42 o sucesso foi imediato. Utilizada como uma metralhadora de emprego múltiplo ela apareceu pela primeira vez em 1942 na União Soviética e no norte da África e assim em adiante sendo utilizada em todos os fronts. Era fornecida somente para as tropas de linha de frente. Não contente com a MG 42, uma das melhores metralhadoras ja produzidas, a Mauser veio com a MG 45 que tinha uma razão de fogo maior ainda. A MG 42 ainda vive em muitos exércitos.
Soldados da Waffen SS utilizando uma MG 42.
Especificações da MG 42
Calibre: 7,92mm
Comprimento: 1.220mm
Comprimento do cano: 533mm
Peso: 11,5kg (com bipé)
Velocidade inicial do projétil: 755m/s
Razão de fogo: até 1.550 tpm
Alimentação: 50 cartuchos por fita
Obuses Soviéticos de 152mm
Em 1941 os Soviéticos ainda tinham grandes números de obuses curtos de 152mm como o Obus de Campo Modelo1909/30 e o Obus de Campo Modelo 1910/30 e apesar de um programa de atualização na década de 30 eles ainda não tinham um alcance eficiente e estes obuses teriam de ser substituídos. Em 1938 apareceu uma nova arma de 152mm que entrou em produção nas fábricas de artilharia número 172 em Perm e número 235 em Volkinsk. O Obus de Campo Modelo 1938, que mais tarde viria a ser chamado de M-10, se tornou uma ótima arma e mais tarde veio a ser uma das principais do Exército Vermelho.
Além de um longo alcance, nos primeiros meses da invasão Alemã, os Soviéticos descobriram que o cartucho pesado de 51,1kg era excelente contra tanques. Isto derivou-se da prática soviética de usar toda artilharia de campo disponível contra tanques até que em 1938 um especial projétil sólido foi introduzido para o Modelo 1938. Este projétil pesava 40kg e era capaz de destruir qualquer tanque conhecido até então. Os Alemães utilizavam o máximo possível de M-10 capturados, sob o nome de 15,2cm sFH 443(r), não só na União Soviética mas também na Muralha do Atlântico e outros locais da Europa.
No projeto seguinte, chamado de Obus de Campo de 152mm Modelo 1943, havia um sistema que diminuía sua força no recuo. Logo o Modelo 43 substituiu o Modelo 38 mas tinha o mesmo alcance e utilizava a mesma munição. Em 1945 ja encontrava-se em grandes números no Exército Vermelho sob o nome de D-1. O Modelo 43 ja viu serviço na China, Iraque, Cuba, Romênia e até mesmo na Etiópia e Moçambique.
Especificações do Modelo 1943
Calibre: 152,5mm
Comprimento: 4,2m
Peso: viajando: 3.640kg; em ação: 3.600kg
Elevação: -3º até +63,5º
Transversal: 35º
Velocidade inicial do projétil: 508m/s
Alcande máximo: 12.400m
Peso do projétil: HE: 51,1kg
domingo, 16 de agosto de 2009
Maschinenpistole 43 e Sturmgewehr 44
MP 43.
Apesar das ordens de Hitler, o Exército Alemão estava tão decidido a desenvolver o rifle projetado por Louis Schmeisser que mudou o nome Maschinenkarabiner 42 (Haenel) para Maschinenpistole 43, ou MP 43. O Exército seguiu adiante, passando do desenvolvimento para a produção e os primeiros exemplares foram entregues ao front oriental onde logo provou ser uma ótima arma.
O MP43 foi o primeiro dos rifles de assalto. Ele podia atirar disparos únicos para fogo seletivo em defesa e era capaz de produzir fogo automático quando em ataque. Taticamente, este rifle tinha um grande efeito no modo em que a infantaria podia lutar já que não precisavam mais de metralhadoras dando suporte. Isso permitiu que o Exército Alemão se tornasse mais forte devido ao poder de fogo que podia criar em comparação com outras unidades equipadas com rifles convencionais.
Uma vez que a importância desta arma foi percebida, o MP 43 tornou-se prioridade nas linhas de produção e cada vez mais chegavam requerimentos das tropas nas linhas de combate. As primeiras produzidas foram entregues as unidades de elite mas a maioria foi para o front oriental.
Nos tempos de guerra, na Alemanha, a prioridade era mais para a produção do que para o desenvolvimento e a maior mudança foi o MP 43/1 que era equipado com um lançador de granadas. Hitler rendeu-se ao MP 43 e renomeou o último projeto dele de Sturmgewehr 44 (StG44).
Alguns acessórios foram produzidos para o MP 43 como a mira infravermelha para visão no escuro conhecida como Vampir e o cano curvado conhecido como Krummlauf que podia ser utilizado para disparar de cantos sem expor o soldado. Este último item nunca funcionou direito e era projetado para disparar de ângulos entre 30º e 45º.
Após a guerra, muitos MP 43 viram serviço na Tchecoslováquia (hoje República Tcheca) e nos conflitos entre Árabes e Israelenses
Especificações do StG 44
Calibre: 7,92mm
Comprimento: 940mm
Comprimento do cano: 419mm
Peso: 5,22kg
Velocidade inicial do projétil: 650m/s
Pente: 30 cartuchos
Apesar das ordens de Hitler, o Exército Alemão estava tão decidido a desenvolver o rifle projetado por Louis Schmeisser que mudou o nome Maschinenkarabiner 42 (Haenel) para Maschinenpistole 43, ou MP 43. O Exército seguiu adiante, passando do desenvolvimento para a produção e os primeiros exemplares foram entregues ao front oriental onde logo provou ser uma ótima arma.
O MP43 foi o primeiro dos rifles de assalto. Ele podia atirar disparos únicos para fogo seletivo em defesa e era capaz de produzir fogo automático quando em ataque. Taticamente, este rifle tinha um grande efeito no modo em que a infantaria podia lutar já que não precisavam mais de metralhadoras dando suporte. Isso permitiu que o Exército Alemão se tornasse mais forte devido ao poder de fogo que podia criar em comparação com outras unidades equipadas com rifles convencionais.
Uma vez que a importância desta arma foi percebida, o MP 43 tornou-se prioridade nas linhas de produção e cada vez mais chegavam requerimentos das tropas nas linhas de combate. As primeiras produzidas foram entregues as unidades de elite mas a maioria foi para o front oriental.
Nos tempos de guerra, na Alemanha, a prioridade era mais para a produção do que para o desenvolvimento e a maior mudança foi o MP 43/1 que era equipado com um lançador de granadas. Hitler rendeu-se ao MP 43 e renomeou o último projeto dele de Sturmgewehr 44 (StG44).
Alguns acessórios foram produzidos para o MP 43 como a mira infravermelha para visão no escuro conhecida como Vampir e o cano curvado conhecido como Krummlauf que podia ser utilizado para disparar de cantos sem expor o soldado. Este último item nunca funcionou direito e era projetado para disparar de ângulos entre 30º e 45º.
Após a guerra, muitos MP 43 viram serviço na Tchecoslováquia (hoje República Tcheca) e nos conflitos entre Árabes e Israelenses
Especificações do StG 44
Calibre: 7,92mm
Comprimento: 940mm
Comprimento do cano: 419mm
Peso: 5,22kg
Velocidade inicial do projétil: 650m/s
Pente: 30 cartuchos
domingo, 9 de agosto de 2009
M24 Chaffee
Em 1942 os tanques com armas de 37mm ja estavam ultrapassados. Requerimentos para um tanque com uma arma de 75mm vinham do exército e tentativas de colocar uma arma de 75mm no tanque leve M5 não tiveram sucesso e um novo projeto foi desenvolvido pela Cadillac. O primeiro tanque ficou pronto em 1943.
O primeiro canhão a ser utilizado era uma arma francesa de 75mm adaptada para os tanques. Diversas tentativas foram feitas para diminuir a arma para que esta pudesse ser instalada no avião B-25 como uma arma contra navios e desta forma ela foi facilmente adaptada para os tanques.
Inicialmente conhecido como T24, ele foi logo renomeado como Light Tank (Tanque Leve) M24 e mais tarde recebeu o nome de Chaffee. Até 1944 ainda não estava em total serviço e somente em 1945 que viu alguma ação na Europa. A maior contribuição do M24 não pode ser sentida até o fim da guerra pois seu chassi serviu de base para toda uma família de blindados que incluíam artilharia autopropulsadas, tanques com armas antiaéreas, etc.. A efetividade do M24 só pode ser vista em larga escala na Guerra da Coréia.
O M24 era um tanque pequeno e bem armado para o seu tamanho e seu peso mas sua blindagem que variava entre 12mm e 38mm tinha de ser mais leve do que em outros tanques para dar ao tanque sua agilidade. O M24 tinha uma tripulação de cinco homens que incluía um operador de rádio, um motorista, um comandante, um oficial do canhão e um carregador.
Especificações do M24
Tripulação: 5
Peso: 18,37 toneladas
Motor: dois motores Cadillac Modelo 44T24 V-8
Dimensões: comprimento: 4,99m; comprimento, com a arma principal: 5,49; largura: 2,95m; altura: 2,48m
Performance: velocidade máxima na estrada: 56km/h; alcance máximo: 161km
Armamento: uma arma principal de 75mm, duas metralhadoras de 7,62mm, uma arma de 12,7mm montada na torre e um morteiro de 51mm
Marcadores:
Aliados,
E.U.A.,
tanques,
Tanques Leves
sábado, 8 de agosto de 2009
T-35
O tanque T-35 foi um dos maiores fracassos dos projetistas soviéticos. Teve sua origem em estudos iniciados no ano de 1930 e seu primeiro protótipo ficou pronto em 1932. Em aparência e em outros muitos aspectos ele era bastante influênciado por um tanque da British Vickers Independent.
Apesar de haver mudanças entre as diversas linhas de produção, os tanques da principal linha de produção entre 1935 e 1938 eram mais longos que os originais. Era bastante difícil coordenar, mirar e disparar as cinco torres e a efetividade do armamento era limitada devido ao baixo calibre da arma principal. As torres e a arma principal eram as mesmas utilizadas no tanque T-28. A blindagem variava entre 10mm e 30mm.
A produção do T-35 era lenta se comparada com a produção de outros tanques soviéticos da época. Apenas 61 unidades foram produzidas entre 1933 e 1939 e todos estes tanques serviam em uma única brigada localizada próxima de Moscou. Serviam mais como uma propaganda política, pois regularmente participavam de paradas militares na Praça Vermelha e davam uma falsa impressão da força dos tanques soviéticos. Os massivos veículos davam uma incrível impressão mas eram bem diferentes em serviço.
Quando o T-35 teve de ir para a Guerra em 1941, apenas alguns viram serviço, porque a maioria ficou retido em Moscou para defesa. Parece não haver registros de algum T-35 em ação nos arredores de Moscou mas os poucos outros que tentaram barrar o avanço Alemão não se saíram bem. Por serem poucos blindados e lentos, eram presa fácil para os Panzers.
Especificações do T-35
Tripulação: 11
Peso: 45 toneladas
Motor: um motor M-17M V-12 desenvolvendo 500hp
Dimensões: comprimento: 9,72m; largura: 3,2m; altura: 3,43m
Performance: velocidade máxima: 30km/h; alcance máximo: 150km
Armamento: uma arma de 72,6mm, duas armas de 42mm e cinco ou seis metralhadoras de 7,62mm
Marcadores:
tanques,
Tanques Pesados,
União Soviética
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Type II
Em 1935 a Alemanha repudiou o Tratado de Versalhes em que eles não podiam operar submarinos, levando a um acordo Anglo-Germânico em que era permitido a construção de um total de toneladas equivalente a 45% do operado pelos Britânicos. Uma importante tarefa para o supremo dos submarinos, Karl Dönitz, que tinha de resolver os números e tipos de submarinos para comprir com uma estratégia de guerra. Um dos requerimentos era sobre um submarino costal parecido com o antigo UB que operou muito bem em águas Britânicas na Primeira Guerra Mundial. O Type II é um submarino que veio do submarino Vesikko da Marinha Finlandesa, este mesmo submarino serviu de protótipo para o Type II.
O Type II foi rapidamente posto em produção e provou ser de bom governo e de boa manobrabilidade, sendo capaz de efetuar uma submersão rápido em 25 segundos. Suas características foram responsáveis pelo seu apelido, "canoa". Havia outros modelos como o Type IIB, Type IIC e Type IID. O Type IIB tinha uma maior capacidade de transporte de combustível, o Type IIC era modelado no Type IIB mas com motores mais potentes e o Type IID com pequenas modificações.
Com apenas três tubos para disparos de torpedos e pouca munição, levar um carregamento de minas era uma opção. Com a guerra no mar indo cada vez mais para o oceano, a construção do Type II cessou em 1941. Os Type II restantes foram usados como submarinos de treino. Cerca de 6 Type IIA, 20 Type IIB, 8 Type IIC e 16 Type IID foram produzidos.
Especificações do Type IID
Tipo: submarino costal
Peso: 314 toneladas na superfície e 364 toneladas submergido
Dimensões: comprimento: 43,95m; largura: 4,87m; calado: 3,90m
Propulsão: motores a diesel entregando 700hp na superfície e motores elétricos entregando 410hp quando submergido
Velocidade: na superfície: 13 nós; submergido: 7,5 nós
Alcance: 6.500km na superfície a 12 nós; 105km submergido a 4 nós
Armamento: um (mais tarde quatro) armas de 20mm antiaéreas, três tubos (todos frontais) para torpedos de 533mm mais seis torpedos
Tripulação: 25
domingo, 2 de agosto de 2009
Focke-Wulf Fw 200 Condor
Fw 200C e o Fw 200C6 ja equipado com o míssel Henschel.
Famoso como um avião de passageiros do período pré-guerra com formidáveis voos de longa distâncias e recordes no seu crédito, o quadrimotor Focke-Wulf Fw 200 Condor foi projetado por Kurt Tank em 1936 e entrou num projeto de conversão para vir a ser um potente bombardeiro naval a serviço da Luftwaffe. Dez modelos da linha de pré-produção, Fw-200C-0, de reconhecimento marítimo foram entregues a Luftwaffe em 1939. O Fw 200C-1 tinha quatro motores de BMW132 de 830hp e era equipado com uma arma de 20mm no nariz, metralhadoras de 7,92mm montadas em outras posições e podia levar até 250kg de bombas. Além das missões de reconhecimento de longo alcance sobre o Atlântico, o Fw 200C-1 também foi extensivamente usado em colocação de minas em águas Britânicas no ano de 1940. Muitas variações da série C apareceram, entre elas o Fw 200C3 com motores radiais Bramo 323R-2 de 1000hp. Mais tarde foram produzidos o Fw 200C6 e Fw 200C8 num esforço de aumentar o potencial operacional do Condor ao adaptarem a capacidade de carregar dois mísseis Henschel Hs 293 e o controlador de mísseis via rádio FuG 203b.
Duras condições de operações pioravam as fraquezas estruturais do Condor e muitos acidentes ocorreram em serviço. Durante um curto tempo na guerra, os Condor foram utilizados como aeronaves de transporte militar e muitos serviram de apoio ás tropas Alemãs cercadas em Stalingrado. Outros Condor eram utlizados para o transporte pessoal de Hitler e Himmler. O número de unidades produzidas chegou a 252 entre 1940 e 1944.
Especificações do Focke-Wulf Fw 200C-3
Tipo: aeronave de bombardeio e reconhecimento marítimo de longo alcance de sete tripulantes
Motor: quatro motores radiais BMW Bramo 323R-2 desenvolvendo 1.000hp cada
Performance: velocidade máxima: 360km/h a 4.700 metros de altura; teto operacional: 6.000 metros; alcance: 3560km
Dimensões: envergadura: 32,84 metros; comprimento: 23,85 metros; altura: 6,30 metros; área da asa: 118m²
Pesos: vazio: 17.000kg; máximo na decolagem: 22.700kg
Armamento: uma arma de 7,92mm na torre superior traseira, uma arma de 13mm na parte traseira, uma arma de 20mm na frente, duas armas de 13mm mais uma arma de 7,92mm em baixo e provisão para 2.100kg de bombas
Focke Wulf Fw 200 em Ação
Famoso como um avião de passageiros do período pré-guerra com formidáveis voos de longa distâncias e recordes no seu crédito, o quadrimotor Focke-Wulf Fw 200 Condor foi projetado por Kurt Tank em 1936 e entrou num projeto de conversão para vir a ser um potente bombardeiro naval a serviço da Luftwaffe. Dez modelos da linha de pré-produção, Fw-200C-0, de reconhecimento marítimo foram entregues a Luftwaffe em 1939. O Fw 200C-1 tinha quatro motores de BMW132 de 830hp e era equipado com uma arma de 20mm no nariz, metralhadoras de 7,92mm montadas em outras posições e podia levar até 250kg de bombas. Além das missões de reconhecimento de longo alcance sobre o Atlântico, o Fw 200C-1 também foi extensivamente usado em colocação de minas em águas Britânicas no ano de 1940. Muitas variações da série C apareceram, entre elas o Fw 200C3 com motores radiais Bramo 323R-2 de 1000hp. Mais tarde foram produzidos o Fw 200C6 e Fw 200C8 num esforço de aumentar o potencial operacional do Condor ao adaptarem a capacidade de carregar dois mísseis Henschel Hs 293 e o controlador de mísseis via rádio FuG 203b.
Duras condições de operações pioravam as fraquezas estruturais do Condor e muitos acidentes ocorreram em serviço. Durante um curto tempo na guerra, os Condor foram utilizados como aeronaves de transporte militar e muitos serviram de apoio ás tropas Alemãs cercadas em Stalingrado. Outros Condor eram utlizados para o transporte pessoal de Hitler e Himmler. O número de unidades produzidas chegou a 252 entre 1940 e 1944.
Especificações do Focke-Wulf Fw 200C-3
Tipo: aeronave de bombardeio e reconhecimento marítimo de longo alcance de sete tripulantes
Motor: quatro motores radiais BMW Bramo 323R-2 desenvolvendo 1.000hp cada
Performance: velocidade máxima: 360km/h a 4.700 metros de altura; teto operacional: 6.000 metros; alcance: 3560km
Dimensões: envergadura: 32,84 metros; comprimento: 23,85 metros; altura: 6,30 metros; área da asa: 118m²
Pesos: vazio: 17.000kg; máximo na decolagem: 22.700kg
Armamento: uma arma de 7,92mm na torre superior traseira, uma arma de 13mm na parte traseira, uma arma de 20mm na frente, duas armas de 13mm mais uma arma de 7,92mm em baixo e provisão para 2.100kg de bombas
Focke Wulf Fw 200 em Ação
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