sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
Antonov A-40
O Antonov A-40 Krylya Tanka foi uma tentativa soviética para permitir que um tanque fosse capaz de planar até o campo de batalha após ter sido rebocado por um avião e auxiliar forças aerotransportadas ou partisans. Um protótipo foi construído e testado em 1942 mas provou ser impraticável.
Os Soviéticos já haviam colocado tanques T-27 sob bombardeiros pesados para transportá-los e durante a década de 30 foram feitos testes para lançar tanques de pára-quedas. Durante a ocupação da Bessarabia em 1940, tanques leves foram jogados de bombardeiros TB-3. Mas o problema de se lançar veículos é que suas tripulações são lançadas separadamentes e isso causa atraso ou pode os previnir de entrar em ação. Planadores permitiam que tanto os tanques como a sua tripulação se encontrassem no mesmo local e por isso foi ordenado que Oleg Antonov projetasse um planador para tanques.
Oleg foi mais ambicioso, ao invés de construir um planador para o tanque ele adicionou componentes como asas e uma cauda a um tanque T-60. O tanque poderia planar até o campo de batalha, largar suas asas e em poucos minutos estar pronto para o combate. Um T-60 foi convertido para esse propósito em 1942 e deveria ser rebocado por um Petlyakov Pe-8 ou um Tupolev TB-3. Muitos ítens eram removidos e a quantidade de combustível diminuída para deixar o tanque mais leve. Mesmo com modificações o TB-3 teve de largar o tanque devido ao grande arrasto causado por ele no seu único voo em 2 de Setembro de 1942 para evitar queda. O A-60 planou bem e aterrisou em segurança mas o projeto foi abandonado devido a falta de um avião forte o suficiente para rebocá-lo.
Especificações do A-40
Tripulação: 2
Dimensões: comprimento: 12,06m; envergadura: 18m; área da asa: 85,8m²
Pesos: vazio: 2.004kg; peso bruto: 7.804kg
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