segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
Polikarpov U-2
Ocupando uma posição única na história da aviação na União Soviética, o Polikarpov U-2 teve um mal início. O protótipo U-2TPK, que apareceu em 1927, foi projetado para ser economicamente barato no reparo e na manutenção. O resultado foi um avião com pobres características de voo e teve de ser redesenhado.
Movido por um motor radial de 100hp, o novo protótipo voou no dia 7 de Janeiro de 1928. Um sucesso imediato, foi colocado em produção e começaram a ser entregues em 1928. Havia 13.000 Polikarpovs na União Soviética quando á Alemanha á invadiu em 1941.
Seu princial uso era como aeronave de treinamento, mas logo começou a ser utilizada como aeronave de transporte leve, ambulância aérea e aeronave agrícola. A produção em escala massiva continuou durante a Segunda Guerra. Passou a ser empregada em missões de ataque e até mesmo de propaganda, com um microfone e um alto-falante.
Após a morte de Polikarpov, no dia 30 de Julho de 1944, o U-2 passou a ser designado Po-2 em sua honra. O avião continuou e produção na União Soviética durante muitos anos. Muitos Po-2 foram produzidos na Polônia entre 1948 e 1953 e também serviu com muitos aliados soviéticos. A produção a 40.000 unidades.
Especificações do Polikarpov U-2
Tipo: aeronave para treino e múltiplos propósitos
Motor: um motor radial M-11 desenvolvendo 100hp
Performance: velocidade máxima: 156km/h; teto de serviço: 4.000m; alcance máximo: 400km
Peso: vazio: 635kg; máximo na decolagem: 890kg
Dimensões: envergadura: 11,40m; comprimento: 17m; altura: 3,10m; área da asa: 33,15m²
Armamento: nenhum
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