quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Arado Ar 68


O Arado Ar 68 era um caça biplano de dois assentos desenvolvido na metade da década de 30. Foi um dos primeiros caças produzidos quando os Alemães abandonaram as restrições do Tratado de Versalhes e iniciaram o rearmamento.

Projetado para substituir o Heinkel He 51, o Ar 68 provou ter características admiráveis, apesar da Arado não conseguir um motor forte o suficiente para o protótipo, no seu primeiro voo em 1934. Mais tarde, um motor Junkers Jumo 210 foi instalado no avião e o Ar 68 entrou nas linhas de produção.

O Arado Ar 68 entrou em serviço na Luftwaffe em 1936 e uma das suas primeiras unidades localizava-se na Prússia Oriental. Logo, ele foi enviado para lutar na Guerra Civil Espanhola onde foi constatada sua inferioridade frente ao Polikarpov I-16. A Arado respondeu ao melhorar o motor no que viria a ser chamado de Arado Ar 68E, que tornou-se o caça mais utilizado pela Luftwaffe em 1937 e 1938 até ser substituído pelo Messerschmitt Bf 109. Os últimos Ar 68 serviram como aviões de treinamento e como caças noturnos entre 1939 e 1940. Um único protótipo, o Ar 68H, que tinha um motor radial BMW 132 de nove cilindros (850hp) resfriados a ar foi produzido e foi também, o primeiro avião da Arado a ter um cockpit fechado.

Especificações do AR 68E

Tripulação: 1
Motor: um Junkers Jumo 210E V-12 desenvolvendo 671hp
Dimensões: envergadura: 11,58m; comprimento: 9,4m; altura: 3,3m; área da asa: 27,3m²
Pesos: vazio: 1.840kg; máximo na decolagem: 2.475kg
Performance: velocidade máxima: 335km/h; alcance: 500km; teto operacional: 12.800 metros
Armamento: duas metralhadoras MG 17 de 7,92mm

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